O surgimento da Capela de Fátima, no bairro de Fátima, em Pouso Alegre antecede a criação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima. A construção da capelinha provisória começou em 04 de maio de 1953, por iniciativa do então cura da Catedral Metropolitana, Monsenhor Octaviano Lamanéres, em terreno doado pelos senhores Porfírio Ribeiro de Andrade, Ivo Guersoni e José Dutra de Faria. Em 10 de maio, diante de uma multidão de fiéis, aconteceu a benção da primeira pedra do “futuro Santuário de Nossa Senhora de Fátima”, conforme registrado no Livro de Tombo da Capela. Uma imagem provisória de Nossa Senhora de Fátima foi colocada no local. A partir desta data, mensalmente, passou a ser celebrada Missa no local. Em 20 de setembro de 1953 foi posto e inaugurado o primeiro sino da capelinha. Em 30 de outubro de 1954 chega a Pouso Alegre, vinda de Portugal, a imagem que atualmente se encontra no altar da Capela. Ela foi esculpida pelo mesmo escultor da imagem peregrina, abençoada no Santuário de Fátima (Portugal) e tocada pela irmã Lúcia, uma das videntes das aparições ocorridas na Cova da Iria. A construção definitiva, de tipologia eclética neoclássica, teve início anos depois, em setembro de 1961. Diversas campanhas foram realizadas em prol da construção. Ao longo dos anos foram realizados melhoramentos e alterações no templo. A última foi a substituição do altar de madeira. Segundo relatos orais, ele foi retirado pois estava danificado pela ação do tempo e pelos carunchos. Curiosidades: SONHO MARINO - Segundo desejo de Monsenhor Octaviano – antigo Cura da Catedral - a Capela de Nossa Senhora de Fátima seria um Santuário Mariano para a Cidade de Pouso Alegre. Assim seu empenho em trazer uma Imagem de Nossa Senhora de Fátima vinda de Portugal tocada pelas próprias mãos da vidente de Fátima, Irmã Lúcia, Carmelita em Coimbra. ARTE BARROCA - Algumas peças da antigas Catedral (partes do altar, florões, medalhão, sacrário, peças ornamentais) foram reinstaladas na Capela e fazem parte do Trono – Retábulo onde se encontra a Imagem de Nossa Senhora de Fátima. Estas peças são os poucos resquícios de arte Barroca que podem ser vistos na cidade. PATRIMÔNIO MUNICIPAL - A Capela de Fátima tem sua arquitetura tombada pelo Conselho Municipal de Cultura. Com forma Neoclássica da década de sessenta conforme arquivo. A capela de Nossa Senhora de Fátima está na parte alta do Bairro de Fátima I, tendo como objetivo ser vista por toda cidade.

Tel.: (35) 3422-5000

paroquiadefatima13@yahoo.com.br

Rua Coronel Brito Filho, 1187 - Fátima 1

CEP 37.554-178 - Pouso Alegre - MG

Informações úteis

Localização

Urbana

Pontos de referência

Partindo do Hospital Samuel Libânio, na Rua Comendador José Garcia, via pavimentada com nível semi-plano e pequenas elevações. Está bem sinalizada e possui rampas nas calçadas para acesso dos cadeirantes. Ao final dessa via seguir à direita na Rua Coronel Brito Filho, via extensa, com ladeiras íngremes e pavimento em bloquete. Seguir na via até a Rua Antônio Lemos da Silva, onde pode-se avistar a Capela esquerda.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Observação sobre funcionamento

Para visitação deve ser acionada a Secretaria da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Segunda a Sexta-feira: 09:00 às 17:00 horas.
Tel. (35) 3422- 5000

Tipo de visita

Auto-guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

Para o turista: contemplação do patrimônio histórico e espaço para manifestação de fé. Missas, casamentos agendados, batizados no terceiro domingo do mês e Festa da Padroeira em maio.

Necessário autorização prévia

Sim, através da Secretaria da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima.

Informações complementares

Secretaria Paroquial: (35) 3422-5000
Avenida Frederico Ozanan, 71, São Vicente de Paulo (Medicina)
Pouso Alegre (MG), CEP 37.553-083
Expediente: Segunda a Sexta-feira: 09h às 17 horas.
Tel. (35) 3422- 5000
Padres
Pároco: Padre Adriano São João
Vigários paroquiais: Padre José Francisco Ferreira e Padre José Luiz de Faria Júnior

Acessibilidade