FESTIVAL DE COZINHA, ARTE E CULTURA - OURO PRETO 2022
Ouro Preto
Sexta, 13 até domingo, 15 de maio de 2022
Praça Da Ufop - Rua Diogo de Vasconcelos , Pilar
(31) 3559-3201
https://turismo.ouropreto.mg.gov.br/noticia/2543
SOBRE O EVENTO
O melhor da gastronomia ouro-pretana em um único lugar!
Ouro Preto não é destino certo apenas para os amantes de história ou arte, a cidade também é conhecida por sua culinária. Repleta de bares e restaurantes, oferece inúmeras opções para quem procura a típica comida mineira. O “Festival de Cozinha, Arte e Cultura de Ouro Preto – Tributo a Chiquitão” acontecerá de 13 a 15 de maio, no estacionamento do Centro de Convenções, com entrada gratuita. Realizado pelo Convention & Visitors Bureau (CVB) e pela Prefeitura de Ouro Preto, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo, e de Desenvolvimento Econômico; com apoio da FAOP, UFOP, ABIH e Centro de Artes e Convenções da UFOP. O Festival contará com uma vasta apresentação da cozinha mineira, do artesanato e de bares e restaurantes da cozinha tradicional da cidade. Serão 25 tendas com pratos variados, tira-gostos e o melhor da culinária ouro-pretana. O Festival também contará com shows, exposições e espaço kids. Haverá barraquinhas com mesas e cadeiras, cada participante será responsável pelo seu setor. Uma grande estrutura está sendo preparada para receber a todos, contando com banheiros químicos, segurança e organização cênica. Além disso, a Secretaria de Saúde de Ouro Preto disponibilizará uma ambulância para o evento. O evento também pretende fazer uma homenagem ao artista ouro-pretano, Chiquitão, falecido em abril deste ano. Chiquitão era artista plástico, ilustrador de livros, cenógrafo, restaurador e colecionador de antiguidades. Ele era muito conhecido em Ouro Preto e seu atelier, ao lado da Matriz de Nossa Senhora do Pilar, era uma referência das antiguidades e do artesanato local. O Festival de Cozinha conta ainda com o patrocínio de várias empresas de Ouro Preto. Gleiser Boroni, Diretor da área cultural e artística da FAOP, é o idealizador do evento, juntamente com uma grande rede de apoio. Margareth Monteiro, secretária de Municipal Cultura e Turismo de Ouro Preto, comentou a relevância de festivais como este entrarem para o calendário de grandes eventos da cidade. Eventos gastronômicos trazem crescimento econômico e social, geram empregos, turismo e conhecimentos através da troca de informações, trazendo benefícios para toda a população. O Festival de Cozinha pretende se tornar um dos grandes eventos a fomentar o turismo cultural da cidade. Proporcionando lazer e desenvolvimento sociocultural para a população ouro-pretana e é claro, muitos sabores! Leve sua família para aproveitar o Festival de Cozinha, Arte e Cultura de Ouro Preto!