Foto: Paulo Ricardo Ferreira

Na charmosa Guimarânia, passeie pelas ruas da aconchegante cidade de um povo trabalhador e hospitaleiro, temos a Casa Da Cultura Ana Guimarães Silva “DONA ANITA”, onde você encontra peças antigas em exposição e a famosa Urna Indígena contando valor histórico do município. Com certeza você passará pela Igreja Matriz São Sebastião, ponto central da cidade e na pracinha do Rosário onde fica a Capela de Nossa Senhora do Rosário, nosso tombamento. 

Guimarânia é uma mistura dos sabores de Minas Gerais: história, cultura, religiosidade, natureza e gastronomia. É uma das cidades com importantes exemplos culturais e turísticos.

O calendário da cidade é repleto de eventos, além das tradicionais festas religiosas, destaca-se dentre elas a Festa em louvor a Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Luzia, que acontecem no terceiro final de semana do mês de outubro, a de Nossa Senhora Fátima no mês de maio, São Sebastião em janeiro!

Encontro de Carreiros na famosa Carreata de Carro de Bois, traz em agosto o encanto dos carros e seu cantarolar de sons que encanta os turistas e dá grande ênfase ao município valorizando a tradição. Uma dica para enriquecer sua viagem é conhecer as comunidades de Caixetas e Borges com suas lindas capelas religiosas e casarões antigos pela região rural de Guimarânia.

Temos grandes trilhas desafiadoras para quem é amante do ciclismo com rotas de bastante dificuldades no percurso, inclusive temos a famosa Cachoeira dos Borges que possui uma queda de 21 metros de altura e poço propício para o banho, com uma profundidade que chega a 6 metros. Somos privilegiados pelas águas do Rio Espírito Santo e tantas belezas naturais.

Ver mais