Turismo em Minas Gerais | Ouro Preto

  • Alerta de viagem: Covid-19

    Entre em contato com o estabelecimento para mais informações

    Atualizado em 07/10/2021

    Barreiras Sanitárias

    Funcionamento - Quantidade

    Funcionamento - Carga Horaria

Floresta Estadual do Uaimii

Uaimii era a denominação indígena para o rio das Velhas, que depois foi alterada para Guaicuí, que quer dizer "rio das velhas tribos descendentes". O rio possui grande relevância ambiental e econômica na formação do estado de Minas Gerais. O principal destaque da FLOE Uaimii em relação às demais UCs de Minas Gerais é o fato de admitir a utilização dos recursos naturais de forma sustentável. A escolha desta categoria de manejo foi indicada em estudos anteriores, visando contribuir para o aproveitamento dos recursos naturais da área dentro da perspectiva do uso múltiplo sustentável da floresta. Trata-se da segunda Floresta Estadual de Minas, que abriga um importante remanescente de mata atlântica e espécies endêmicas de flora e fauna. Foram registradas 36 espécies de mamíferos na região, das quais oito são ameaçadas de extinção. As quedas d´água e pequenas cachoeiras estão presentes em abundância. A FLOE Uaimii, em conjunto com os Parques Estaduais do Itacolomi e Rola Moça, o Parque Natural do Caraça, a Estação Ecológica do Tripuí, a Área de Proteção Ambiental Cachoeira das Andorinhas e o Parque Natural Municipal das Andorinhas, formam um mosaico de unidades de conservação que, somadas, possuem uma área de cerca de 25 mil hectares de áreas protegidas na região do Quadrilátero Ferrífero. Grande parte da FLOE está inserida na APA Estadual Cachoeira das Andorinhas e representa um dos mais destacados conjuntos de ecossistemas altimontanos em Minas Gerais. A região da Floresta Estadual do Uaimii possui um relevo de colinas e cristas com vales encaixados. Possui também uma grande quantidade de rochas, que com os períodos climáticos mais secos acabaram se desgastando com o passar do tempo. A característica física que se destaca em Uaimii é a variação altimétrica. São aproximadamente 900 m de desnível entre o ponto mais alto - 1.854 m na serra do Batatal e o mais baixo - 950 m no córrego d'Ajuda. O clima da região é tropical, de altitude com invernos secos e verões brandos e chuvosos. A temperatura média gira em torno dos 17°C. Na FLOE Uaimii e entorno, as águas, a diversidade de paisagens, a biodiversidade, a floresta e a montanha são os elementos que mais chamam a atenção quando se pensa em uso público para lazer, recreação, aventura, ecoturismo e atividades pedagógicas. Geograficamente, está inserido no complexo da Serra do Espinhaço, que é uma Reserva da Biosfera, e integra a travessia de longa distância Transespinhaço. A UC integra a área de abrangência da Estrada Real, o circuito das cidades históricas mineiras e o Circuito Turístico do Ouro.

Ver mais

  • Localização

    Rural

    Rua Córrego Acima, S/Nº, Distrito de São Bartolomeu- Ouro Preto/ MG , -

    CEP 35.406-000 - Ouro Preto - MG

  • Pontos de Referência

    A FLOE Uaimii localiza-se no distrito de São Bartolomeu, na porção norte do município de Ouro Preto, no Quadrilátero Ferrífero, a pouco menos de 90 km de Belo Horizonte. Partindo-se da capital mineira, são 29 km ao longo da BR 040, entrando-se à esquerda na Rodovia dos Inconfidentes (BR 356), no sentido Itabirito. Após 36 km tem-se um trevo indicando o acesso a Mina de Capanema. Para se chegar à porção norte da unidade, toma-se a estrada para a Mina de Capanema seguindo por cerca de 18 km. Aproximadamente 2 km antes da portaria da Mina, entra-se à direita junto a uma parada de ônibus seguindo-se por 3 km por estrada de terra até a portaria conhecida como Brás Gomes, entrada norte da FLOE Uaimii. Aqueles que visam acessar as porções sul e central da área devem seguir pela BR 356 até o distrito de Cachoeira do Campo, entrando à esquerda para São Bartolomeu, seguindo por 15 km dos quais 11 são asfaltados e o restante em estrada “de chão”. Chegando-se em São Bartolomeu entra-se à esquerda, atravessando o rio das Velhas, e após 1 km chega-se a Portaria São Bartolomeu, entrada sul da FLOE Uaimii.

  • Horário de Funcionamento

  • Tipo de Visita

    Auto-guiada;Guiada;

  • Entrada

    Franca

  • Atividades Realizadas

    Caminhada de longo curso/travessia, cavalgadas, rapel, turismo fora de estrada (4x4 e motocross), quadriciclo, escalada em árvores (tree climbing), arvorismo, observação de Vida Silvestre, avistamento de aves, cicloturismo, mountain Bike, acesso a Cachoeira de São Bartolomeu (entorno) em adoração ao santo, cachoeirismo, canionismo, slackline, visitas de escolas, turismo de observação astronômica, turismo de base comunitária, fotografia/filmagem, banho de rio/cachoeira.

  • Acessibilidade