Turismo em Minas Gerais | Birding Tour Espinhaço

Destinos MG

francisco manoel da silva, 106 - Estrela Dalva
(31) 99341-3584 (31) 99341-3584

Descrição

Cortando mais de 1000 quilômetros entre Minas Gerais e Bahia, a Cadeia do Espinhaço é a única cordilheira do Brasil. Coberta por Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga, o Espinhaço é também um dos maiores centros de endemismos do planeta. Abrigando paisagens deslumbrantes e biodiversidade riquíssima, é certamente um dos melhores destinos para turismo de natureza do mundo. Nessa expedição visitaremos a porção Sul da cordilheira, principalmente as Serras da Moeda e do Cipó.
A Serra da Moeda está localizada no Quadrilátero Ferrífero. Possuindo Unidades de Conservação, como o Monumento Natural da Serra da Calçada, configura-se como uma importante área para a conservação da flora e fauna. A Serra do Cipó é protegida por importantes reservas, como a APA Morro da Pedreira e o Parque Nacional da Serra do Cipó.
A altitude de ambas porções serranas varia de 700 a 1600 metros e a vegetação acima de 1000 metros é caracterizada pelos campos rupestres e de altitude, possuindo ambientes típicos de Cerrado e Mata Atlântica em suas faces. Atualmente Moeda e Cipó são destinos procurados por turistas das mais variadas modalidades, geralmente atraídos por esportes de aventura e turismo de natureza.

Saída: Semanal

1 a 3 pessoas

Serviços disponibilizados

Transporte, hospedagem e lanche de campo

Duração: 3 dias

  • Dia 1

    Sairemos do hotel às 05h45 e iremos visitar o Monumento Natural da Serra da Calçada, em Brumadinho/MG. Iremos caminhar por uma trilha de campo rupestre ferruginoso, onde esperamos encontrar espécies como choca-de-asa-vermelha, corruíra-do-campo, tapaculo-de-colarinho, rabo-mole-da-serra, maxalalagá, entre outros. Caso seja do interesse dos participantes, poderemos incluir uma visita ao Parque Roberto Burle Marx, em Belo Horizonte/MG, para procurarmos pelo cuitelão. Pegaremos estrada para Santana do Riacho/MG, onde faremos check-in na pousada. A tarde iremos visitar o Parque Nacional da Serra do Cipó onde iremos percorrer uma trilha na planície alagável e nas matas ciliares do Rio Cipó. Por lá poderemos encontrar espécies como batuqueiro, canário-do-campo, patativa, caboclinho, cisqueiro-do-rio, casaca-de-couro-amarelo, soldadinho, pipira-da-taoca, codorna-amarela, codorna-do-nordeste, entre outros. Havendo interesse, podemos continuar a noite e procurar espécies como caburé, jacurutu, bacurau, bacurau-tesoura, entre outros. Faremos fazer pausas para café-da-manhã, almoço e jantar de acordo com o decorrer das atividades.
  • Dia 2

    Sairemos da pousada às 05h30 e iremos visitar o povoado de Lapinha da Serra onde iremos caminhar por uma trilha de campo rupestre quartizítico, onde esperamos encontrar espécies como lenheiro-da-serra-do-cipó, pedreiro-do-espinhaço, beija-flor-de-gravata-verde, papa-mosca-do-campo, tico-tico-do-banhado, tapaculo-serrano, águia-serrana, entre outros. A depender das condições climáticas, poderemos fazer uma parada no caminho para tentar avistar espécies como suiriri-cinzento, bandoleta, bichoita e pica-pau-chorão. Faremos pausas para café-da-manhã, almoço e jantar de acordo com o decorrer das atividades.
  • Dia 3

    Sairemos da pousada às 06h00 e iremos percorrer uma trilha em cerrado strictu sensu onde poderemos encontrar espécies como capacetinho-do-oco-do-pau, cigarra-do-campo, campainha-azul, bacurauzinho, guaracava-modesta, chifre-de-ouro, entre outros. Encerraremos as atividades às 11h00 e faremos check-out da pousada. Após uma parada para o almoço, sairemos em direção ao aeroporto.