Turismo em Minas Gerais | Viagem para São João Del Rei

683
Foto por: Pedro Vilela
Atualizado em: 16/09/2022

 

Relato de Viagem: A charmosa cidade mineira de São João Del Rei

 

São muitas as cidades históricas encantadoras de Minas Gerais e hoje o nosso relato de viagem vai te fazer reservar a sua próxima viagem direto para São João Del Rei! 


 

Ouro Preto, Mariana, Diamantina e Congonhas são algumas das tantas cidades que contam de uma forma tão profunda a história colonial de Minas Gerais. E nesse relato de viagem Camila vai contar as sensações e os segredos de uma dessas cidades muito especiais, São João Del Rei!

 

 

Há tanto tempo que conheci São João Del Rei que nem recordo mais da data exata. Sei que já estive por lá várias vezes. Pra você que é mineiro ou não, eu digo: conheça São João, visite essa cidade mineira setecentista que possui um belíssimo centro histórico, enfeitado por museus, casarões e igrejas. 

 

Para incentivar você a desbravar São João Del Rei, vou compartilhar algumas das minhas peripécias por lá:


 

Foto: A bela igreja de Nossa Senhora das Mercês.

 

Conheci o lindo Teatro Municipal de São João, onde pude apreciar uma bela apresentação de um violeiro. E depois desse passeio, se a fome bater recomendo uma deliciosa pizza, combina muito com o clima de São João Del Rei. Fiz isso com meus primos e curti muito, ainda mais com as luzinhas amarelas da cidade e um jazz tocando ao fundo.

Se você quiser ver a cidade do alto, vá para o alto. No bairro Senhor dos Montes, habita o Cristo Redentor da cidade. Estive lá de dia e de noite, e a vista foi sempre bela.


 

Foto: A maria-fumaça de São São João Del Rei.

 

Bom, algo precisa ser dito: a arquitetura de São João Del Rei é linda. Espero você ir lá pra dizer que concorda comigo. As pontes são o cartão postal da cidade, mais do que travessias, elas estão ali para enfeitar a cidade. E é lógico que como toda cidade histórica mineira, você irá encontrar lá várias casas e casarões históricos, colorindo e aperfeiçoando a paisagem. 

Te digo mais: é um prazer vaguear pelo centro histórico de São João Del Rei, e se você me perguntar o porquê eu lhe digo que é porque perambulando por lá se tem a impressão de viagem no tempo. Imagine aqueles postes históricos iluminando as calçadas feitas de pedra sabão, os casarões cuja beleza enche os olhos, as formosas igrejas….

 

 

Foto: Os registros de Camila por São João Del Rei.

 

O que posso dizer?! É isso mesmo que você está pensando, as igrejas históricas de São João em toda a sua graça têm um passado muito distante, mas ao mesmo tempo ajudam a contar a história de fé do povo mineiro. Falando em igrejas, lembro-me de sinos, e você sabia que a tradição do toque dos sinos em São João Del Rei é Patrimônio Cultural do Brasil. Pronto, tá aí mais um motivo para você ir lá. 

Bom, eu adoro museus, pois eles nos contam mais da história e cultura de um povo e você encontrará ótimos museus em São João Del Rei

Preciso terminar este texto afirmando: conheça São João Del Rei, cidade que preserva o melhor do barroco mineiro, faz parte da Estrada Real e acima de tudo exalta a arte e cultura do povo mineiro. Eu ainda quero voltar muitas vezes a São João, e quem sabe até morar lá. E você, está esperando o quê para ir lá?!


 

Foto: As encantadas travessias da cidade dos sinos que falam.

 

O recado já foi dado e você pode conhecer muito mais em: São João Del Rei oferece trilha com natureza e história.

Sobre o Autor

Camila de Figueiredo Pimenta

Mineira apaixonada por Minas. Amo viajar e descobrir novas culturas e outras naturezas. Me interesso muito por turismo e patrimônio cultural.

Comentários

O que eu procuro em Minas?