Portal Minas Gerais - Eventos: OCUPAÇÃO “DE GUIGNARD PARA AMALITA GRAÇAS A ADELAIDE”



SOBRE O EVENTO

O evento é homenagem à história entre Guignard e a pianista Amalita Fontenelle.

O Museu Casa Guignard convida o público para a abertura da ocupação artística “De Guignard para Amalita graças a Adelaide”, que acontece nesta sexta-feira, 13 de janeiro e segue até o dia 11 de junho. O evento é homenagem à história entre Guignard e a pianista Amalita Fontenelle, a quem o pintor dedicou mais de 100 cartões decorados. A ocupação “De Guignard para Amalita graças a Adelaide” é uma releitura da belíssima história entre Guignard e a pianista Amalita Fontenelle, musa inspiradora a quem o pintor dedicou um álbum com 111 cartões de amor e amizade. A história só é revelada ao público quando este acervo é repassado ao Museu Casa Guignard, em 1987, por meio de Adelaide, nora do escritor e poeta Oswald de Andrade, que salvaguardou durante décadas o álbum com os cartões, entregue em mãos por Guignard ao amigo Oswald. Feita em parceria com o Atelier Dois Capelistas, a mostra tem como objetivo homenagear as três principais figuras deste enredo - Guignard, Amalita e Adelaide , com uma grande instalação pelos três andares do museu: no primeiro pavimento, a mostra se volta para a figura de Amalita Fontenelle, a mulher amada pelo mestre Guignard; no térreo, a referência é Adelaide, nora de Oswald de Andrade, pessoa fundamental para a salvaguarda do álbum; no subsolo, trama se volta para a figura Guignard, o artista apaixonado. Não perca!

Você Também Vai Gostar

O que eu procuro em Minas?