Foto: Ramon Gabriel Gouvêa de Paula
Bambuí, faz parte do Circuito Turístico Grutas e Mar de Minas, e é uma das cidades da Serra da Canastra, autorizada a usar devidamente esse nome, e para o Circuito, Bambuí é o Portal para a Maravilhosa Canastra.
“A história de Bambuí começou no início do século XVIII, por volta de 1720, com a chegada do primeiro homem branco, vindo da Vila de Pitangui, que foi o Capitão Mor de Pitangui, João Veloso de Carvalho. Segundo alguns escritos que narram os primórdios da povoação, Antônio Rodrigues Velho, teria vindo na mesma época e se estabelecido aqui na região.
O início de um povoamento, propriamente dito, teria ocorrido com a abertura da PICADA DE GOIAZ, que teve seu início em 1736, ligando a capital da Colônia, Rio de Janeiro, passando por São João Del Rei, à província de Goiás, onde havia grandes lavras de ouro. A região de Bambuí era cortada por esse caminho tão importante quanto a hoje badalada Estrada Real. O povoamento só se intensificou duas décadas depois com as “entradas” do Mestre de Campo, Inácio Corrêa Pamplona, português, natural da Ilha Terceira.”
Por Lindiomar Silva