Turismo em Minas Gerais | Programação do Carnaval da Liberdade

6.530
Foto por: Carnaval a Cavalo de Bomfim
Atualizado em: 10/02/2023

Confira toda a programação do Carnaval da Liberdade!

 

A maior programação de Carnaval de todos os tempo! São mais de 140 cidades que celebram a festa das cores e mais de 220 eventos para pular carnaval!

 

O carnaval de Minas é a festa que celebra a mistura, a alegria e a liberdade de ser e viver...

Em cada lugar de Minas a manifestação do carnaval carrega a economia da criatividade e a tradição de ser mineiro!

Desde marchinhas e batuques no interior até blocos que arrastam multidões nas avenidas de Belo Horizonte!

Vem conhecer os carnavais espalhados pelo estado:

 

Aiuruoca - O Carnaval Antecipado de Aiuruoca é o primeiro carnaval antecipado do país, completando em 2023 seu 83º ano de existência. Nessa edição o Carnaval Antecipado de Aiuruoca conta com uma programação que visa trazer para o público muita música boa, alegria e diversão. Para proporcionar segurança para os foliões, o evento conta com ampla equipe de segurança e monitoramento por câmeras e drones.

Além Paraíba - Carnalém do dia 17 a 21 de fevereiro no parque de exposições, com os melhores blocos de rua e shows da região.

Alfenas - Carnaval da Família, de 17 a 21, na Praça Getúlio Vargas com muito samba e pagode!

Almenara - O Carnaval de Almenara é um evento gratuito que busca resgatar a forma tradicional de comemoração da festa, serão 4 dias de alegria e segurança.

Andrelândia - O carnaval AndreFolia estará recheado de muita música, dança e alegria durante os cinco dias de folia.

Angelândia - Com o Carnaval da melhor idade, Angelândia reúne blocos da terceira idade com atividade carnavalesca tradicional, animada com marchinhas e canções típicas.

Araporã - Cores, sons e movimentos tomam conta da cidade no Carnaporã;.

Arcos - Depois de 3 anos sem a festa, a população poderá brincar, dançar e se divertir com a comemoração que faz parte da tradição cultural brasileira. O evento de pré-carnaval acontece entre 10 e 12 de fevereiro, na Praça Floriano Peixoto.

Areado - O carnaval de Areado é muito famoso na região, trazendo vários turistas e foliões da própria cidade. Serão cinco noites de folia e duas matinês, apresentação de bandas, shows e marchinha de carnaval mantendo a tradição dos carnavais de salão da época.

Argirita - O Carnaval Argiritense se destaca pela hospitalidade de seu povo, pela segurança e por manter as tradições carnavalescas. O Carnaval acontece em um dos seus cartões postais que é a Praça Catulina Vasconcelos, Praça da Matriz que fica no Centro da cidade.

Astolfo Dutra - O melhor Carnaval da região é em Astolfo Dutra de 10 a 12 e do dia 16 a 21 de Fevereiro, Carnaval com várias bandas.

 

Barbacena - Com o tema Folia em Família” Barbacena celebra o carnval entre os dias 18 a 21 de fevereiro o Carnaval 2023. A programação contará com tardes de lazer para crianças com brinquedos, pipoca, algodão doce e picolés gratuitos, concurso de fantasia, oficinas, bandinha de carnaval, recepção de blocos e muita diversão para toda a família.

Barra Longa - O evento carnavalesco, no período do dia 18/02 à 21/02, na cidade de Barra Longa - MG, contará com desfiles de blocos , shows musicais, matinê para crianças, escola de samba e muito mais diversão para os foliões.

Belo Horizonte - O maior carnaval de Minas acontece na capital, com a expectativa de mais de 5 milhões de foliões enchendo as ruas com cores, diversidade e alegria. Dentre os eventos de BH, o Carnaval do Mirante, We Love Carnaval e o Carnaval do Bem se destacam.

Belo Vale - O carnaval de Belo Vale trata-se de um evento de caráter familiar, típico de cidade de interior, com muita alegria e diversão. São quatro dias de festa com apresentação de bandas regionais que alegram o público presente.

Berilo - O Carna Berilo ocorre durante o dia o publico na Beira do rio Araçuai e a noite a concentração é na praça Dr Antonio Carlos onde além das barracas de vendas monta-se uma grande estrutura de palco para os show variados. 

Bertópolis - No carnaval dos mascarados pessoas de várias idades confeccionam suas máscaras e desfilam pelas ruas da cidade encantando a todos com a sua criatividade, no período de carnaval. Neste ano, o bloco terá a presença da cantora Maysa Santtos e contará com um trio elétrico.

Bocaina de Minas - Carnaval realizado no centro da cidade de Bocaina de Minas, de sábado a terça-feira com blocos, shows e brincadeiras e tem seu foco nas tradições com músicas de marchinhas, sambas e outras. O Carnaval de Bocaina de Minas promove brincadeiras, fantasias e preserva a valorização da família com segurança, tranquilidade e hospitalidade do povo bocainense.

Brasília de Minas - Em uma tradição de mais de 40 anos, o tradicional Carnaval de Brasília de Minas se desponta como um dos maiores eventos do gênero em todo norte de Minas, que oferece um ótimo programa para o folião diurnalmente.

Bueno Brandão - Carna Místico 2023 em Bueno Brandão terá "Os Originais do Samba", "Miltom Guedes", "Demônios da Garoa", além de vários shows, blocos, matinê e escola de samba.

Buritis - Vem aí o mega carnaval do noroeste mineiro, o Carnaval de Buritis 2023 nos dias 17 a 20 de fevereiro de 2023 com bandas de carnaval, som automotivo, DJ e muitos mais, festa regada a muita alegria e diversão para todos. Venham comemorar o melhor carnaval de minas.

Cabeceira Grande - O carnaval de Cabeceira Grande se renova e inova, resgatando os tradicionais desfile de blocos pelas ruas da cidade. O Carna-palmital promete ser um marco para a fomentação do turismo em nosso município, serão 3 dias de festa, com shows, desfile e eleição da rainha do carnaval 2023.

Cachoeira da Prata - Carnaval tradicional de Cachoeira da Prata.

Cachoeira de Minas - O Carna Kaxu tem a melhor programação com conforto e segurança, em praça pública!

Caetanópolis - O melhor carnaval de rua com muitos shows!

Caiana - Tradicional carnaval de Caiana, o Caiana Folia, com muito folclore, o boi pintatinho, a vaca da cachaça e shows, com blocos de homens que se vestem de mulher com cada criatividades, o bloco das piranha. Tem os bonecos como a nega maluca, as mulinhas com cabeça e o boi pintadinho que cada ano são enfeitados com veste diferentes.

 

Campanha - Muita Folia, shows, entrada franca! Atrações confirmadas: Dia 17 de fevereiro, direto de Salvador, Banda Peixe. Dia 18: bonecos gigantes de Brazópolis e a Banda Carta e seus Curingas. Dia 20 de fevereiro: Pixote. E tem muito mais!

Campina Verde - Carnaval de Campina Verde foi um dos primeiros carnavais de Minas Gerais com formato de carnaval de rua. Sua tradição veio desde a década de 80, uma festa que movimenta uma população flutuante, quase dobra a população do município. 

Campo Belo - Shows gratuitos na Praça e desfile de Blocos Carnavalescos.

Campo do Meio - O melhor carnaval que Campo do Meio já teve!

Canaã - Carnaval com atrações desde a criança ao publico de mais idade.

Capim Branco - Pré carnaval fascinação e Pré carnaval Empório Bar.

Capitólio - O Carnapitólio é um evento tradicional na cidade e é patrimônio histórico imaterial registrado no município de Capitólio.

Carangola - Está de volta o maior Carnaval da Região!

Carmo de Minas - De 18 a 21 de Fevereiro na Praça de Eventos em Carmo de Minas acontecerá o CARMO FOLIA 2023  com festa das cores, concursos e muita música!

Carmo do Paranaíba - Carnaval no distrito de Quintinos

Caxambu - Tradicional Carnaval de rua de Caxambu. Atrações para toda a família! 

Centralina - Podemos caracterizar como uma festa de família, onde toda comunidade local e muitos visitantes participam da Festa do Rei Momo.

Chácara -  Festa do tradicional carnaval de rua da cidade de Chácara-MG com show na praça principal, blocos e muito mais...

Conceição da Barra de Minas - Depois de 2 anos sem folia, o Carnaval de CBM está de volta com muita animação para os foliões curtirem o carnaval do jeitinho que gostam! 

Coqueiral - O Carnaval de Coqueiral é considerado um dos melhores carnavais do Estado.Durante o dia o carnaval da família traz banho de espuma, brinquedos, dança e marchinhas, a noite as renomadas bandas Araketu, Terra Samba, A Zorra, Charanga Pop, DJ Felipe, Swingão e Fabricio Flores fazem a festa! 

Coronel Murta - Evento popular de valorização da cultura e fomento comercial.

Coronel Xavier Chaves - Ative seu modo criativo, chame os amigos e venha curtir os blocos, bateria, shows e muita música.

Córrego do Bom Jesus - A população de Córrego de Bom Jesus e das cidades vizinhas não precisa esperar até o Carnaval para começar a aproveitar a festa. Geralmente na semana que antecede o carnaval, acontece no município o CarnaKórggo, carnaval antecipado com diversas atrações musicais para todos curtirem ao máximo o evento. 

Couto de Magalhães de Minas - Couto vem trazendo um carnaval saudável e alegre que trás para a rua famílias, crianças, jovens e idosos. Todos os dias no palco, shows com artistas locais e regionais e pelas ruas da cidade o desfile dos mais divertidos blocos de rua.

Cristais - Carnaval de rua em Cristais MG com entrada gratuita, shows todas as noites.

Cruzília - Com desfiles dos tradicionais blocos da cidade e das Escolas de Samba "Unidos da Vila Magalhães" e "Unidos da Colina". 

Delfim Moreira - O Carnaval vai acontecer dos dias 18 a 21 de fevereiro na praça Sebastião Rodrigues Ferreira em Delfim Moreira. Um ambiente de muita música e folia será preparado para toda a população!

Diamantina - Quando o assunto é carnaval, a cidade da música é sempre um destaque e neste ano não seria diferente. Confira os bloquinhos e foliões que vão agitar a cidade, Carnaval Radical, Festival Gastrô Folia, Circuito dos Blocos Carnavalescos, Liga dos Blocos Universitários, Espaço Folia, Quitanda da Tradição, Largo da Alegria, MPB Beco, Espaço Miguilim.

 

 

Divisa Nova - Pré carnaval com concurso de blocos, diversão e muita folia, para toda família

Dona Euzébia - Carnaval com blocos de rua, com blocos de rua e particular, com palco e bandas durante os quatro dias de carnaval com muita alegria.

Dores de Campos - Carnaval em Dores de Campos promete animar os foliões em 2023!

Espera Feliz - O CarnaFeliz acontece há vários anos no município de Espera Feliz. Trata-se de uma grande festa com participação gratuita do público. Cheia de diversão e música que mexem com a galera. 

Estiva -  Shows todos os dias. Matinês, aulão de Axé e Zumba. Desfile de Blocos e uma super praça de alimentação. Muita diversão e alegria nos 04 dias de um carnaval muito familiar e seguro. 

Faria Lemos - O Carnaval de Faria Lemos, tem vários blocos de rua, blocos infantis, baterias de escolas samba, baianas alegrando o desfile pela avenida e vários shows, além de uma bandinha com marchinha para relembrar os velhos carnavais.

Formiga - O Carnaval na cidade de Formiga irá acontecer nos dias 17/18/19 e 20 de fevereiro, ele acontecerá no bairro Engenho de Serra e na Praça da Rodoviária e terá a participação do Bloco vai quem quer, garotos do pagode, Inimigos da HP e Renato e Giovanelli.

Governador Valadares - A programação do Carnaval de Governador Valadares está imperdível, com o Bloquinho Gevê Folia, CarnaPina 2023, o 7º CarnaPérola e o CarnaBretas.

Guaranésia - O Carnaval da Gente o qual dentro de sua estrutura contará com 05 noites de shows e 03 matinês, sempre observando os critérios de segurança, conforto dos foliões e qualidade dos shows apresentados.

Guaxupé - Um carnaval para a família, buscando o resgate de tradições, com muita música boa.

Iguatama - Neste carnaval de 2023, contamos com apresentação de quatro bandas de renome para noite e uma matinê voltada para o publico infantil.

Inconfidentes - O Carnaval de Inconfidentes, é uma festa tradicional da cidade, acontece há mais de 50 anos. Existe na programação diversas atrações culturais, sendo as mais tradicionais, a Lira de Inconfidentes e a Escola de Samba Nação Verde e Branca.

Inimutaba - O evento se tornou tradicional na cidade com a realização do Carnaval de Rua mais as apresentações do desfiles dos blocos caricatos que estão sendo realizados na Praça Central.

Inhaúma - O carnaval de Inhaúma, além de ser uma festa popular e cultural, mantém o título de uns dos melhores carnavais da região, atraindo um público de grande relevância para o nosso município. O objetivo do evento é promover e enaltecer as tradições carnavalescas, oportunizando o desenvolvimento criativo e a união das classes sociais, com uma programação cheia de shows, desfile e bloco!

Ipatinga - Ipatinga reúne diversos eventos como Vibezinha Carnaval, Carnaval Batucada e Desfile de Carnaval.

Itamogi - Todas as noites com shows e Djs animando a festa que será a principal atração da região, fomentando o turismo do Município. Venham se divertir.

Itanhandu - O maior evento do calendário municipal, atrai um grande número de visitantes para as festividades na cidade

Itapecerica - Itapecerica está em clima de folia com a realização do Carnaval Itabeleza 2023, após dois anos. O evento sempre ocorre nas ruas principais da cidade. A tradição de dar destaque aos nossos blocos continua: Mal Dormidos, Suvaco de Cobra, Balacobako e Só a Nata, formados por músicos da terra, além de cantores locais.

Itapeva - 19ª EDIÇÃO DO CARNAVAL DE RUA ITAPEVENSE: DE TODOS PARA TODOS! 

Itatiaiuçu - O Carnaval de Itatiaiuçu 2023 vem com uma organização espetacular e com grande qualidade com muitas atrações, onde teremos varias bandas e bloco que irão se apresentar em trio elétrico. Serão 4 dias de festa, com as seguintes apresentações: Biquíni Cavadão / Du Bandu / Comunidade Batuque e o Bloco Lá vem o Negão.

Itinga - O tradicional carnaval de Itinga destaca-se pelos blocos carnavalescos que durante os dias de folia movimentam as ruas no período da noite, e durante o dia nas praias e cachoeiras.

Itutinga - O evento acontecerá na região central de Itutinga. As atrações são gratuitas e para todos os públicos com shows de bandas e DJs.

Janaúba - O Carnaval Janaúba 2023 acontecerá na Praia do Copo Sujo e na Ilha do Caiçara, com muitos bares, restaurantes, barracas e com vários eventos esportivos nesse período (Vôlei de Praia, Peteca, Beach tênis e beach soccer). 

Januária - O melhor carnaval do Norte de Minas, o tradicional Carnaval de Januária, começa sempre às sextas feiras e arrasta uma multidão de foliões durante cinco noites de muita música e muita alegria, os foliões se divertem ao som de potentes trios elétricos ou de blocos de rua com suas entusiasmadas baterias.

Jequitinhonha - O maior, melhor e mais tradicional carnaval do nordeste de Minas Gerais! O Carnaval do Sol acontece de 17 a 21 de fevereiro.

Juramento - O tradicional carnaval no Balneário do Rio Juramento é um evento com acesso gratuito, música ao vivo, ambiente familiar e segurança, a 35 km de Montes Claros.

 

 

Lavras - O CarnaLavras2023 busca resgatar a alegria dos tradicionais carnavais de Minas, com muito alegria pra família e muita marchinha que marcaram os carnavais em nosso estado. Uma programação onde o foco principal é trazer pra família mineira um reencontro com os carnavais que se perderam no tempo, com alegria, muitos blocos, segurança e muita diversão pra todos. Blocos tradicionais realizarão sua festa em vários pontos da cidade, levando alegria e folia nos 4 cantos de Lavras.

Lima Duarte - No carnaval de Lima Duarte de 2023 os foliões poderão contar com a alegria dos blocos, atrações carnavalescas e shows intercalados entre os dois palcos do evento. A alegria começa cedo com o Matinê, som mecânico e marchinhas e Banho de Espuma, Festa do Momo e Bloco de Bar em Bar.

Limeira do Oeste - Em 2023 o Carnaval de Rua  de Limeira do Oeste contará com 4 noites animadas pela Banda Jafferson Show e as matinês.

Luminárias - O melhor Carnaval da Região, Carnaval das Luminárias. Festa e Alegria na cidade das Luzes. Tradicional e Contemporâneo, o Carnaval em Luminárias expressa a alegria dos blocos caricatos, a diversidade do Carnajogos (Peteca, Pebolim, E-Sports), o ecoturismo e as atividades ao ar livre nas dezenas de cachoeiras, serras, picos, vales e grutas do Município, os encontros de amigos, de turmas, os inúmeros abadás, Dj todas as noites, Bloco Acadêmicos do Sambatuque, Ensaios abertos, Futebol de Rua.

Madre de Deus de Minas - Os dias de folia serão animados em Madre de Deus de Minas, com o Carna Madre 2023! Shows com bandas renomadas no estado e Djs nos cinco dias de muita festa.

Manhuaçu - Pré carnaval a ser realizado no Bairro Bom Pastor com desfile de blocos em várias ruas com paradas estratégicas para apresentações especiais de marchinhas e músicas tradicionais dos carnavais de rua.

Manhumirim - O Carnaval sempre foi comemorado em nossa cidade. A alegria contagia o povo, trazendo as marchinhas no centro da cidade com shows locais e desfiles das pessoas que nasceram em nossa cidade e hoje vivem em outra cidade.

Mar de Espanha - O CARNA MARESP 2023, chegou com tudo e vai acontecer na Praça Barão de Ayuruoca, no centro da cidade!

Maravilhas - A Marafolia 2023 conta com desfile pela cidade com escolas de samba, fantasias criativas, rainha e rei Momo, show com a Banda Veneno Tropical, Banda Phocus, DJ´s e muito pagode.

Mariana - Com o tema “Mariana Alegria! O Retorno Da Folia!” para o carnaval de 2023, Mariana prepara uma vasta programação contemplando a rica história com os festejos voltados para as famílias, com muito zelo e segurança, resgatando como prioridade as ricas tradições.

Mateus Leme - O Carnaval da Liberdade 2023 em Mateus Leme terá apresentação de blocos carnavalescos, shows musicais com muito axé, folia e marchinhas. 

Medina - Evento para todas as idades e normalmente com bandas de Medina e região como principais atrações. 

Minas Novas - O Carnaval “Bom Demais” de Minas Novas é considerado como um dos principais de Minas Gerais e o maior do Nordeste do estado. Durante os cinco dias de folia que começa na sexta-feira de carnaval e encerra na madrugada da quarta-feira de cinzas, os foliões dançam, cantam e brincam em um circuito aberto animado com trios elétricos e palco ao som de muitas bandas regionais e nacionais, grupos folclóricos e blocos caricatos. Realizado em circuito aberto com ampla participação popular.

Moeda - Chegou o CarnaMoeda, com muitos shows, barracas, matinê para as crianças e muita alegria para toda família.

Monsenhor Paulo - Conforme vem ocorrendo há alguns anos, Monsenhor Paulo realiza seu Carnaval antecipado, CarnaPonte 2023, denominação que remete aos tempos em que a localidade era o Distrito de Ponte Alta da Comarca de Campanha - MG. 

Monte Azul - O Carnaval do Povo é alegria, cultura, música e entretenimento. Venha participar conosco desse evento que irá acontecer na Praça Francisco Teles de Menezes no Bairro Pernambuco.

Monte Santo de Minas - Shows com as Bandas: Beat Samba; Usmén; Banda Lemon; Inimigos da HP.

Morada Nova de Minas - O Carnamorada 2023 é pura alegria com cinco dias de muita animação e folia no Parque de Exposição.

Muriaé - O Carnaval de Muriaé acontece com desfiles em dois dias, sexta-feira e sábado, envolvendo cinco escolas de samba do município, sendo elas: Unidos do São Joaquim, Canarinho do Samba, Unidos do Santa Terezinha, Papagaio e Marambloco. Após os desfiles acontecem os shows. O domingo é marcado pela matinê infantil e da melhor idade. Paralelamente acontecem os desfiles dos blocos Vira lata e Manguaça.

Muzambinho - Impulsionado pelas grandes atrações de rua e pelos blocos universitários que se originaram nos anos 2000. O carnaval de Muzambinho é hoje grande referência de alegria e bem-estar, sendo um dos destinos mais procurados do Sul de Minas, a festividade destaca-se também pela grande receptividade que o povo mineiro tem! E, em 2023, o melhor carnaval de rua está de volta! 

Nepomuceno - Viva intensamente esses 5 dias em Nepomuceno para celebrar a alegria de estar vivo! Um carnaval de tradição! Todas as noites e durante o dia com bandas e blocos.

Nova Belém - O Carnaval com Cristo é um momento de experimentar a verdadeira alegria, curtir o Carnaval na presença de Cristo é um momento de experimentar a verdadeira alegria.de estar na presença viva e real do amor de Deus através da música, louvor e oração. 

Nova Era - Do dia 17/02 a 21/02 será realizado o Carnaval 2023 na cidade de Nova Era MG. Com dois palcos, Palco Diversidade e Palco MPB, buscamos levar o melhor da folia para todas as pessoas. 

Novo Oriente de Minas - O evento que acontece a mais de 6 anos está cada vez maior! Não perca o Carnabuti!

Oliveira - A cidade tem um carnaval reconhecido como um dos melhores de Minas Gerais. A sua figura principal é o Cai N Água, que nada mais é do que uma réplica adaptada dos mascarados do Carnaval de Veneza, onde os nobres se misturavam à multidão nas festas. Outra característica marcante do carnaval oliveirense é o bloco "Pelo amor de Deus" que alegra as noites da sexta-feira com seus foliões irreverentes. 

Pains - Pains também comemora a maior festa popular do Brasil com o Carnaval Pains 2023 com 4 dias de festa.

 

 

Palma - O carnaval é uma festa tradicional popular na cidade com desfiles de blocos, mineiro pau e shows que atraem palmenses ausentes e visitantes.

Papagaios - Você pode aproveitar e pular o carnaval ao som de shows artísticos e mecânicos no Carnaval de Papagaios e apreciar o desfile da Escola de Samba Águia de Ouro e matinê infantil, tudo em uma área privilegiada do município, proporcionando aos foliões segurança, conforto e diversão.

Paracatu - O CARNAFOLIA PARACATU abre alas para a diversão e o encontro de todas as tribos. O Evento que acontece na Avenida Olegário Maciel promete agitar foliões e visitantes em uma festa cheia de energia e boas vibrações! E no Carnaval de Outrora você tem a oportunidade de recordar e viver a tradição do Carnaval de Marchinhas!!

Paraopeba - O Carnaval da Feirinha, um carnaval voltado para as famílias se divertirem. Com matinês, muita marchinha e brincadeiras para as crianças, serão 03 dias de evento, sexta, domingo e terça de Carnaval.

Passa Quatro - Evento popular tradicional do Sul de Minas, o Carnaval de Passa Quatro se destaca por conservar símbolos e tradições de folias de tempos passados, que perpetuam até os dias de hoje. Charangas, blocos carnavalescos, desfile de bateria, matines , confete e tudo que um bom carnaval de rua propícia. Durante as noites, bandas agitam a galera, no privilegiado centro histórico como palco.

Passa Tempo - O Carnaval de Passa Tempo 2023 conta com uma programação cheia de música nos shows, escolas de samba e alegria dos blocos!

Peçanha - O CARNAPEÇANHA é patrimônio cultural registrado do município, atrai turistas de toda região para aproveitarem o tradicional carnaval de rua com blocos de foliões. E preparem suas fantasias porque esse ano a folia vai ser cheia de brilho, alegria e novidade pois será realizada a 1ª Competição de Fantasias do Carnaval de Peçanha!

Pedralva - O tradicional Carnaval de Pedralva está de volta! Para animar os dias de carnaval muitas bandas e o famoso Bloco do Pink Floyd.

Perdizes - O Carna Perdizes acontecerá no Parque de Exposição, com atrações principais Swingueira Brasil, Só pra Contrariar, e Matheus Ferraz e Thiago. Além da tradicional matinê no domingo. 

Perdões - Carnaval de muita alegria, música e animação... A criançada dança, a família se diverte e o jovem curte! O carnaval de rua em Perdões faz parte da tradição do município. A cidade aposta nas marchinhas e blocos tradicionais, com palco na Praça Dr. Zoroastro Alvarenga , Praça da Matriz, tendo em seu entorno belíssimos casarões centenários. É um Carnaval para todas as idades.

Piedade do Rio Grande - O maior e o melhor carnaval da região está de volta! Venha viver o CarnaPié 2023 e se prepare para cinco dias de muita festa e alegria na Praça Salvador Lourenço.

Pimenta - O carnaval de Pimenta ficou ainda melhor, agora pela primeira vez acontecerá na orla da lagoa, na região central da cidade. Com dias atrações e estrutura para receber o folião.

Piranga - Com uma programação recheada, o Carnaval de Piranga se destaca com o desfile do Zé Pereira, da Escola de Samba e dos Blocos populares que tomam a rua da cidade para comemoração carnavalesca! Shows, fantasias, apresentações, decorações e coreografias enfeitam as ruas nesse período.

Pirapora - O Carnaval 'PiraFolia' 2023 vai agitar toda a região e já está acontecendo a temporada preparatória com o concurso de samba-enredo!

Planura - Planura tem o melhor carnaval da região, o CARNAPLAN 2023 conta com praça de alimentação e excelentes atrações artísticas para alegrar e divertir a todo público. 

Porteirinha - O Carna Port 2023 vai sacudir, vai abalar com muitas bandas e todos os dias na Praça Odilon Coelho abertura com a Banda Filarmônica e Escola Municipal de Música apresentando marchinhas carnavalescas e concurso de blocos.

Pouso Alegre - O Carnaval em Pouso Alegre contará com sete blocos carnavalescos que irão animar as ruas do município durante o período de folia. De 17 a 21 de fevereiro, diversas ruas e espaços da cidade receberão os foliões, com direito à alegria para toda a família, com segurança e promoção da diversidade cultural do município. 

Pouso Alto - O Carnaval Antecipado de Pouso Alto começou no início dos anos 2000 e de lá para cá têm sido um grande sucesso trazendo um público de peso, muita animação, bom som e alegria espalhada por todos os cantos da cidade e a praça Desembargador Ribeiro da Luz fica lotada.

Poté - O Carna Poté é uma das maiores festividades da cidade e recebe vários visitantes das cidade circunvizinhas, o evento acontece na praça da cidade de Poté.

Prados - O carnaval 2023 está chegando e promete ser a maior festa do ano! Com muita música, dança e alegria, não dá para ficar de fora! Se prepare para ver os melhores desfiles e shows, com os artistas mais animados! Junte-se a nós nesta celebração incrível e deixe o carnaval 2023 ser inesquecível!

Raul Soares - Muita alegria, animação e atrações para todos os gostos. O Carnaval de Raul Soares é a festa mais tradicional e aguardada do ano em toda a região. Com entrada franca todos os dias, o Carnaval raul-soarense reúne milhares de pessoas em cinco dias e noites de festa com programação diurna e noturna para todos os gostos e gêneros. Em 2023 a atração principal é o grupo Bartucada, de Diamantina, mas a programação conta com DJs e shows todas as noites, além dos tradicionais blocos e matinês com concurso de fantasias.

Rio Doce - A folia está de volta com shows, blocos, matinês…

Rio Novo - A cidade apresenta a maior folia da Zona da Mata, com tradição, beleza e criatividade das escolas de samba e diversos blocos carnavalescos com garantia de muita diversão. O Carnaval de rua, conta com desfile de duas escolas de samba, trio elétrico, bandas, desfiles de blocos caricatos, de visitantes e das famílias.

Ritápolis - A folia vai tomar conta de Ritápolis no carnaval mais esperado da região.

Rodeiro - O bloco do Zé Pereira, o mais tradicional, está de volta!

Sabará - Um dos carnavais mais tradicionais de Minas Gerais que ocupa as ruas do centro histórico por mais de um século, a festa de Sabará arrasta milhares de foliões e enche a cidade de alegria. São dezenas de blocos, bloquinhos, escolas de samba, bandas e grupos que durante cinco dias, transforma a cidade de Sabará em um dos principais palcos da folia do Brasil.

Santa Cruz de Minas - A Menorzinha do Brasil promete um carnaval gigante! Que tal aproveitar o carnaval para conhecer o menor município do Brasil e ainda se divertir nas ruas dessa cidade que mistura natureza com história?

Santa Cruz do Escalvado - O tradicional Carnaval de Santa Cruz do Escalvado retorna com as atrações que tomam conta das ruas da cidade. Todas as noites, a partir de 23 horas na Praça Central.

 

 

Santana de Cataguases - Santana de Cataguases está se preparando para esse mega evento, o Carnaval 2023. Com muitas atrações, blocos, shows... Você é nosso convidado especial.

Santo Antônio do Grama - O carnaval de Santo Antônio do Grama é um evento tradicional, onde os blocos se concentram e encontram na Praça Francisco Luís Pinto Moreira, conhecida como "Praça da Rodoviária", e neste ano de 2023 os blocos sairão as ruas para festejar o Carnaval após uma pausa de 02 anos devido a pandemia do covid-19. 

São Bento Abade - Carnaval antecipado 2023 São Bento Abade MG dias 10, 11 e 12 de 2023, Praça 7 Orelhas.

São Francisco do Glória - Um evento com vários shows com muito Axé para animar o povo!

São Geraldo - Se você gosta de bloquinhos de rua, trio elétrico e apresentações musicais diversificadas... São Geraldo é o seu lugar!

São Gonçalo do Pará - Blocos carnavalescos animando os cinco dias de folia, com a participação de quem aprecia a alegria do carnaval. Evento mais tranquilo com ênfase na diversão familiar. 

São João del Rei - A tricentenária São João del-Rei preparou a folia completa: desfile das escolas de samba na Avenida e cerca de 50 blocos na cidade e nos distritos, incluindo intensa agenda de pré-carnaval.

São João Nepomuceno - Um dos mais tradicionais e famosos carnavais de Minas Gerais, o carnaval de São João Nepomuceno reserva uma programação com desfile de 11 blocos de rua, três blocos fechados, escolas de samba, shows musicais com muito samba, axé, pagode e marchinhas. 

São Lourenço - Carnaval das Águas 2023 é uma festa para todos os gostos e idades. Com início no dia 17 de Fevereiro, sexta-feira, a festa de Momo promete ser umas das melhores da região.

São Miguel do Anta - Um carnaval para se divertir em família, curtir entre amigos preservando a paz e alegria, com muita cultura e tradição. Que acontecerá entre os dias 18 a 21 de fevereiro, com várias bandas e blocos.

São Pedro da União - Carnaval de rua com muita música, brinquedos Infláveis, máquina de espuma e muito mais!

Sapucaí-Mirim - Com os bonecos gigantes, Zé Pereira e Maria Pereira, o carnaval Sapubeleza é sinônimo de diversão e muita alegria para todas as idades. 

Sarzedo - O Balie de Carnaval Infantil, vai homenagear a Dupla infantil Jojô & Palito - 30 anos de Sucesso. A Dupla Jojô & Palito trabalha com teatro infantil há 3 décadas em Minas Gerais é a Dupla mais premiada no Teatro mineiro. BloCão é um Concurso de fantasia para os Cachorrinhos. O objetivo é arrecadar fundos para as Instituições de defesa aos animais. Para participar do desfile dos Cães tem que realizar as inscrições no Sympla.

Senador Firmino - Um dos maiores e mais tradicionais carnavais da região, com diversos blocos de rua.

Sete Lagoas - Pré-Carnaval de Sete Lagoas, com bloquinhos e bandas de samba e axé em vários locais!

Tiradentes - A Folia em Tiradentes é memorável, unindo o charme da cidade com o ritmo e a alegria da tradicional festividade, que é marca da cultura de nosso país, e em 2023 será melhor que nunca!

Três Marias - O município de Três Marias organiza o evento carnaval no Terminal Turístico Praia Mar de Minas, o evento conta com apresentação de bandas renomadas. 

Três Pontas - A Pracinha do Centenário será palco para o Carnaval Família, com espaço fechado para recreação, com recreadoras experientes, decoração lúdica, muito samba, marchinha e axé! 

Uberaba - O Carnaval 2023 traz o Aspirante Geoparque Uberaba como temática principal. O projeto tem a proposta de resgatar a tradição do Carnaval de rua, valorizando o centro da cidade e seu patrimônio cultural, com desfile de blocos populares, trio elétrico, corte carnavalesca e shows na Praça Concha Acústica.

Uberlândia - Uberlândia já está em clima de carnaval e, para começar a folia, acontece sexta com a Noite do Antigos Carnavais, além disso o Carnaval de Uberlândia conta também com o baile de máscara.

Várzea da Palma - Várzea da Palma, após decadas sem realizar o Carnaval, no ano de 2023, no ritimo do Carnaval da Liberdade irá realizar o evento, que será gratuito na Praça de Eventos, com shows de bandas locais e regionais, concurso para melhor fantasia, matinê com pagado e muita marchinha de Carnaval.

Visconde do Rio Branco - O Carna Spring chegou em Visconde do Rio Branco! O tradicional bloco de carnaval que tem tomado as ruas de São Miguel e Ervália, agora também está em Visconde do Rio Branco.

 

Você não pode perder o Carnaval da Liberdade, o melhor carnaval do país!

Confira todos os eventos clicando AQUI.

Sobre o Autor

Breno Montserrat

Turismólogo em formação e analista de marketing turístico. Apaixonado por música, livro, pizza e um bom café. Mineiro do interior, noveleiro, filho do verão.

Lara Calazans

Turismóloga em formação e servidora da SECULT. Amante da mineiridade, do Vale do Jequi e de um bom café com queijo.

Comentários

O que eu procuro em Minas?