Turismo em Minas Gerais | Descoberto

Serra do Relógio

Situada nos limites do bioma mata atlântica, ao leste da zona da mata mineira, sendo um dos contrafortes da serra da mantiqueira. Na região foram criadas diversas unidades de conservação, como as APA’s Serra do Relógio e Serra do Descoberto, Reserva Biológica Municipal, Reservas Particulares do Patrimônio Natural (PRPPN Alto da Boa Vista, a RPPN Jurerê e a RPPN Sítio Sannyasim), localizados no município de Descoberto-MG. O Parque Natural Municipal da Serra do Relógio localizada no município de Guarani. Os locais pitorescos são muito procurados e frequentados na região como a cachoeira do Ronca, a Pedra do Relógio, o Pico da Serra do Relógio, a gruta do quilombo, o Mirante e os mananciais d’água. Além disso, é possível realizar vivências em propriedades rurais com atividades econômicas (agroindústria). O nome da pedra – “Pedra do Relógio”, que originou o nome da serra – “Serra do Relógio”, vem do desenho de um relógio de pêndulo que pode ser observado de forma invertida, forma que ocorreu com um deslocamento natural da rocha)

Ver mais

  • Localização

    Rural

    Comunidade da Grama, - zona rural

    CEP 36.690-000 - Descoberto - MG

  • Pontos de Referência

    Saindo do centro da cidade, seguir 12 km pela estrada para Itamarati de Minas. No km 5,0 entrar à esquerda, até a comunidade da Grama.

  • Horário de Funcionamento

  • Observação sobre funcionamento

    As áreas que formam a Serra do Relogio sao divididas em públicas como particulares, e estão fechadas com cercas e porteiras, tendo o acesso permitido somente com autorização e acompanhamento.

  • Tipo de Visita

    Auto-guiada;

  • Entrada

    Franca

  • Atividades Realizadas

    A região proporciona diversas atividades ligadas ao uso sustentável do meio ambiente e ruralidade. Estando muito conservada, possui locais com mirantes e paisagens de grande beleza cênica, propícias para a contemplação, grande aptidão para a prática de esportes radicais como o voo livre, montanhismo, corridas de aventura, trekking, estradas e trilhas aptas para o ciclismo, reservas ambientais bem preservadas ideais para o desenvolvimento de pesquisas científicas e educação ambiental, como também oferece condições de hospedagens aos visitantes em modestas instalações de propriedades rurais que vem se adaptando para receber adeptos do ecoturismo e o turismo rural, além de oferecerem a degustação da produção própria de produtos hortifrutigranjeiros, como também de queijos, cachaça, etc.

  • Acessibilidade