Turismo em Minas Gerais | Aprenda a fazer o Pão Cheio

315
Foto por:
Atualizado em: 21/10/2022

Gosto de Minas: Aprenda a fazer o  Pão Cheio

 

Aprenda a receita de um Pão Cheio de sabor e cheio de Minas

 

Sendo um prato típico do município de Santa Rita do Sapucaí, o Pão Cheio foi tombado como patrimônio imaterial pelo Conselho Municipal de Patrimônio Artístico e Cultural – COMPAC.

Afinal de contas, esse pão é cheio de quê? Apesar do recheio sofrer algumas alterações baseadas em quem o faz, o tradicional recheio é feito com queijo minas e linguiça que fazem com que o sabor dessa receita tenha a cara de Minas e da mineiridade.

 

De Minas para Minas

 

O queijo minas e a linguiça são os principais ingredientes que compõem essa receita, por si só, essas duas iguarias já fazem parte do paladar mineiro. Sozinhos como prato principal, ou até como acompanhamento, o sabor desses dois ingredientes que estão na mesa do mineiro do café da manhã ao jantar são realmente de dar água na boca.

 

Vale destacar que o queijo minas, que carrega o nome do estado, já venceu diversas premiações nacionais e internacionais com seu sabor único e que além de levar minas no nome também leva minas na alma.

 

O Pão Cheio é uma receita simples e cheia de sabor, é assado e feito com uma massa semelhante à massa de esfiha com o recheio dentro, que além dos ingredientes principais pode conter outros acréscimos como tomate, azeitona, cheiro verde ou algumas vezes a linguiça também é substituída por carne moída por exemplo

 

Tecnológicamente Mineira

 

Santa Rita do Sapucaí é destaque nacional de vocação tecnológica, com mais de 120 empresas e microempresas do ramo tecnológico e abrigando Instituições de pesquisa e ensino se mostra como forte aliada do turismo de tecnologia e do turismo de negócios. Mas não para por aí! O município mineiro também conta com paisagens e cenários para quem se interessa por turismo de aventura ou natureza inclusive para praticantes de atividades como voo livre que tem destaque na Serra do Paredão

 

Pão Cheio

Ingredientes
Ingredientes da massa do pão:

50 gramas de fermento

1 kg de farinha de trigo

½ kg de queijo mineiro curado

1 xícara de banha

4 ovos

Sal a gosto

Cheiro verde e tomate 250 gramas de manteiga

1 colher de sopa de açúcar

Farinha de trigo para dar o ponto

 

Recheio:

½ kg de lingüiça

1 pires de queijo ralado

 

Modo de fazer:

Juntar todos os ingredientes e amassar bem.

Deixar descansar 1 hora.

Abrir com rolo e cobrir com o seguinte recheio:

Bater 4 claras em neve, juntar as gemas e tornar a bater.

Acrescentar ½ kg de queijo mineiro curado ralado, bastante cheiro verde e uns 2 ou 3 tomates bem batidinhos.

Tornar a misturar bem e adicionar ½ quilo de lingüiça frita cortada em pedaços.

Enrolar bem, pincelar com gemas e levar ao forno para assar.

Obs: Não pode sovar a massa.

 

Já provou ou já fez essa receita? Conta pra gente o que achou sobre essa maneira diferente de rechear um pão? Quer aprender outra forma deliciosa? Confere a nossa receita do Pão de Canela!

Sobre o Autor

Gabriel Oliveira

Futuro Turismólogo. Agente cultural capacitado pela UFC. Estagiário pela SECULT-MG. Mineiro, amante de uma boa prosa. Viajo dentro de mim e dentro de Minas

Comentários

O que eu procuro em Minas?