Turismo em Minas Gerais | Receitas de Família- Pão de Canela

Foto por: Quitutes da Beth
Atualizado em: 16/02/2021

Receitas de Família- Pão de Canela

 

Aprenda a fazer essa deliciosa receita de pão de canela, vinda diretamente de Ibitipoca.

Quem viaja por aqui sabe que existem milhares de cantinhos para descobrirmos, e com cada um desses cantinhos, uma receita mineira diferente e saborosa!   A nossa receita do dia tem muita história e foi enviada por uma família pra lá de especial: o pão de canela da Beth, é sucesso por onde passa e já virou um dos atrativos para quem visita Ibitipoca.   

Região Privilegiada

 

Conceição do Ibitipoca é um distrito de Lima Duarte, fica há 259 km de Belo Horizonte, e encanta por suas belezas naturais, clima ameno e pela vibe aventureira da cidade.

Aos que curtem boas trilhascachoeiras deslumbrantes e se conectar com a natureza, o Parque Estadual do Ibitipoca é o destino perfeito! Vale se programar para conhecer essa e outras delícias do lugar.  

E por falar em delícias...

 

Um dos sabores imperdíveis do lugar é o pão de canela da Beth. Uma receita de família simples e saborosa, que conquista o coração e o paladar de quem passa por ali!

A Beth conta que o pão de canela é uma tradição da cidade há muitos anos, e que surgiu com as senhoras que faziam quitandas por ali, como era o caso da sua avó. Essas senhoras eram convidadas para preparar as quitandas na casa de outras pessoas do distrito e, assim, a receita caiu no gosto da cidade. 

Por influência da sua mãe, e da sua tia Maria, a Beth começou a fazer o pão de canela há 22 anos e conta que de lá pra cá a receita mudou um bocado, mas não foi só isso. Segundo ela, o pão antigamente se chamava pão folhado, e por influência dos turistas foi batizado e popularizado como pão de canela.  

O pão de canela é muito simples de se fazer e já virou sabor da região, quem vai a Ibitipoca não pode deixar de experimentar, e quem o saboreia, com certeza leva pra casa, seja para repetir ou para presentear.  

Hoje a Beth comercializa , junto com seus filhos não só o pão mas outras quitandas tradicionais da região. É uma receita de família que faz muito sucesso e você vai ter a oportunidade de conferir abaixo!  

Pão de Canela da Beth 

(Rendimento 7 unidades)  

Ingredientes: 

1 kg de farinha de trigo 

1 copo americano de óleo 

2 ovos caipiras 

3 colheres de sopa de: margarina ou manteiga, canela em pó, açúcar refinado e açúcar cristal 

1 clara em neve e misturada a 1 gema 

50 g de fermento de padaria 

400 ml de leite 

1 pitada de sal 

Modo de Preparo: 

  1. Em uma vasilha, junte os ovos, 1 pitada de sal, 3 col de sopa de açúcar cristal, 1 copo de óleo e 50 g de fermento fresco. 

  1. Misture com as mãos até dissolver o fermento e o açúcar. 

  1. Acrescente a farinha de trigo e misture novamente até a massa ficar homogênea. 

  1. Junte a clara em neve misturada com uma gema delicadamente. 

  1. Cubra a vasilha com um pano e deixe a massa descansar por 40 minutos. 

  1. Depois divida a massa para fazer os pães. 

  1. Abra a massa com um rolo, mantendo um formato retangular. 

  1. Passe margarina ou manteiga e polvilhe em cima açúcar refinado misturado à canela em pó. 

  1. Quanto mais grossa a camada, mais doce fica o pão. Enrole como um rocambole. 

  1. Leve ao forno a lenha por 10 min ou 30 min no forno a gás. 

 

E aí, ficou com água na boca né? Dá para fazer a receita em casa enquanto se programa para visitar Ibitipoca e conhecer os deliciosos  quitutes da Beth

E se você tem alguma receita de família e quer enviar para a gente, confira como participar  aqui !  

Sobre o Autor

Luís Carneiro

Mineiro dos pés à cabeça. Marketólogo. Turismólogo em formação, que ama ver, ouvir e escrever sobre as belezuras desse Brasil.

Comentários