• Alerta de viagem: Covid-19

    Atualizado em: 11/05/2021

    Barreiras Sanitárias

    Sem barreiras

    Funcionamento dos estabelecimentos

    Quantidade

    Hospedagem

    Maioria ou todos funcionam normalmente

    Alimentacão

    Maioria ou todos funcionando parcialmente (isto é, se está funcionando com capacidade reduzida, dias/horários reduzidos)

    Parques

    Atrativos Naturais

    Maioria ou todos funcionam normalmente

    Atrativos Culturais

    Maioria ou todos funcionam normalmente

    Carga Horária

    Hospedagem

    Funcionando normalmente, como antes da pandemia

    Alimentacão

    Funcionando com restrições de horário, mas não de dias da semana

    Parques

    Não se aplica (estão fechados)

    Atrativos Naturais

    Funcionando normalmente, como antes da pandemia

    Atrativos Culturais

    Funcionando normalmente, como antes da pandemia

Foto: Luis Mario S. Rocha

Buritizeiro, margeia 210 km de rio São Francisco, rico em biodiversidade aquática e famoso pela pesca esportiva do Dourado e dos passeios de barcos com incríveis cenários. Nas encostas das serras de Buritizeiro estão localizados atrativos naturais, ricos em flora e fauna, com a formação de cachoeiras e de rocha maciça, o Pico do Itacolomi. A vegetação em campos rupestres e savanas do cerrado encontra-se diversas Veredas. A melhor opção de lazer do Norte de Minas encontra-se em Buritizeiro, com à recém instalação do Parque Aquático temático. Os eventos artístico-culturais tradicionais são: o Arraial dos Buritis, Cavalgada Grande Sertão Veredas, Cavalgada do Batom, Festa do Distrito de Cachoeira do Manteiga e Paredão de Minas.

No distrito de Paredão de Minas houve a batalha final entre os jagunços no qual ocorreu a morte de Diadorim, às margens do Rio do Sono, gravação da minissérie da Rede Globo sobre a obra literária Grande Sertão:Veredas, do famoso escritor João Guimarães Rosa.

 

Buritizeiro, antiga Vila de São Gonçalo das Tabocas, margeia 210 km de Rio São Francisco e tem a sua história ligada ao ciclo da mineração em Minas Gerais. Na segunda metade do século XVII, em 1678, os bandeirantes Soeiros e Salmerom foram atacados pelos índios Cariris na confluência do Rio das Velhas com o São Francisco. Abatidos, voltaram para Sabarabussu.

No século XX, importante período histórico do município, que se dá pela construção das principais obras arquitetônicas como a Escola Caio Martins, Igreja Matriz Imaculada Conceição, Estação Ferroviária e a ponte Marechal Hermes onde se tornou atrativo turístico destaque junto ao Rio São Francisco com a atividade de pesca e visão panorâmica.

 

Dicas de Viagem: Estando em Buritizeiro não deixe de realizar os passeios de barco apreciando belíssimas paisagens do nascer e por do sol pelo rio São Francisco, aproveite também a pesca esportiva do famoso peixe Dourado, entre outros existentes no rio; As cachoeiras e trilhas no meio rural são propicias para o ecoturismo e turismo de aventura, deslumbrando de incríveis cenários e banhos relaxantes; Na cidade é possível realizar city tour e conhecer a cultura local, as construções arquitetônicas do anos 20 e ainda experimentar a melhor comida típica barranqueira da região;
A sua melhor opção de lazer no norte de Minas Gerais está em Buritizeiro, com a recente instalação do Parque Aquático Temático; Venha festejar conosco durantes os eventos tradicionais que acontecem na cidade e nos distritos.

Ver mais