Turismo em Minas Gerais | Motivos para visitar Congonhas

525
Foto por: Pedro Vilela
Atualizado em: 25/10/2022

4 motivos para visitar congonhas

 

Dos profetas de Aleijadinho até as quitandas, confira os motivos que vão fazer você se apaixonar por Congonhas!

 

Congonhas é sem dúvidas um destino mineiro que merece entrar no seu radar, a cidade marcada pelos ares bucólicos do barroco é simplesmente encantadora! Localizada a 75 km de Belo Horizonte, a cidade reúne pontos turísticos que vão prender sua atenção.

Confira o que fazer em Congonhas! 

 

Foto: Charmosas lojas de artesanato 

 

Obras de Aleijadinho

Congonhas é conhecida como a cidade dos profetas, você sabe por quê?

É em Congonhas que encontramos uma das obras mais famosas do artista Aleijadinho. São doze estátuas esculpidas em pedra sabão, distribuídas no Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, o principal ponto turístico da cidade.

O que mais choca e encanta as pessoas, é a quantidade de detalhes presentes na escultura, é realmente encantador. Além disso, os profetas são em  tamanho real!! Tendo demorado cerca de 5 anos para serem esculpidos.

 

Foto: Um dos profetas de Aleijadinho.

 

Não é à toa que o Santuário é um Patrimônio da Humanidade pela Unesco né? Confira mais em Conheça 4 bens tombados como Patrimônio Cultural da Humanidade em Minas.

Além do Santuário do Bom Jesus de Matosinho, você pode visitar os seis passos da paixão. O conjunto é formado por seis capelas em frente ao santuário, cada uma representando os passos da paixão de Cristo. Ao todo são 66 peças esculpidas em cedro por Aleijadinho e pintadas por Manoel da Costa Ataíde e Francisco Xavier Carneiro.

 

 

Museu de Congonhas

Contrastando com o ambiente barroco da cidade, o Museu de Congonhas é uma parada obrigatória, marcado pela arquitetura moderna.

O museu guarda a memória dos trabalhos de Aleijadinho e é um verdadeiro mergulho na história e obra do artista, e também da cidade. Como a fé sempre esteve muito presente na cidade, a exposição permanente explora o ambiente e as compreensões acerca da devoção dos fiéis.

 

Foto: Maddie fazendo belos cliques no Museu de Conginhas.

 

Se você é apaixonado por museus não deixe de conferir este post: 16 Museus em Minas que você precisa conhecer

 

Festival de Quitandas

Que as quitandas mineiras são uma delícia não é uma novidade, e o Festival da Quitanda em Congonhas reúne todas as gostosuras da região!

O evento que ocorre anualmente em maio, vai te surpreender, fazendo você parar em cada um dos estandes para se deliciar com as comidas.

 

Foto: Deliciosas quitandas do Festival de Quitandas

 

Mais do que cativar o público pela boca, o festival é uma forma de valorização da mineiridade, ressaltando as características únicas da cozinha mineira.
Além de ser bem servido, você poderá desfrutar de uma boa música ao vivo!

 

Foto: Bolo caseiro super recheado!

 

Parque Ecológico da Cachoeira

Pros amantes da natureza, Congonhas não decepciona!

A cidade oferece um excelente espaço de lazer para toda família, em todas as idades. O parque funciona sempre de terça aos domingos, das 8h às 17h30.

O local reúne piscinas, quadras poliesportivas, campo de futebol, churrasqueiras, sendo um ótimo espaço para aproveitar o dia com amigos e família, afinal, possui  infraestrutura completa.

Observação: A entrada é paga.

 

 

Já se prepara para embarcar e se apaixonar por esse destino imperdível!!

Aproveite e Confira Títulos Curiosos das Cidades Mineiras.

 

Sobre o Autor

Breno Montserrat

Turismólogo em formação e analista de marketing turístico. Apaixonado por música, livro, pizza e um bom café. Mineiro do interior, noveleiro, filho do verão.

Comentários

O que eu procuro em Minas?