Turismo em Minas Gerais | Curiosidades sobre Grão Mogol

7.496
Foto por: Casarios Grão Mogol - @viagemkombinada
Atualizado em: 15/09/2022

3 Curiosidades sobre Grão Mogol

 

A cidade das pedras, Grão Mogol é uma joia repleta de cultura e natureza em meio ao sertão mineiro.

 

A cidade de Grão Mogol fica no topo da Serra Geral, no Norte de Minas Gerais. É um local rico em belezas naturais, biodiversidade e muitas histórias ligadas aos diamantes e ao período colonial. 

 

Foto: Vista da cidade de Grão Mogol.

 

E boa parte da história ainda se faz presente e pode ser encontrada tanto na pavimentação feita com a mão de obra de pessoas escravizadas, como nas trilhas e cachoeiras da região, na arquitetura em pedra, nos sóis maçônicos e nos contos dos moradores mais antigos ...

 


Foto: Trilha do Barão foi construída com mão de obra escrava

 

Grão Mogol tem tantos atrativos naturais, históricos e culturais, que não conseguiremos mostrar tudo aqui. Por enquanto, vamos começar com alguns fatos sobre a cidade e a sua história, que são muito ricos em curiosidades e peculiaridades!

 


Foto: Belezas naturais e biodiversidade na região.

 

A origem do nome

 

Há diferentes versões em relação à origem do nome de Grão Mogol. 

Grão Mogol foi fundado basicamente por garimpeiros que vieram em busca do sonho dos diamantes no período colonial. Foram tantos os conflitos na região, que os rios que atravessam a cidade, ganharam os nomes de Ribeirão do Inferno e Córrego das Mortes.



Foto: Ribeirão do Inferno que atravessa a cidade. 

 

Alguns atribuem ao fato de que as disputas, brigas e mortes ocorridas pela ganância entre os garimpeiros trouxeram um “grande amargor” para a cidade. E como os mineiros têm o hábito de reduzir as palavras, “grande amargor” virou “granmargor”, depois “grãomargó”, até ficar Grão Mogol! 

Outros fazem referência a um dos maiores diamantes do mundo de origem indiana batizado de “o Grande Mongul”, ou “Grande Mongol”, passando para Grão Mogol. 

De qualquer forma, a origem do nome da cidade está ligada aos diamantes, seja pelo seu lado trágico, seja pelo seu grande valor.

 

A Cidade de Pedra

 

Foto: Passeando pelas charmosas construções de pedras do centro histórico da cidade.

 

Grão Mogol poderia ser chamado de a Cidade de Pedra, pois pedra em Grão Mogol não falta! Estão presentes nos muros, nas construções, na pavimentação... há situações em que as pedras foram mantidas em estado natural e que são contornadas pelos muros ou estão presentes no interior das edificações.

 


Foto: Construções em pedra da cidade de Grão Mogol.

 

Uma curiosidade é que as paredes das construções antigamente eram revestidas, assim como as demais construções da arquitetura colonial. Porém, com o passar do tempo, descobriu-se que por baixo dos revestimentos das paredes, havia belíssimas paredes em pedra! 

Hoje em dia, muitas construções deixam expostas as suas paredes rústicas em pedra, o que dá à arquitetura de Grão Mogol um charme muito peculiar!

 

Foto: A icônica Matriz de Santo Antônio é o  cartão postal da cidade. Esse importante patrimônio cultural de Grão Mogol é marcado por sua arquitetura rústica. Por isso é conhecida como a igreja de pedra.

 

Sóis Maçônicos

Boa parte da pavimentação em pedra construída com mão de obra escrava ainda está conservada no centro da cidade. 

Uma curiosidade é que, em frente às casas onde morava algum maçom, as pedras eram dispostas de forma a representar a imagem do sol. São os chamados Sóis Maçônicos.


Foto: Um dos Sóis Maçônicos na pavimentação feita pelas pessoas escravizadas.

 

Com o passar do tempo e reformas na pavimentação, muitos destes sóis se perderam! Porém é certo que na Rua Direita (Rua Cristiano Relo) ainda existem três desses símbolos! 



Foto: Foto noturna da Rua Direita (Rua Cristiano Relo).

 

E que tal despertar o instinto desbravador e sair à caça desses tesouros históricos você também? 

Ah, e o mais curioso ainda é que muitos moradores nem tem conhecimento desta história, e nós tivemos que procurar sozinhos! E achamos! Então fique de olho por onde pisa e uma boa aventura para você!

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Viagem Kombinada (@viagemkombinada)

 

Gostou do que leu? Conta pra gente nos comentários se você já conhece ou planeja conhecer Grão Mogol e segue o pessoal do @viagemkombinada. Eles tem um site todo dedicado a apresentar suas experiências durante suas viagens por Minas, e um canal no youtube também.

 

Conheça outras atrações incríveis do Norte de Minas: Guia Completo sobre o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu .​​

 

 

 

Sobre o Autor

Viagem Kombinada

Sandra Doyama, Cristiano Cazarotto e Mel são nômades digitais do Viagem Kombinada e desbravam o Brasil a bordo de uma Kombi chamada Beatriz.

Comentários

O que eu procuro em Minas?