Portal Minas Gerais - Eventos: FESTA DE REIS



SOBRE O EVENTO

Festa popular e tradicional - Mistura de religião e folclore

Os Reis do Oriente chegam a Belém e encontram o Menino Jesus. A Festa tem um ritual próprio que encena essa passagem bíblica e é por isso que a Folia ou Companhia de Reis sai no dia 26 de dezembro visitando os lares numa simbologia à busca dos Reis pelo Menino Deus. Do dia 26/12 até o dia 06/01, a Companhia de Reis convida os lares e pede doações em dinheiro ou mantimentos para o dia da festa, onde é servido sempre um farto e delicioso jantar na casa dos festeiros.

Ensaio: : é um jantar oferecido pelos festeiros, para marcar o envio da Folia de Reis. Geralmente, nesse jantar é que se decide a rota da Folia e os lugares que o festeiro estabelece como prioritários na visitação.

Chegada:: É o momento mais rico, folclórico e religiosamente falando, das Festas de Reis e simboliza o encontro do Menino Deus pelos Reis Magos, na gruta de Belém, momento este em que os Reis oferecem a Jesus os presentes:1) Ouro, lembrando a realeza de Jesus; 2) Incenso, simbolizando a divindade de Jesus; 3) Mirra: simbolizando a humanidade de Jesus e os sofrimentos pelos quais Jesus passaria.

Jantar:: Ponto alto no desenrolar da festa, porque é nele que o jantar é servido a todos e onde se verifica uma profunda convivência de Comunidade

MAIS INFORMAÇÕES

Cantoria da Chegada, saudação ao Presépio, Cantoria para as doações à Bandeira de Santos Reis, jantar, e de vez em quando, algum festeiro deixa acontecer um forró.

Você Também Vai Gostar