Turismo em Minas Gerais | O que fazer em Capitólio

1.024
Foto por: Nathália Dulce
Atualizado em: 28/09/2022

O que fazer em Capitólio - um guia de experiências pelo Mar de Minas

 

Capitólio também é Mar de Minas e em Minas tem muitas praias, natureza e aventura, você não pode perder!
Confira os relatos de viagem que estão recheados de dicas imperdíveis!

 

Nesse relato de viagem a Nathalia vai contar muitos de seus passeios e descobertas, um roteiro incrível para quem não conhece o famoso destino mineiro e também para quem deseja voltar.

 

 

“Quando falamos sobre Capitólio é certo que a primeira coisa que lhe vem à mente são os cânions, mas pode acreditar que nas minhas duas últimas viagens na região o que teve de pontos turísticos foram 10 vezes  mais do que se pode imaginar!


 

Foto: A turista junto as belezas naturais de Capitólio.

 

Em minha primeira experiência o roteiro 4 x 4 incluía diversos pontos na região, Paraíso Perdido, Paraíso Achado, Lagoa Azul, Pedreira, Poço Dourado, Cachoeira do Beija Flor, entre outros.


 

Foto: Nathalia em um passeio de lancha.

 

Em fevereiro de 2022 voltei à Capitólio e fiz um roteiro totalmente diversificado, fugindo um pouco das visitas aos cânions, focado em um passeio de lancha mostrando as belezas naturais locais! Conheci a Cachoeira do Bem-te-vi que possui uma queda espetacular!!!


 

Foto: Nathalia curtindo muito a Cachoeira do Bem-te-vi.

 

Além disso, vi Capitólio do alto subindo o Morro do Chapéu e tendo uma vista surreal da cidade. Um fato interessante é a história de um guia, que assistiu a copa de 1950 ali, do rádio junto com o padre. Todo mundo subia no Morro do Chapéu a cavalo para assistir a partida e depois ir à missa.

 

Também visitei a maior tirolesa de Minas Gerais e duas cachoeiras, uma ótima pedida para passar o dia.


 

Foto: As turistas na experiência da maior tirolesa de Minas Gerais, que fica em Capitólio!

 

Porém, a experiência mais incrível foi o rapel. Um esporte radical para os amantes de aventura, assim como eu.


 

Foto: Turistas se aventurando ao fazer rapel.

 

Capitólio tem uma culinária e uma hospitalidade sem igual, experimentei o Petit Gateau de goiabada com sorvete de queijo e tenho certeza de que todo mundo precisa provar.

 

 

Foto: Delicioso Petit Gateau mineiro de goiabada com sorvete queijo.

 

Capitólio tem muita coisa para conhecer indo muito além dos cânions, o passeio de lancha e o passeio de jipe. 

Venha conhecer Capitólio, tenho certeza de que vai adorar!!!

 

 

A Nathália não foi a única que reservou um espaço especial no coração para Capitólio. A Luana Lôpo, criadora de conteúdo do blog Viagem e Cura, também registrou tudo e compartilhou sua experiência e dicas preciosas, vem conferir:

 

“Eu sempre ouvia falar sobre o Capitólio, um lugar paradisíaco, de águas cristalinas, cânions espetaculares e super instagramável. Eu sempre via aquele lugar nas redes sociais e blogs de outros colegas produtores de conteúdo e ficava encantada, mas, na realidade, eu não fazia noção da dimensão do lugar e da diversidade de seus pontos turísticos.

No primeiro contato com o local, já tive uma bela surpresa, Capitólio possui inúmeros pontos turísticos que eu não podia nem imaginar. E é sobre essa enorme diversidade de passeios e atrações que eu quero falar hoje.

 

 

Foto: A beleza surreal de Capitólio, seus cânions e águas cristalinas.

 

Cânions 

Acredito que atualmente todo mundo já tenha ouvido falar sobre os cânions de Capitólio, mas acredito que não tenham a dimensão do lugar.

Eu sou metade ribeirinha, morei 3 anos às margens do Rio São Francisco e já fui inúmeras vezes nos cânions do velho Chico. Imaginei, erroneamente, que por ter visitado tantas vezes formações rochosas de beleza sem precedentes iria ser mais um gostoso passeio.

Ledo engano, ao me deparar com a beleza surreal daquele lugar, meu coração acelerou e eu senti algo que senti em poucos lugares do mundo, a presença do divino.

 

 

Foto: Luana em frente a paisagem encantadora.

 

Por fim, se você não gosta de barcos e navegar no Mar de Minas não é para você, ainda assim poderá contemplar os cânions. O Parque Mirante dos Cânions oferece aos visitantes uma vista de tirar o fôlego de qualquer um.

 

 

Cachoeiras 

Os leitores do meu blog Viagem e Cura sabem que eu sou completamente apaixonada por cachoeiras e não importa a temperatura externa, sempre que eu tenho oportunidade eu já estou dentro de uma delas.

E o que falar das cachoeiras do Capitólio?! De águas cristalinas e geladas são aquelas cachoeiras para lavar a alma e deixar de lado todo e qualquer problema ir embora.

Levarei mergulhos e banhos memoráveis em seus poços e cachoeiras. E olha, são tantas que provavelmente eu passaria um mês inteiro indo em várias por dia e não conseguiria visitar todas elas.

 

 

Voo de balão

Andar de balão sempre foi um sonho a ser realizado por mim. Mas eu sempre me imaginei fazendo isso em algum destino internacional, como a Capadócia, por exemplo. Mas, fui agraciada com a surpresa que Capitólio hoje se forma como um dos destinos para os amantes de balonismo no Brasil.

E assim pude viver esse sonho, o que chamamos de turismo de experiência, no meu próprio país e em um estado que tem tanto a oferecer: Minas Gerais.


 

Foto: Voo de balão em Capitólio, uma experiência memorável.

 

Confesso, que fiquei sem chão e sem palavras diante da imensidão que eu estava vendo. A oportunidade de conhecer Capitólio pelos ares foi um dos meus maiores presentes que as viagens puderam me dar: a região é lindíssima. 

Se você me perguntar: como foi fazer um passeio de balão no Capitólio? Em menos de 1s eu tenho a resposta: foi uma experiência de vida e que me trouxe uma bela reflexão.

 

Cozinha  Mineira

Alguns diriam que a culinária não encaixaria nesse post, mas para mim a gastronomia de um lugar faz parte do meu roteiro turístico. É nos sabores locais que você conhece a região, os costumes de um local. E é sempre à beira da mesa que fazemos amigos e conhecemos um pouco mais onde estamos.

A comida mineira é uma experiência à parte em qualquer lugar que você chega e em Capitólio não poderia ser diferente. A cidade está localizada na Serra da Canastra, ou seja, é aquele lugar perfeito para saborear um bom queijo canastra, uma boa goiabada e um maravilhoso café mineiro.

Mas a região ainda está situada às margens do Mar de Minas (o famoso Lago de Furnas), o que faz a sua culinária se destacar. Comi peixes deliciosos, como Tilápia e Traíra, recheados com queijo canastra, é de comer rezando! Além disso, provei o melhor pão de queijo da minha vida, bem como sobremesas incríveis.

 

 

Povo mineiro 

Mas como assim o mineiro está na sua lista? Nós somos seres humanos e quando viajamos gostamos de ver pontos turísticos, mas muito além disso, gostamos de nos conectar com outras pessoas.

E nisso o Capitolino é mestre. Poucas vezes eu fui tão bem recebida em um lugar, com pessoas sempre prestativas e atenciosas. Mas não só isso, eu fui recebida por pessoas apaixonadas pela região e com conhecimento sobre ela, o que acabou tornando minha experiência em todas as atrações turísticas que eu visitei ainda mais únicas.

Eu espero que todos tenham um dia a oportunidade de visitar esse lugar tão incrível e que é muito muito mais que um destino de um ponto só. Inclusive, já estou programando o meu retorno, mas dessa vez para passar mais uns 10 dias, já que 5 foram o suficiente apenas para aguçar minha curiosidade pela região.”

 

 

Foto: Luana em aproveitando um dia de sol no Mar de Minas.

 

Conheça Capitólio e se apaixone pelo Mar de Minas, assim como Luana!

 

Descubra mais sobre essa apaixonante região em Guia Completo do Mar de Minas!

Sobre o Autor

Nathália Dulce

Sou influenciadora digital e trabalho no RH de uma emissora de Rádio e TV. Minha paixão é dividir as minhas viagens com meus seguidores!

Luana Lôpo

Viajante profissional e portadora de fibromialgia. Compartilho meu amor por viagens e minhas experiências nas minhas redes sociais e no meu site Viagem e Cura.

Comentários

O que eu procuro em Minas?