Turismo em Minas Gerais | Receitas de São João

133
Foto por: Fernando Podolski de Getty Images Via Canva Pro
Atualizado em: 21/09/2022

Sabores da Via Liberdade: Aprenda duas receitas para deixar o São João cada vez mais mineiro

 

Arroz doce e Vaca atolada, receitas bem conhecidas por aqui, prometem fazer das festanças Juninas ainda mais mineiras.

 

A gente sabe que as festanças juninas são a cara do mineiro, muita cor, muito amor espalhado e claro, MUITA comida boa! Por aqui, ficamos esperando a época para nos deliciarmos ainda mais com receitas típicas que carregam consigo o afeto e a paixão pela cozinha mineira.

Já demos várias dicas de caldos, bebidas, doces e outras opções para deixar a época com sabor da mineiridade e esse ano não seria diferente.

Separamos duas receitas vindas diretamente de municípios presentes na Via Liberdade, a mais nova rota turística e cultural que liga os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Brasília através da BR-040.

 

Sabor inconfundível

 

Os caldos já são conhecidos dos festejos juninos e embora com distinções entre as receitas, ingredientes e modo de preparo, sempre há um espaço separado para os queridinhos da temporada. Primeiro porque são deliciosos de fato, e segundo porque com o inverno mineiro, eles são a melhor pedida pra se manter aquecido entre uma dança e outra.

De mandioca, de feijão, caldo verde e outras tantas opções ganham nomes diferentes a cada região mineira, e a primeira receita de hoje é vem com um nome peculiar. A Vaca atolada, tem tudo a ver com os festejos juninos, uma vez que tem origem nos interiores, e consiste basicamente num caldo feito a base de mandioca e costela bovina.

O sabor dessa receita é inconfundível e quem não conhece ainda vai se apaixonar, e aos que já conhecem, vão com certeza adicionar ao cardápio junino. E pra gente não perder tempo, anota a receita e ingredientes.

 

VACA ATOLADA

INGREDIENTES

  • 1,5 kg de costela bovina
  • ¼ de xícara (chá) de farinha de trigo
  • 2 cebolas picadas fino
  • 2 dentes de alho descascados e assados
  • 2 tomates descascados e sem sementes, picados
  • 1 colher (sopa) de vinagre
  • 1 litro de água
  • 2 colheres (sopa) de banha
  • 3 mandiocas descascadas e cortadas em rodelas de cerca de 2 cm
  • folhas de salsinha fresca

MODO DE PREPARO

  1. Numa tigela, tempere as costelas com sal e pimenta-do-reino. Salpique a farinha de trigo e misture.

    2. Leve uma panela de pressão com o banha ao ao fogo médio. Quando aquecer, frite as costelas, em etapas, até dourarem por todos os lados. Não amontoe as costelas no fundo da panela, para que não criem água (o que vai impedi-las de adquirir o dourado). Retire da panela e transfira para um prato.

    3. Refogue a cebola na mesma panela. Regue com ¼ de xícara (chá) de água e raspe bem o fundo da panela (esse fundinho é que dá o sabor à receita). Junte os tomates, o vinagre e cozinhe por 5 minutos. Retorne as costelas à panela e regue com o litro de água. Tampe a panela, e após começar a apitar, conte 35 minutos.

    4. Desligue o fogo e, quando toda a pressão sair, abra a panela. Se quiser acelerar, coloque a panela sob água corrente fria (ou levante a válvula com um garfo, mas saiba que isso costuma encurtar a vida útil da panela de pressão).

    5. Adicione a mandioca e complete com 1 xícara (chá) de água. Deixe cozinhar por 20 minutos, mexendo de vez em quando para o fundo não queimar. Na hora de servir, salpique folhas de salsinha fresca.

 

Como por aqui a gente gosta da fartura, a segunda opção de receita para o São João é, também um clássico, comida afetiva sabe? Que aquece o estômago e o coração. O arroz doce é uma alternativa simples e saborosa para deixar a festança mais adocicada, uma pedida que vai unir adultos e crianças em torno da mesa.

De origem asiática, mas tendo conquistado o Brasil, o arroz doce traz consigo o sabor da canela e aquela cremosidade que tornam as receitas irresistíveis, sabe? É uma aposta certeira para a época.

 

Arroz Doce

Ingredientes:

1 xícara de chá de arroz branco,

3 xícaras de água,

1 litro de leite,

1 lata de leite condensado,

1 pitada de sal,

Canela em pó a gosto

Modo de Fazer:

1.Cozinhe o arroz na água com o sal, quando estiver quase seco acrescente o leite e o leite condensado.

2 Cozinhe mexendo de vez em quando até engrossar um pouco deixe amornar na panela e mexa sempre que formar nata na superfície.

3.Coloque em uma travessa ou em tacinhas individuais com canela em pó por cima.

E aí, gostou das nossas dicas? Conta aqui nos comentários quais receitas são indispensáveis na festa junina ai na sua região! E se quiser continuar por aqui programando os comes e bebes, não esquece de conferir nosso post especial sobre drinks juninos.

Sobre o Autor

Luís Carneiro

Mineiro dos pés à cabeça. Marketólogo. Turismólogo em formação, que ama ver, ouvir e escrever sobre as belezuras desse Brasil.

Comentários

O que eu procuro em Minas?