Turismo em Minas Gerais | Onde Passar Feriados em Minas Gerais

1.362
Foto por: Ricardo Cozo
Atualizado em: 16/09/2022

Dicas de locais para aproveitar os feriados em Minas Gerais 

 

Curtir o feriado é em Minas Gerais! Seja na natureza ou  em um passeio histórico, por aqui as possibilidades são muitas!

 

O nosso calendário é cheio de feriados e planejar sua viagem ou passeio com antecedência é essencial. Uma dica de mestre é: não deixe de selecionar destinos mineiros! E para te ajudar, separamos diversos destinos em várias regiões do estado. Vem conferir:

 

Vale do Jequitinhonha

São Gonçalo do Rio das Pedras é um vilarejo que fica entre Diamantina e Serro e faz parte da Estrada Real. Ao chegar no vilarejo o sentimento de paz e a sensação de que o tempo parou são imediatas. O povoado surgiu no século 18, mas mesmo assim se manteve pequeno, com 2 mil habitantes e uma simplicidade encantadora.

Os programas de São Gonçalo do Rio das Pedras tem um propósito de descanso, é uma local para espairecer verdadeiramente!

Você pode visitar a Igreja Matriz de São Gonçalo, a Igreja Nossa Senhora do Rosário e muitas cachoeiras. E mais, conhecer os moradores, ter uma prosa na porta da rua e comer uma deliciosa comida caseira e petiscos mineiros não pode estar fora das suas atividades.


 

Foto: Queda d'água encantadora dentro do vilarejo.

 

A alguns quilômetros de São Gonçalo do Rio das Pedras, antes de chegar a Serro, está Milho Verde, outro vilarejo escondido pelas serras do cerrado mineiro e pelos caminhos da Estrada Real

Milho Verde é o local ideal para espairecer, lá você pode tomar um banho relaxante de cachoeira na Cachoeira do Lajeado, Cachoeira do Piolho, Cachoeira do Carijó e Cachoeira do Moinho

 

Foto: Linda paisagem da Cachoeira do Moinho.

 

Além disso, você pode visitar a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, que tem um belo espaço ao seu redor com bares e venda de produtos artesanais. 

 

Foto: Igreja Nossa Senhora do Rosário com seu gramado para descansar e fazer pausas entre os passeios.

 

Lá, existem restaurantes e cafés com saborosos quitutes e cozinha mineira, sempre com programações de som ao vivo para aproveitar a noite estrelada de Milho Verde.


 

Norte de Minas

Montes Claros é a maior cidade do Norte de Minas,  e são muitos os pontos imperdíveis como o Museu Regional do Norte de Minas que conta sobre a história, geografia e cultura e arte local, o Mercado Municipal, que junta todos os cheiros, cores e sabores da cidade e a Avenida Deputado Esteves Rodrigues, que é cheia de bares e restaurantes para se divertir.

Além dessas paradas, existem muitas opções de turismo na natureza, como o Parque Municipal Milton Prates, uma ótima opção de lazer à beira da lagoa para os feriados. E também, ainda dentro da cidade, o Parque Sapucaia para quem ama esportes radicais como lançamento de asa delta e paraglider, trilhas e montanhismo.

A alguns quilômetros da cidade estão o Parque Estadual da Lapa Grande, a Gruta do Andorinhão, o Parque Estadual da Serra Nova e a Cachoeira Duas Quedas para fazer uma imersão no contato com a natureza. Ah, precisamos de um feriado prolongado para curtir Montes Claros, não é mesmo?

 

Januária é outra cidade do Norte de Minas, situada na região do Médio São Francisco. Januária é cheia de segredos e você precisa descobrir todos eles de perto!

Você pode visitar o Centro de Artesanato, com todo o precioso artesanato do norte mineiro e homenagem aos artistas, a Casa da Memória, que funciona na antiga cadeia da cidade como escola de artes e memorial. E não pode deixar de ir ao Mercado dos Produtores tomar a famosa cachaça de Januária.

Nas proximidades da cidade está o único pantanal de Minas Gerais, um santuário de biodiversidade do Rio São Francisco. A visita ao local é controlada, mas é imperdível ver aves, peixes, mamíferos, répteis e anfíbios de um ecossistema tão importante para todo o país.

 

 

Foto: Local mais paradisíaco das praias de Januária e ao fundo a Serra das Araras.

 

Não para por aí! Você sabia que tem praia em Januária? Isso mesmo! 

A orla do Rio São Francisco conta com vários bares e restaurantes, música ao vivo e uma boa infraestrutura para passear, passar tardes e claro, tomar um refrescante banho de rio. Ficou com vontade de correr para Januária no próximo feriado também?


 

Zona da Mata Mineira

Cataguases é uma cidade da Zona da Mata Mineira, famosa por ter diversos elementos modernista, como construções, esculturas e jardins assinados por Oscar Niemeyer, Burle Marx, Cândido Portinari, Paulo Werneck, JanZach, Joaquim Tenreiro, Francisco Bologna e José Inácio Peixoto. 

Os pontos de parada da cidade, que surgiu pelo caminho que ligava Minas ao Rio de Janeiro no século 18, são o Colégio Cataguases, o Santuário Santa Rita de Cássia, a Igreja Matriz, o prédio Paço Municipal, o Museu da Eletricidade, o Museu Chácara Dona Catarina. Todos esses pontos contam sobre a história e cultura da cidade, nas exposições e na arquitetura.

Há também o Centro Cultural Humberto Mauro, onde acontecem exposições, apresentações teatrais, musicais, de dança, stand ups e palestras. Humberto foi um dos pioneiros do cinema brasileiro e foi em Cataguases, sua cidade, que produziu seus primeiros filmes, como o “Valadião”. 

 

Ainda na Zona da Mata Mineira,está Conceição do Ibitipoca, uma charmosa vila que surgiu no século 17 que faz parte do município de Lima Duarte e é porta de entrada para o Parque Estadual do Ibitipoca. No parque, situado na Serra do Ibitipoca, podem ser feitos os Circuito das Águas, Circuito do Pião e Circuito Janela do Céu, com mirantes, cachoeiras e uma pluralidade natural para ficar de boca aberta.

Algumas dessas paradas são: o  Lago dos Espelhos, a Cachoeira dos Macacos, a Cachoeira Pedra Furada, a Gruta do Monjolinho, a Janela do Céu, a Ponte de Pedra, a Gruta dos Moreiras, o Pico do Pião e a Prainha. Garanto que você não vai se arrepender!

 

 

Foto: Turista curtindo a Janela do Céu.

 

Na vila de Conceição do Ibitipoca você encontra bons restaurantes com gastronomia mineira, cervejas artesanais e uma boa música ao vivo. Lá também você pode conhecer a Igreja Matriz e a Igreja Nossa Senhora do Rosário, andar pelas ruas, apreciar a tranquilidade do interior e conhecer os produtos locais.

 

 

Triângulo Mineiro 

O distrito de Uberaba, Peirópolis, tem uma característica peculiar e muito interessante: no local foram encontrados fósseis de dinossauros, por isso Uberaba é conhecida como a Terra dos Dinossauros!

Em Peirópolis existe o Geossítio Peirópolis com museus e um extenso gramado com esculturas gigantes de dinossauros. Ideal para um passeio totalmente diferente com a família, para realizar piqueniques, praticar yoga, e aproveitar muito os feriados. 

No prédio sede do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis, que constitui o Museu dos Dinossauros e a extinta Rede Nacional de Paleontologia, estão 1.500 fósseis, alguns com idade de entre 93 e 66 milhões de anos. O fóssil do Uberabatitan ribeiroi, o maior dinossauro brasileiro já encontrado, também está lá. É uma viagem profunda no tempo que fica aqui em Minas!

 

Foto: Museu dos Dinossauros em Peirópolis.

 

O Triângulo Mineiro é cheio das preciosidades, em Peirópolis está o maior fóssil de dinossauro já encontrado e em  Sacramento a maior gruta de arenito da América Latina. A Gruta do Palhares é uma parada indispensável para quem visita a cidade, ela tem 450 m de profundidade e 22 m de altura, em cada dobra da gruta papagaios e andorinhas fazem seus ninhos, a beleza e calmaria do local fazem o passeio valer muito a pena.

Dentro de Sacramento, além do Parque da Gruta do Palhares, você pode conhecer a Basílica de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, o Museu Histórico Coralia Venites Maluf, o Colégio Allan Kardec, o Museu Corina Novelino,  a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e o Parque Náutico de Jaguara.

Além de ser porta de entrada para o Parque Nacional Serra da Canastra, a cidade concentra mais de 200 cachoeiras, como a Cachoeira Parida e a Cachoeira do João Inácio. A nascente do Rio São Francisco se encontra no município, e a Cachoeira Casca D’anta, com 186 m de altura, é a maior queda livre de todo o Rio São Francisco. 

São muitos locais, é preciso voltar a Sacramento em muitos feriados para conhecer todas as cachoeiras! Mas, a última dica é o lago do Jaguara que fica na Represa do Jaguara, perfeito para banhos e para praticar esportes náuticos!


 

Sul de Minas

Monte Verde é um distrito de Camanducaia, no sul de Minas, que lembra um vilarejo europeu desde a arquitetura até a vegetação de pinheiros e seu clima com baixas temperaturas. 

Por esse motivo o distrito, que fica no alto da Serra da Mantiqueira, é apelidado de “Suiça Mineira”, um lugar pra lá de charmoso e romântico, o destino perfeito para um passeio a dois e para curtir o frio.

 

 

Foto: Neblina sobre a paisagem de Monte Verde.

 

Monte Verde é um refúgio ideal para para os feriados, lá você pode passear pelos bares, restaurantes e lojas da Avenida Monte Verde, apreciando cada detalhe da arquitetura local. Também pode visitar  a Igreja São Francisco de Assis, a Igreja Matriz de Camaducaia, a Cerâmica Unger’s Art Gallery e o Bosque Gato de Botas.

Monte Verde também oferece um rol de atividades na natureza como as trilhas em meio aos pinheiros centenários, algumas podem ser feitas sem acompanhamento mas outras há a necessidade de um guia: Trilha do Pinheiro Velho, Trilha da Pedra do Chapéu do Bispo, Trilha da Pedra Redonda, Trilha da Pedra Partida e do Pico Selado

 

Poços de Caldas é a famosa cidade das águas terapêuticas, termais e sulfurosas, um destino bucólico e cheio de história e com muitos pontos naturais imperdíveis. 

Vamos começar pelos parques e praças: o Parque Municipal Antônio Molinari é ideal para quem gosta de esportes, por mais que seja um ambiente para descanso também, lá você pode praticar bicicross e skate, tem quadras, mesa para jogos, campo de futebol e parquinho infantil. 

 

 

Foto: Basílica Nossa Senhora da Saúde embelezando Poços de Caldas.

 

O Parque José Affonso Junqueira está localizado no coração de Poços de Caldas com várias construções ao seu entorno é um ponto de fácil acesso e cheio de cultura na antiga Biblioteca Centenário,  na Fonte Luminosa e no Monumento à Bandeira

Não deixe de visitar também o Cristo Redentor no Parque Municipal da Serra de São Domingos (vá de teleférico, é o maior de todo o país!!!), o Relógio Floral na Praça Getúlio Vargas e a Basílica Nossa Senhora da Saúde.

E para quem gosta de uma cachoeira (por aqui nós amamos, já deu para perceber, não é mesmo?) não pode ficar de fora do seu roteiro a Cachoeira Véu das Noivas, com três quedas d’águas no Ribeirão das Antas.

 

 

Foto: Bela paisagem da Cachoeira Véu das Noivas.
 

De norte a sul, de leste a oeste, o que não faltam em Minas são opções sensacionais para curtir os feriados, vem pra Minas! 

E não deixe de ficar por dentro de mais dicas: 17 Espetáculos da Natureza em Minas Gerais.

Sobre o Autor

Lara Calazans

Turismóloga em formação e servidora da SECULT. Amante da mineiridade, do Vale do Jequi e de um bom café com queijo.

Comentários

O que eu procuro em Minas?