Foto: Ricardo Sartine

 

  A cidade recebeu esse nome em homenagem ao grande sertanista Matias Barbosa da Silva, que auxiliou na luta contra os castelhanos. Matias Barbosa surgiu no século XVIII, ao redor da sesmaria pertencente ao sertanista, e cresceu com a chegada dos imigrantes que vinham trabalhar na lavoura cafeeira. O principal e mais importante atrativo da cidade é a Capela do Rosário, chamada inicialmente de Capela de Nossa Senhora do Registro do Caminho Novo. Construída no século XVIII, o templo possui em sue interior um alçapão que dá acesso a um túnel, que se acredita faça parte dos vestígios da Estrada Real, porém não se sabe qual era sua função.

 

    Matias Barbosa possui atrativos como a Ponte do Arco, a Represa Monte Alegre, a Fazenda Belmonte, a Estação Ferroviária de Matias Barbosa, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição e a Antiga sede da Fazenda Monte Alegre, dentre outras.

 

Dicas de Viagem: Na Praça Peter Birkeland fica o Painel de Azulejo, que conta a evolução dos transportes em Matias Cardoso. No painel estão retratadas a Maria Fumaça, automóveis e transportes de passageiros, além de outros meios de transporte.

Ver mais