Localizada num dos principais entroncamentos rodoviários da região, Pouso Alegre é uma cidade de vanguarda, evidenciada pela sua dinâmica social e econômica, que a torna o município que mais cresce atualmente no Sul de Minas. Possui uma história pujante, revelada nos seus inúmeros edifícios históricos e por uma rica arquitetura eclesiástica, que apresenta estilos arquitetônicos variados e quantidades de Igrejas que se equiparam as das Cidades Históricas de Minas Gerais.
 

A cidade é um polo regional, voltado para as áreas de saúde, comércio e indústria, atendendo a mais de 50 municípios da região. Sua infraestrutura de apoio ao turista é completa, com estabelecimentos que atendem a todas as expectativas e níveis, são diversos hotéis, restaurantes, cafés, docerias, casas noturnas, locadoras de veículos, um Mercado Municipal e um Shopping. Seu produto típico é o Pastel de Farinha de Milho, (Bem registrado como Patrimônio Imaterial do Município), comercializado em trailers espalhados pela cidade e sua principal produção agrícola é o morango e a batata salsa, base de variados pratos.
 

Dicas de Viagem: Pouso Alegre é a primeira cidade para quem chega ao Circuito Turístico Caminhos da Mantiqueira pela Rodovia Fernão Dias, são treze municípios associados que se complementam turisticamente, com atrativos e infraestrutura diversificada, com pequenas distâncias entre as cidades. O projeto de cicloturismo “Caminhos da Mantiqueira”, oferta 39 trilhas para ciclistas, georreferenciadas na região, cada município possui uma Placa Explicativa com três trilhas, que podem ser baixadas por QR Code e percorridas de forma autoguiada.

Ver mais