Descoberto guarda as raízes típicas das cidades do interior de Minas Gerais. Sua origem se deu no início do século XIX, com a descoberta do ouro na região, de onde surgiu seu nome. A nova jazida preciosa encontrada no local atraiu diversos mineradores, vindos de Mariana, que aqui construíram morada, dando início à cidade. A Igreja do Rosário, de 1888, construída pelos escravos,  é um dos principais atrativos  culturas da cidade, bem como o passeio pelas ruas de pedra, admirando os casarões centenários, conhecendo os hábitos simples da comunidade.

O pacato município da Zona da Mata mineira possui belezas cênicas de encher os olhos. Com uma incrível vista da cidade e região, a Pedra do Relógio é um dos pontos mais famosos, que atrai turistas de diversas localidades e a RPPN alto da Boa Vista, que oferece belos passeios ecológicos e banhos de cachoeiras.

Atualmente, Descoberto tem como principal atividade econômica a confecção de peças de roupas jeans, que atraem compradores da cidade e região, devido à qualidade e preço baixo durante os feirões. Os eventos de destaque são a Festa de São Sebastião, a do Mês de Maria,  O Café com Broa, Encontro na Praca e o Passeio Ciclístico.

Ver mais