Turismo em Minas Gerais | Parque Nacional Cavernas do Peruaçu c/ Ilha do Jenipapo

Pegada Ecoturismo

marechal falconiere, 383 - europa
(31) 99591-5926 (31) 99591-5926

Descrição

Conheça as incríveis cavernas do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, a riqueza da sua arte rupestre, a cultura do povo vazanteiro da Ilha do Jenipapo e a história de Minas Gerais em Januária.

O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu é mais um daqueles lugares incríveis que poucas pessoas já visitaram no Brasil. Localizado ao norte de Minas Gerais, possui sítios arqueológicos milenares que deixou pesquisadores de todo o mundo boquiabertos com a qualidade e quantidade das pinturas rupestres pré-históricas encontradas em suas cavernas gigantes.

A Unidade de Conservação foi criada em 1999, e possui área de 56.400 hectares e ocupa as terras dos municípios de Januária, São João das Missões e Itacarambi, bem próximo ao Rio São Francisco. Por esse motivo ele faz parte do Circuito Turístico do Velho Chico, dentre diversas outras atrações. Somente agora o parque foi estruturado e possui trilhas, mirantes e passarelas de proteção que levam aos sítios arqueológicos.

Vamos também deslizar nas águas do Velho Chico em busca de vivenciar uma das experiências culturais mais ricas do Norte de Minas Gerais na comunidade vazanteira da Ilha do Jenipapo, conhecer os ambientes da vazante, os tipos de cultivo em cada um deles, trocar experiências num papo agradável, banhar-se nas lendárias águas do Velho Chico, o “Rio da Integração”, experimentar aquela comidinha típica do povo vazanteiro, hummmm… você só vai ter isso aqui.

Saída: Diária

2 a 15 pessoas

Serviços disponibilizados

Duração: 4 dias

  • Dia 1

    1° Dia - Origem / Montes Claros / Hotel Januária Chegada em Montes Claros, translado para a cidade de Januária. Duração do percurso prevista de 03h30 Acomodação na hospedagem e noite livre.
  • Dia 2

    2° Dia - Gruta do Janelão / Itacarambi Após café da manhã saída para o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu. A Gruta do Janelão é o principal atrativo do Parque. A grandiosidade da caverna é expressa em suas enormes dolinas, na imensidão de seus salões e em seus gigantescos espeleotemas. O paredão rochoso, logo na entrada, é um grande ateliê a céu aberto que conta a história da presença humana no Vale do Peruaçu. É na gruta do Janelão que está localizada a maior estalactite do mundo, a Perna da Bailarina. Atrativos: caverna, monumentos geológicos, paredões com pinturas rupestres, sítios arqueológicos e observação da paisagem. Distância: 4,8 km (ida e volta). Tempo estimado: 5h00 (ida e volta). Final de tarde saída com destino à nossa hospedagem em Itacarambi. Almoço tardio
  • Dia 3

    3° Dia - Comunidade Vazanteira na Ilha do Jenipapo Após café da manhã saída para Ilha do Jenipapo -Caminhada na Ilha do Jenipapo para conhecer a vazante e o modo de vida tradicional do povo vazanteiro da Ilha, as roças, oficinas de fabricação de farinha de mandioca, roda de proza. – Passeio de barco pelo rio São Francisco. Almoço na Ilha do Jenipapo e retorno no final da tarde para Itacarambi onde passaremos mais uma noite. O embarque e desembarque na(s) lancha(s) ocorrerá no cais de Itacarambi, onde a lancha atracará para os procedimentos de embarcação.
  • Dia 4

    4° Dia - Lapa Bonita e Lapa do Índio Após café da manhã saída para o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu. A Lapa Bonita possui salões e galerias repletos de espeleotemas, além do salão coberto por sedimentos avermelhados, chamado de Salão Vermelho. Na Lapa do Índio veremos pinturas rupestres que cobrem as paredes até o teto. A partir do Mirante do Índio avistamos a abertura da Gruta do Janelão. Às 14h00 saída com destino à Montes Claros.

Por onde você vai passar