Foto: Acervo Setur-MG / Sérgio Mourão

 

    Pequena e aconchegante, Tombos é uma cidade com atributos diversificados. A Cachoeira dos Tombos é um dos atrativos mais importantes do destino, pois foram em razão de seus três “tombos” que a cidade recebeu este nome. A cachoeira possui uma queda de 65 metros com grande força e volume de água que são aproveitados pela Usina Hidrelétrica de Tombos. Como os banhos não são permitidos, o turista pode se refrescar na Cachoeira e Balneário do Grilo.

    Outros atrativos naturais de Tombos são a Gruta da Pedra Santa e a Pedra da Água Santa, de onde brotam águas cristalinas consideradas milagrosas pela população. No local também podem ser apreciados desenhos rupestres e fósseis. O turista que busca aventura tem nas Montanhas com Pedras o local ideal para pratica de rapel. As Igrejas Matriz Nossa Senhora Conceição, de São Sebastião, de Nossa Senhora das Dores e o Museu Municipal são opções de atrativos culturais para o visitante que deseja conhecer sua historia.

 

Dicas de Viagem: O Roteiro Caminho da Luz liga a cidade de Tombos ao Pico da Bandeira. Pelo caminho o turista aprecia a natureza ao seu redor, além de conhecer alguns pontos como a Cordilheira da Montanha Sagrada do Caparaó, as Águas do Carfanaum, a Pedra Dourada e as Serras de Caiana e dos Cristais. Mas vá preparado, pois o trajeto do roteiro tem a duração de sete dias.

Ver mais