Turismo em Minas Gerais | Conheça a receita da Costelinha Suína marinada no café.

222
Foto por: Blenda Marinho
Atualizado em: 18/11/2022

Gosto de Minas: Costelinha Suína marinada no café.

 

Misturando dois elementos presentes na culinária mineira, o blog Daqui de Minas trás uma maneira inovadora de apreciar a tão querida costelinha!

 

A costela é um corte da carne de porco muito apreciada e consumida em toda a américa do sul, mais comumente preparada na grelha como churrasco, é consumida com molhos e acompanhamentos para destacar o sabor forte e marcante da carne de porco. Existem outros modos de preparo, seja assada ou até mesmo frita utilizando o óleo, é inegável o sabor da costela de porco.

Pensando em uma maneira diferente e muito saborosa de apreciar dois ingredientes muito expressivos na mesa do mineiro: A costelinha e o café, o blog Daqui de Minas trás uma receita diretamente de Dom Viçoso que mistura sabores e agrada o paladar!

 

Terra de Encantos e Sabores 

 

Dom Viçoso é um município do sul de Minas, pertencente ao Circuito das Águas e famoso pelas produções de café especial. Além do clima ameno, das belezas naturais e das vastas plantações do grão mais saboroso de Minas, a cidade conta com roteiros turísticos que buscam inserir os visitantes no processo produtivo do café, com atividades que vão desde o plantio à reciclagem das cascas do fruto através da associação de artesãs do município. 

 

Por lá, além da qualidade do café, nada se desperdiça! Além das belas paisagens, é possível visitar uma plantação e deslumbrar pela vista da pequena e charmosa cidade num belíssimo mirante.

 

Origem Cultural

 

Em parceria com o SEBRAE Minas, a Prefeitura de Dom Viçoso e o professor Marco Morais, o Projeto Cidade Criativa e Inovadora foi criado para promover práticas agrícolas e culturais aliadas a iniciativas sociais. O professor João Alberto ministrou um curso de gastronomia dentro do projeto. Seu objetivo educacional era transmitir um conhecimento gastronômico superior centrado nos recursos locais da cidade. Aproveitando as riquezas naturais da região, os alunos produziram três pratos premiados que se tornaram a marca registrada do município com o café como ingrediente principal. 

 

E é desse projeto que a receita de hoje nasceu, a Costelinha Suína, marinada no café que une um corte muito apreciado da carne de porco e que já faz parte da mesa dos mineiros, com o café, que dispensa apresentações, não é mesmo?

 

Presença Histórica

 

A carne de porco tem um sabor marcante que pode ser usado para muitos propósitos. Muitos pratos dentro da cozinha mineira tem como estrela a carne de porco. Isso se deve ao grande número de possíveis pratos que utilizam o porco como ingrediente em seu repertório, muitas das quais foram transmitidas por muitas gerações. Existem várias formas de preparar a Carne de Porco, incluindo no Churrasco, Cozida no Braseiro de Chão e na forma assada. Um grande exemplo do uso da carne de porco na culinária mineira é o torresmo, um tira gosto que marca presença nos botecos da capital.

 

Além de ser utilizada como prato principal, acompanhamento ou um petisco delicioso como o torresmo, a carne de porco também funciona bem com acompanhamentos como arroz ou molhos doces acompanhados de frutas. E é aí que o café entra na receita de hoje, tendo Minas Gerais como o estado que mais produz café no Brasil, não seria difícil utilizar esse ingrediente em uma receita bem mineira e aqui, esse grão trás um toque muito especial que qualifica ainda mais o sabor do porco nesse prato.

 

Costelinha Suína, marinada no café.

Ingredientes

 

- 2kg de costelinha


Marinada


- 1/2 litro de café coado


- 80gr de açúcar mascavo


- 20 gr de sal


- 1 cabeça de alho


- 1 cebola Grande


- 4 folhas de louro


- 50 ml de vinagre


- 30 gr de páprica doce


- 10 gr de cominho


- 10 gr de manjerona


- 200 ml cachaça


- 500 ml de água

 

Modo de Preparo

 

Marinar pôr 48horas


Depois levar ao Forno a temperatura de 190graus pôr 2h com papel alumínio depois mais 1h até dourar.

 

Gostou dessa receita com café? Já aproveita e confere essa outra delícia de Biscoito de Café aqui no blog

Sobre o Autor

Gabriel Oliveira

Futuro Turismólogo. Agente cultural capacitado pela UFC. Estagiário pela SECULT-MG. Mineiro, amante de uma boa prosa. Viajo dentro de mim e dentro de Minas

Comentários

O que eu procuro em Minas?