Turismo em Minas Gerais | Natal da Mineiridade: Pão e Partilha, conheça a Padaria Comunitária em Cruzília

212
Foto por: Renato José da silva Pereira
Atualizado em: 05/12/2022

Natal da Mineiridade: Pão e Partilha, conheça a Padaria Comunitária em Cruzília

 

 

A magia do natal já é uma realidade em Minas, e para contar essa história, vamos nos dedicar a contar histórias e compartilhar receitas que tornem a data ainda  mais festiva e claro, completamente mineira.

Natal da Mineiridade

 

O Natal da Mineiridade é um movimento que visa juntar o espírito natalino, e a singularidade de ser mineiro em uma comemoração só, espalhadas pelo estado inteiro, valorizando e celebrando nossas raízes, num passado presente e futuro que nasce e renasce a cada ano.

São cerca de 200 destinos envolvidos, com festividades, decorações e ações e uma programação que vai de norte a sul do estado.

 

Terra de Encantos e Sabores

 

Cruzília, cidade que fica a sul do Estado, na Região Turística das Águas é um dos municípios onde o natal da mineiridade está sendo celebrado, através de programação especial que começa já no dia 03/12 e segue ao longo do mês.

Além dos atrativos já conhecidos, como o Museu Nacional do Mangalarga Marchador e da Serrinha que permite uma vista privilegiada da cidade, uma história chamou a atenção para esse lugar, a presença de uma padaria comunitária, que se dedica a repassar os saberes, profissionalizar os moradores da cidade e preservar receitas típicas.

 

Partilhando Conhecimentos e Histórias

 

Não é à toa que o pão, na figura do panetone se tornou uma das representações mais clássicas e esperadas do Natal. Por aqui, já contamos um pouco da história do alimento e dedicamos uma página especial a receitas com toque mineiro.

O alimento, que representa a partilha em diversas culturas, tem tudo a ver com a nossa temática, e é presente na vida da comunidade cruziliense desde sempre, mas foi em 2008 pelas mãos de Mariza Helena da Silva Nascimento que a Padaria começou a tomar forma.

Inicialmente como uma dica e solicitação de um importante político a nível nacional, e inspirada num modelo paulista, a ideia acabou ganhando o apoio e carinho do prefeito da cidade e da comunidade local mesmo com as dificuldades que viram pela frente.

A padaria comunitária foi criada para inicialmente fornecer pão a baixo ou irrisório custo as pessoas menos favorecidas economicamente e não é difícil entender a paixão não só da Mariza, professora e idealizadora do projeto, mas também da Gisely e da Regiane que estão diretamente envolvidas no projeto, conversar com elas é entender a paixão e o significado por trás do projeto.

 

Sabores e Sabres

 

Hoje a padaria continua seu propósito e agregando valor à vida dos moradores de Cruzília, servindo como menu principal de diversos cafés e ações importantes e conferindo a identidade regional a delícias típicas da cidade.

Os cursos na padaria têm duração de 4 meses e estão abertos a toda a população a partir dos 16 anos.

Com muito carinho, conseguimos uma receita especial diretamente de Cruzília para iniciar a nossa serie natalina, e mesmo que a história esteja boa, a gente sabe que a partir daqui, vai ser todo mundo com a caneta na mão tomando nota de mais esse sabor especial da cozinha mineira!

 

Pão de escarola e queijo

Ingredientes

Para a massa:

500 ml de leite

2 colheres (sopa) de sal

80g de fermento biológico fresco ou 30g de fermento biológico seco

1/4 xícara (chá) de óleo

1 copo tipo americano de açúcar  

2 colheres de (sopa) margarina 

4 ovos

1kilo mais ou menos de farinha de trigo (sem fermento)

 

Recheio:

1 cebola média ralada, 2 dentes de alho ralado, 1 pé de escarola ou chicória ou um maço de rúcula picado fino

150g de tomate seco fatiado ou cofitado

1 pitada de orégano ou tomilho seco 100g. Azeitonas pretas, 100g. Azeitonas verdes e azeite extra verde

Sal e pimenta a gosto, 300g de queijo parmesão ralado e algumas fatias para enfeitar ou pode usar o queijo provolone defumado

 

Preparo

No liquidificador, coloque o leite, a margarina, o sal, o açúcar, o fermento, o óleo, os ovos e a bata até dissolver bem.

Despeje em bacia e vá adicionando a farinha até dar o ponto, mais ou menos 1kg, depende do tamanho dos ovos.

Sove bem a massa. Ela é macia, mas não gruda na mão.

Cubra a massa e deixe descansar por uns 20 minutos   

Como fazer o recheio:                                                                                                                        

Pique a escarola fininha, tempere com sal, azeite, orégano, cebola, alho e deixe descansar uns 5 minutos.

Depois que a massa crescer e dobrar de volume, coloque-a em uma forma.

Depois de assada, regue com um bom azeite e complete a decoração com os tomates alecrim a gosto.

Sobre o Autor

Luís Carneiro

Mineiro dos pés à cabeça. Marketólogo. Turismólogo em formação, que ama ver, ouvir e escrever sobre as belezuras desse Brasil.

Comentários

O que eu procuro em Minas?