Turismo em Minas Gerais | Pouso Alegre

Parque Natural Municipal de Pouso Alegre

O Parque Natural Municipal é circundado por vários fragmentos florestais em sua zona de entorno, os quais abrangem mais de 500 hectares de Mata Atlântica. A tipologia vegetal é Floresta Estacional Semidecidual, encontra-se localizado de forma contígua a outros maciços florestais de propriedade de terceiros como os da “Fazenda Gamelão” com 170 ha e a “Mata da Remonta” de propriedade do Exército Brasileiro e da Reserva Biológica Municipal. O conjunto de fragmentos florestais que recobre a Serra de Santo Antônio na qual está inserida o Parque Municipal se constitui em um importante reduto de biodiversidade que merece ser preservado. Sua represa tida como imponente espelho d'água é circundada por pinheiros plantados na construção do parque em 1971. Mini quiosquis com área coberta, que servem como locais para churrasco, eventos familiares e encontros de amigos. A estrutura conta ainda com 1 cantina, campo de areia e rede para prática de vôlei e lixeiras espalhadas por todo o Parque.

Ver mais

  • Localização

    Rururbana

    Avenida Waldemar de Azevedo Junqueira, s/n - Santa Edwiges - Ribeirão das Mortes 

    CEP 37.552-475 - Pouso Alegre - MG

  • Pontos de Referência

    Partindo da Catedral Metropolitana de pouso Alegre, na Praça Senador José Bento, seguir pela Avenida Getúlio Vargas até a Rua Padre Valdomiro do Amaral, no fim de sua extensão pegar a Rua Alberto Paciuli seguindo até a Avenida Dona Elisa Paciuli à esquerda, seguir a direita na Rua Professora Lourdes A. Teixeira até a Rua Castorino Borges Andrade. Ao final desta rua chegará a entrada o Parque.

  • Horário de Funcionamento

  • Tipo de Visita

    Não guiada;

  • Entrada

    Franca

  • Atividades Realizadas

    Passeios, piqueniques, caminhadas, corridas, vôlei e futebol em campo de areia, além da contemplação da natureza. Diversos eventos são organizados no Parque, envolvendo conscientização ambiental, lazer, cultura, esporte e saúde.

  • Acessibilidade