Foto: Acervo Setur-MG / Ivone Valadares

 

  O povoado de Uruana se formou às margens do Ribeirão Sussuarana (nome de uma onça vermelha que existia na Região), no distrito de Garapuava, município de Unaí localizado numa região de terras férteis do município, denominada Vale do Urucuia (ou Vão do Urucuia denominação popular), banhada pelos Ribeirões Sussuarana, São Miguel, Jibóia, Pasto dos Bois,etc.O povoado teve sua origem na fazenda Pasto dos Bois de propriedade de Dona Balbina da Fonseca Melo. A aglomeração se deu a partir das casas de propriedade da fazenda, que por serem agrupados propiciaram a formação do povoado. O fundador do povoado foi o Senhor Astor Ferreira de Morais, neto de Dona Balbina, que também era fazendeiro e catireiro de terras.

    A fundação foi ano de 1962, quando o Senhor Astor, incentivou a construção de uma igreja em homenagem a Nossa Senhora da Conceição e doou um pedaço de terra para a formação do povoado.Este crescimento acelerado, a partir de 1980, sofreu uma queda em função da recessão econômica. Grandes propriedades reduziram o cultivo de milho e feijão, que absorviam muita mão de obra, substituindo pela pecuária, exploração esta que absorve pouca mão-de-obra, o que acelerou uma profunda mudança na vida sócio econômica da Comunidade. Cidade de um povo hospitaleiro e acolhedor tem entre seus principais atrativos a Cachoeira da Jiboia com 148 metros de altura,cachoeira das Pedras com quedas maravilhosas,e a cachoeira Sussuarana a qual através desse rio nasceu nome da cidade de Uruana.

 

Dicas de Viagem: São imperdíveis as belíssimas cachoeiras de Uruana de Minas. Vale destacar as cachoeiras Garapa, Vereda dos Porcos, Sussuarana, Pasto dos Bois e Buritizinho.

Ver mais