10 Rotas turísticas imperdíveis em Minas Gerais
Selecionamos 10 rotas turísticas incríveis em Minas Gerais que oferecem experiências únicas, combinando Cozinha Mineira, natureza, cultura e aventura.
Rota das Artes
A Rota das Artes passa por cidades incríveis, que transpiram arte em diferentes formas de expressão.
Começa no icônico Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, e celebra o dinamismo e a contemporaneidade da arte mineira. Os visitantes são convidados a explorar ateliês, conhecer artesãos e mergulhar em experiências autênticas que envolvem a produção artística e a cozinha mineira. A jornada inclui desde a apreciação de obras de arte até o contato direto com a confecção de artesanatos em cerâmica e outras expressões culturais.
Saiba mais sobre a Rota das Artes aqui.
Rota do Café do Sul de Minas
No Sul de Minas, a produção de café é ainda mais tradicional, sendo responsável por cerca de 10 milhões de sacas ao ano. Além da bebida, o turista encontra outras atrações nessa rota, como queijos premiados, balneários de águas termais e cidades charmosas como Baependi, Cruzilia, Cambuquira, Carmo de Minas, Caxambu, Três Pontas, Varginha e São Lourenço.
Saiba mais sobre a Rota do Café do Sul de Minas, aqui.
Rota do Café do Cerrado Mineiro
O Cerrado Mineiro é uma das principais regiões cafeeiras do Brasil, com cafés de alta qualidade e sabor incomparável. Na rota, o visitante pode conhecer as fazendas, entender o processo de cultivo e torrefação dos grãos e ainda participar de degustações harmonizadas com a gastronomia mineira. As cidades de Monte Carmelo, Patrocínio e Patos de Minas são os destaques dessa experiência.
Saiba mais sobre a Rota do Café do Cerrado Mineiro aqui.
Rota Bahia-Minas
Essa é uma rota para os amantes do cicloturismo! O trajeto segue o antigo caminho da estrada de ferro desativada, proporcionando uma viagem por paisagens incríveis dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Além de pedalar por trilhas históricas, os viajantes podem saborear a deliciosa gastronomia local, que inclui carne de sol, biscoitos de goma e a famosa cachaça mineira.
Saiba mais sobre a Rota Bahia-Minas aqui.
Rota do Queijo do Serro
Se você aprecia um bom queijo, essa rota é imperdível! O Queijo Minas Artesanal do Serro carrega mais de 300 anos de história, sendo produzido com um terroir único. Além de degustar essa iguaria, o turista pode explorar cidades encantadoras, como Santo Antônio do Itambé, Serro e Conceição do Mato Dentro, que oferecem paisagens deslumbrantes e muito patrimônio cultural.
Saiba mais sobre a Rota do Queijo do Serro aqui.
Rota do Queijo Canastra
Minas e queijo são uma combinação inseparável! O Queijo Canastra, patrimônio imaterial do Brasil, tem um sabor levemente ácido e picante, conquistando paladares exigentes. A rota inclui sete municípios da Serra da Canastra, onde o turista pode visitar queijarias, conhecer os processos de produção e ainda aproveitar as belezas naturais da região, como o Parque Nacional da Serra da Canastra, onde nasce o Rio São Francisco.
Saiba mais sobre a Rota do Queijo Canastra aqui.
Rota do Caparaó Mineiro
Na região do Caparaó Mineiro, tem experiências turísticas incríveis e intimistas em meio ao universo dos cafés especiais nas cidades de Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Caparaó e Espera Feliz
Na Rota do Caparaó Mineiro, você viverá experiências entre Picos e Cafés que combinam bem-estar, cozinha afetiva, conexão com a natureza e a paixão dos anfitriões e são uma oportunidade única para adentrar o dia a dia das propriedades, aproximar dos produtores, vivenciar os processos de cultivo e experimentar os afetos que compõem o café especial.
Saiba mais sobre a Rota do Caparaó Mineiro aqui.
Rota Vulcânica
A Rota Vulcânica é uma viagem pelas riquezas naturais, culturais e gastronômicas que brotam de um solo que ferveu há milhões de anos, e hoje transforma cada experiência em algo único e surpreendente.
De Poços de Caldas à Andradas e Caldas, cada cidade revela seus tesouros com um toque especial vindo do terroir vulcânico. Cafés com sabores marcantes, vinhos elegantes, azeites aromáticos e cervejas artesanais com identidade própria se somam a paisagens de tirar o fôlego, águas termais curativas e um patrimônio cheio de histórias para contar.
Saiba mais sobre a Rota Vulcânica aqui.
Caminho da Agonia
O Caminho da Agonia é uma rota de 61 km que começa em Cristina, terra dos cafés especiais, e finaliza em Itajubá, o único do Brasil dedicado a devoção da Nossa Senhora da Agonia, passando por Maria da Fé e Pedralva. São três dias de peregrinação que convidam ao encontro com a natureza e ao reencontro consigo mesmo.
Saiba mais sobre o Caminho da Agonia aqui.
Caminhos Franciscanos
É uma rota inspirada na história dos frades menores capuchinhos no Vale do Mucuri e em São Francisco de Assis, o santo que dedicou sua vida à simplicidade, à paz e ao amor pela natureza. Passando por cidades históricas e santuários, o trajeto de 42 km é um convite perfeito para uma jornada de autoconhecimento e conexão com a natureza e comunidades rurais de Teófilo Otoni e Itambacuri, além oferecer paisagens deslumbrantes de Minas Gerais.
Saiba mais sobre o Caminhos Franciscanos aqui.
A dica do dia é: aproveite suas férias ou os feriados para viajar e conhecer novos lugares. Este blog é para você que quer sair dos destinos tradicionais e inovar! Confira e escolha sua próxima viagem!
Comentários