Portal Minas Gerais - Eventos: 21ª EDIÇÃO DA SEMANA NACIONAL DE MUSEUS



SOBRE O EVENTO

Em 2023, a 21ª edição da Semana Nacional de Museus traz o tema "Museus, sustentabilidade e bem-estar", como parte do avanço de uma agenda dedicada à sustentabilidade. A escolha do tema, proposto anualmente pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM para o Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio, tem como objetivo destacar a importância dos museus como espaços que promovem o bem-estar e a sustentabilidade e apoiar três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática e Vida na Terra. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, produzidos de forma integrada a partir do reconhecimento de que ações em determinados campos de políticas públicas afetam resultados em outros campos, estabelece uma clara sinalização no sentido de que são maiores as chances de sucesso quando se parte da construção de consensos e da pactuação coletiva de metas. Nesse contexto, a Resolução do ICOM “Sobre a sustentabilidade e a implantação da Agenda 2030, Transformando nosso mundo” (Kyoto, 2019) propõe que todos os museus têm um papel a desempenhar na formação e criação de futuros sustentáveis, e podem fazer isso por meio de programas educacionais, exposições, divulgação e pesquisa. Em Ouro Preto, a programação acontece de 15 a 21 de maio, participe! Veja a programação nas imagens.

Você Também Vai Gostar

O que eu procuro em Minas?