Foto: Ernani José Bitencourt

 

Uma grande cidade em um pequeno território! Assim é Timóteo, cercada de verde por todos os lados, pois mais de 1/3 de suas terras estão dentro da Maior reserva de mata atlântica contínua de MG, que é o Parque Florestal do Rio doce, com suas mais de 40 lagoas e uma fauna e flora exuberantes. Apesar do progresso recente, Timóteo começa sua historia no inicio do século XIX, sendo rota de passagem dos tropeiros e com criadores de gado e agricultores se instalando na região onde hoje fica o Bairro alegre. Hoje a cidade tem ótimos acessos rodoviários, ferroviários e aeroporto próximo.

 

Sua tradição conta com eventos religiosos centenários de Congado e outros, mantidos nas comunidades da sede do município. Belos conjuntos arquitetônicos e monumentos nas principais praças mostram atrativos interessantes aos visitantes, espaços onde ocorrem eventos tradicionais de carnaval, gastronomia, cavalgadas e feiras de exposições.

 

O pico do Ana Moura com seus imponentes 980 metros atrai esportistas radicais e turistas em busca de uma bela paisagem. A cidade tem em seu território a Usina da Aperam South America, que é a maior produtora de aços planos inoxidáveis e Elétricos da America Latina e mantém na cidade a sua fundação cultural com museu, galeria de artes e um teatro com diversos eventos importantes durante o ano, e a tradicionalíssima cantata de Natal. 

 

Ver mais