Portal Minas Gerais - Eventos: CARNAVAL



SOBRE O EVENTO

Festa popular que antecede o período da quaresma. Realizada uma vez ao ano conforme o calendário nacional.

A comemoração do carnaval na cidade de Itapeva sofreu grandes transformações ao longo do tempo. Na década de 1970, o carnaval era comemorado em bailes realizados no Clube Literário e Recreativo, localizado à Praça Joaquim Luiz. O mesmo clube era sede tradicional dos eventos da cidade. Em todos os dias de festa, os foliões organizados em blocos eram animados por bandas de música. O baile de carnaval foi realizado por muitos anos, chegando a tornar-se conhecido em municípios vizinhos. Mas, apesar de os bailes do Clube Literário terem adquirido certa proeminência na região, a partir da segunda metade da década de 1990, a comemoração do carnaval começou a passar por mudanças devido a uma grande valorização do carnaval de rua por parte da população de Itapeva. Por algum tempo, buscou-se realizar as festividades na rua e no Clube Literário e Recreativo simultaneamente, mas a tentativa acabou se mostrando infrutífera devido ao esvaziamento dos bailes. Por outro lado, as comemorações de rua ganhavam peso com a organização de desfiles de blocos de foliões organizados (os mais famosos eram os blocos “Ai meu Jueio!” e o Bloco de Elite) e da criação do Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Reviver. Cabe salientar a importância deste Grêmio: o grupo de 3ª idade chamado Reviver se unia aos jovens e adultos da cidade para organizar desfiles de carnaval, tornando-se uma forma de integração entre várias gerações. Desde o início da comemoração do carnaval de rua até a atualidade, a festa tem sido realizada na Praça Joaquim Luiz. O carnaval de rua permaneceu nesse formato até 2008, quando não ocorreu a organização dos blocos nem da Escola de Samba. A partir de então, o carnaval tem ocorrido apenas por iniciativa da prefeitura, que monta palcos e tendas de apoio na Praça Joaquim Luiz, onde são realizados shows de bandas em todos os dias de festa. Há festas de rua direcionadas para crianças em matinês nas tardes e shows seguidos por som mecânico para a população nas noites, que duram até aproximadamente 3 horas da manhã.

Como chegar: Para quem vem na Rodovia Fernão Dias sentido São Paulo pegar a saída 927 em direção a Itapeva, depois pegue a avenida Euclides Mariano Ribeiro, vire á esquerda na rua José lima César, vire a direita na rua Joaquim Mariano depois vá em frente até a praça Joaquim Luiz. E para quem vem na Rodovia Fernão Dias sentido Belo Horizonte pegar a saída 927 até a praça Joaquim Luiz.

MAIS INFORMAÇÕES

O carnaval ocorria no Clube Literário e Recreativo, com a realização de bailes com bandas de música. Na década de 1990 ocorreu a primeira transformação do carnaval, passando o mesmo a ser realizado não mais no Clube, mas sim na Praça Joaquim Luiz, caracterizando-se nesta fase como um carnaval de rua, com escola de samba e blocos organizados.

Você Também Vai Gostar