Foto: Acervo Setur-MG / Leandro Reis

 

    É conhecida por seus atributos naturais e por ser roteiro de ecoturismo com cachoeiras, cânions, matas e trilhas. O maior atrativo natural do município é o Cânion do Boqueirão, com um abismo de cem metros de boca por cinquenta de profundidade, além da Cachoeira do Boqueirão da Mira. As Cachoeiras de Santa Clara, dos Meirelles, Vargem do Sobrado e do Ronco são boas opções para banhos e fotografias. Já a Cachoeira Véu da Noiva, não permite o nado, mas tem pequenas duchas onde o visitante pode se molhar.

    Outro local curioso para conhecer é o Morro do Batalhão do Elefante, com diversas rochas que lembram as formas desse grande animal. A cidade também possui importantes Fazendas Históricas. A principal delas é a  Fazenda Santa Clara, que foi construída por volta de 1760 e fez parte do ciclo do café. A casa grande é repleta de curiosos rituais, como as 365 janelas: uma para cada dia do ano. A senzala, que tem janelas pintadas para não facilitar fugas, mantém viva a memória do cotidiano e dos castigos dos escravos, que chegaram a somar 2000 pessoas. A religiosidade faz parte do patrimônio dessa pequena cidade e existe uma igreja em cada bairro. Além da Matriz de Santa Rita de Cássia, destacam-se as Capelas de Nossa Senhora Aparecida e de São Sebastião e a Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Outros atrativos culturais são a Ponte Melo Viana, a Praça da Matriz e o Túnel da Antiga Refesa, a estrada de ferro da Central do Brasil.

 

Dicas de Viagem: O turista que aprecia esportes radicais encontra boas opções em Santa Rita de Jacutinga. A Cachoeira do Pacau é um local propício para atividades como rapel e cascading. Já a Cachoeira do Nogueira ou do Barbosa possui queda em formato de corredeira e é ideal para a prática do raffting. Outros locais propícios a essa atividade são o Rio Preto e o Canyon das Posses no Rio Bananal. Existem várias trilhas ecológicas para a prática do trekking e a Trilha das Posses para a cavalgada.

Ver mais