Turismo em Minas Gerais | Gosto de Minas: Biscoito João Deitado

991
Foto por: Departamento de Patrimônio Cultural e Turismo do município de Tiros
Atualizado em: 13/01/2023

Gosto de Minas: Biscoito João Deitado

Uma quitanda da culinária Mineira carregada de história e sabor, que carrega elementos da cultura indígena e africana.

 

O chamado Biscoito João deitado, Pau a Pique, Cubu e vários outros nomes, é uma receita feita à base de fubá semelhante à uma broa assada que tem sua apresentação feita em uma folha de bananeira e que assim como todas as outras quitandas que levam a cara e o sabor da mineiridade, é um ótimo acompanhamento para uma xícara de café e uma boa prosa.

Com apresentação e sabor que destacam o prato, o João deitado é uma descoberta única, que não conhecido por muitas pessoas é um achado valioso para o paladar.

 

Cidade Planejada 

O município de Tiros está localizado na mesorregião do Triângulo Mineiro em um território que anteriormente era ocupado por indígenas da tribo dos Araxás. A mesorregião é composta por 66 municípios e cerca de 2,2 milhões de habitantes.

Tendo o coreto como o coração da cidade, Tiros é uma cidade planejada e padronizada, a praça em que o coreto está inserido conta com ipês, coqueiros, flamboyants e torna bela a paisagem e enche os olhos dos moradores e visitantes.

 

Deliciosa Descoberta

Diferentemente de receitas como o pão de queijo, o biscoito de polvilho e outros pratos da cozinha mineira, o João deitado não é um prato amplamente consumido no estado de Minas Gerais, mas suas raízes são bem profundas, seja no sabor, na história ou no modo de preparo.

Inicialmente assado em fornos de barro, a massa era feita pela mistura de cana de açúcar e fubá, e amplamente consumida por trabalhadores e viajantes durante o século XVIII já que a receita era de grande durabilidade e muito nutritiva. A atual receita já mais incrementada e trabalhada, confere diferentes sabores, aromas e texturas ao prato que já carrega a tradição e a vivência de ser mineiro.

 

Biscoito João Deitado

Ingredientes

- 3 xícaras (chá) fubá
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 1 xícara (chá) de banha
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- 1/2 xícara (chá) de leite
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 colher (sopa) de fermento
- 3 ovos
Erva doce a gosto
Folhas de bananeira


Modo de preparo

Em uma panela derreter a banha e a manteiga e escaldar o fubá. Deixar esfriar e misturar os outros ingredientes, fica uma massa mole. Com uma colher colocar na folha de bananeira, enrolar e colocar para assar no forno em temperatura baixa.
Obs: Passe a folha de bananeira na chama do fogão antes de colocar a massa, isso facilita o manuseio, a folha fica maleável.

Gostou dessa dica na cozinha? Então confere nossa receita sobre: Biscoito Espremido


 

Comentários

O que eu procuro em Minas?