Portal Minas Gerais - Eventos: 33º ARRAIÁ DO ZÉ BAGUNÇA



SOBRE O EVENTO

O Arraiá do Zé Bagunça foi criado por um senhor que tinha esse apelido. Anos depois, com sua autorização, a prefeitura de Bueno Brandão assumiu a festividade, levando-a para a praça central da cidade. As entidades assistenciais da cidade têm preferência para administrarem as barracas de comidas e bebidas típicas. Entre os pratos mais tradicionais está o Virado de Franco. Várias tradições são mantidas, como o Terço Cantado, Dança de São Gonçalo, a Catira, a Quadrilha Junina. Há também várias atrações musicais que buscam valorizar a viola, como a música sertaneja raíz , além de outros gêneros como o forró, música regional e sertaneja atual.

Varias tradições presentes como o Terço Cantado: O Terço Cantado conta com a participação de violeiros locais e é tradição realizá-lo na Rua Califórnia, em frente à casa onde vivia o saudoso José Coutinho dos Santos Júnior, que era conhecido como Zé Bagunça. De lá segue para a Praça Virgílio de Melo Franco, onde fica o palco da festividade.

A Quadrilha Oficial do Zé Bagunça.: A Quadrilha Oficial do Zé Bagunça se apresenta tradicionalmente na noite de sábado, sendo preparada pelos descendentes de Zé Bagunça, com participação de pessoas de várias faixas etárias.

O Virado de Frango: Um dos pratos típicos da festa e também da cidade, é o Virado de Frango. Durante a festividade, ele é preparado por voluntários que trabalham nas barracas de comidas e bebidas típicas, para as entidades assistenciais da cidade. Isso garante que o preparo seja feito artesanalmente, por pessoas cujo conhecimento culinário vem de gerações.

MAIS INFORMAÇÕES

O Centro de Informações Turisticas (35) 99725-3663 fornece informações sobre a festividade e sobre a cidade. Embora a cidade possua mais de 50 meios de hospedagem, entre hotéis fazenda, hotéis, pousadas e campings, para estadia na cidade durante o Arraiá do Zé Bagunça, é preciso fazer sua reserva com antecedência, já que a festividade recebe grande fluxo turístico.

Você Também Vai Gostar

O que eu procuro em Minas?