Palavra de origem etimológica tupi que significa homem forte, homem bravo. O povoamento da região começou por volta de 1730, com a atividade do garimpo. O Diamante de Abaeté, com 138 quilates, marcou a história no ano de 1796, como a maior pedra preciosa encontrada até então. O diamante atraiu muitos colonizadores em busca de sesmarias. Atualmente é um importante polo de produção leiteira e faz parte do Circuito Lago de Três Marias.

 

    Abaeté é uma cidade com paisagens lindas, que são possíveis graças as cerras que a cercam. Dentre as opções de programa que a cidade oferece estão as feiras aos sábados com comidas típicas e artesanatos, cavalgadas, passeios pelo Rio São Francisco e não podemos deixar de citar o Carnaval de Abaeté que é conhecido por ser o melhor da região.

 

Dicas de Viagem: Aproveite o calendário de festas da cidade. A tradicional festa de Santo Antônio de Tabocas é comemorada no dia13 de junho. A de Nossa Senhora do Rosário é no segundo final de semana de julho. E a Expô Abaeté é realizada sempre no mês de julho.

 

Ver mais