Turismo em Minas Gerais | O que é Minas Gerais para você?

2.863
Foto por: Acervo SECULT - Pedro Vilela
Atualizado em: 30/11/2022

 

O que é Minas Gerais para você?

 

Da gastronomia à natureza, Minas é diversa e fica na memória para sempre!

 

 

Quando falamos de Minas o que vem a sua cabeça? 

Para os nossos turistas Minas é tudo isso…

 


 

Gastronomia 

Ah… Não tem nada mais mineiro que o nosso famoso pão de queijo, nossos queijos que são os melhores do mundo e um café quentinho! A cozinha é uma marca de Minas e aqui andam lado a lado a tradição e a contemporaneidade. 

 

 

A cozinha mineira vem revolucionando o paladar, é uma explosão de sabores. Trazemos de forma moderna e inconfundível a memória afetiva. 



 

Hospitalidade

Se tem alguém que sabe recepcionar bem seus convidados é o mineiro! Isso é refletido na maneira em como nossos visitantes são acolhidos e se sentem em casa em Minas. 

Prosear na cozinha, em volta de uma mesa farta, falar da família e descobrir afinidades. Não tem escapatória, fazer amizade com um mineiro é fácil e é bom demais da conta, uai! 


 

Natureza

Os nossos parques, lagos, cachoeiras também são inesquecíveis! A natureza apareceu diversas vezes na nuvem de palavras, isso porque a diversidade de biomas (Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga) e a riqueza da nossa fauna e flora deixam todos encantados.

 

 

Aqui você pode aproveitar dias de sol nas águas, fazer esportes radicais ou mesmo os mais tranquilos, acampar e observar e curtir o frio nas montanhas e nas estâncias hidrominerais! 


 

Cidades Históricas

Patrimônio e arte, essa é a essência das cidades históricas mineiras e do nosso turismo cultural! Em Minas está 60% do patrimônio histórico brasileiro (material e imaterial) e grande parcela desse patrimônio você encontra nas cidades históricas.

 

 

Elas guardam todos os segredos da época colonial e também a adaptação de todos os períodos seguintes que já se passaram. “As cidades históricas estão vivas, possuem capítulos e personagens ainda em construção e que merecem ser desvendados de perto.”

Descubra aqui!



 

Curiosidades sobre o que apareceu na nossa nuvem de palavras

A Bandeira de Minas

A nossa bandeira foi instituída no dia 8 de janeiro de 1963 e tem inspiração nos ideais iluministas do século 18 e resgata os movimentos da Inconfidência Mineira e da Independência do Brasil, assim como a cor vermelha. A expressão "Libertas quae sera tamen" vem do latim e significa "Liberdade antes que tardia" e o triângulo representa a Santíssima Trindade.

 

 

Minas trás a Liberdade em todos os seus símbolos, a pluralidade e diversidade, afinal “A Liberdade mora em Minas”!


 

Saiba mais da nossa Pesquisa de Demanda 2022

Sobre o Autor

Lara Calazans

Turismóloga em formação e servidora da SECULT. Amante da mineiridade, do Vale do Jequi e de um bom café com queijo.

Comentários

O que eu procuro em Minas?