Turismo em Minas Gerais | Destinos para ferias em Minas Gerais

2.193
Foto por: Acervo Secult MG - Antonella Cardoso
Atualizado em: 14/09/2022

4 Destinos para suas férias

 

Em busca de uma dica de destino pra viajar por  Minas enquanto a turma está de férias em casa?

 

O verão está aí, as férias começaram e, certamente, está todo mundo inquieto e cheio de energia para aproveitar seu tempo livre. Se tem criança na família então, nem se fala.

A gente vai te dar algumas sugestões de passeios do que você pode encontrar em Minas para você curtir nesse mês de janeiro com a turma.

 

Dica 1. Visite Capitólio

 

Crédito: Acervo Secult MG - Hermeson Manoel

 

Uma dos principais atrações da região de capitólio é o famoso mar de minas, como também é conhecido um dos maiores lagos do mundo, o Lago de Furnas. Furnas abrange diversos municípios mineiros, com cânions, cachoeiras, balneários e piscinas naturais, ideais para quem quer nadar, relaxar ou mesmo se aventurar praticando esportes de aventura.

Difícil encontrar quem não fique extasiado com o cenário de cânions da região de Capitólio, que atrai turistas de todos os cantos. São diversos paredões gigantescos, você se sente pequeno ali.

Todas essas belezas podem ser conhecidas em passeios de barcos ou mesmo em uma visão panorâmica proporcionada pelo mirante desse incrível espetáculo que mistura ação do homem e da natureza na construção da barragem da hidrelétrica de Furnas.  

Dentro desses paredões estão lindas cachoeiras que desaguam no Lago de Furnas, como a Cachoeira Dicadinha, ideal para famílias por seu fácil acesso, ou a Cachoeira Fecho da Serra, a de maior volume da região, com seus 30 m de queda.

A Lagoa Azul oferece águas cristalinas para banho, além de duas lindas cachoeiras. Na Trilha do Sol você chega a cachoeiras, piscina natural e um redário (sim, você pode instalar sua rede para descansar nesse paraíso).

Com tanta água, lanchas e escunas, esse passeio é ideal para a prática de esportes. Se quiser se arriscar em esportes de aventura, é possível praticar rapel, mergulho e tirolesa.

 

Dica 2. Visite Santana dos Montes

 

   

Crédito: Acervo Secult MG - Antonella Cardoso 

 

Santana dos Montes foi fundada na época do ciclo do ouro, por isso possui construções do século XVII, algumas delas consideradas Monumentos Históricos e Artísticos de Minas Gerais. No centro dessa bucólica cidade está um de seus cartões postais, a Igreja de Santana.

Mas o que ganha nosso destaque mesmo são as fazendas. Você conseguirá curtir esse ambiente de interior em imponentes fazendas centenárias de arquitetura colonial que, restauradas, tornaram-se confortáveis hotéis fazendas.

Com todo esse charme, os hotéis fazenda da região oferecem hospedagem com excelente infraestrutura, com lareiras, piscinas, quadras e salas para jogos, além das atividades como rodas de viola, cavalgadas ao luar, passeios de charretes, lagoas para pesca ou mesmo caminhadas ou pedaladas de interação com a natureza, além dos necessários playgrounds.

 E claro, não dá pra esquecer que nesse ambiente a gastronomia se destaca, com muitos ingredientes fresquinhos, tudo é preparado à moda mineira.

 

Dica 3. Visite Brumadinho

 

Crédito: Julia Arcuri

 

Brumadinho é uma cidade cercada por muitas matas, rios e cachoeiras.

Hoje é muito conhecida por causa do Instituto Inhotim, com seu acervo de arte contemporânea e jardim botânico. Se ainda não conhece, fica a dica de um passeio imperdível para adultos e crianças. Só aqui você vai querer ficar uns 3 dias! Leia mais sobre o Inhotim nesse post.

Mas Brumadinho vai muito além do Inhotim.  Lá também fica a comunidade rural de Casa Branca que proporciona o contato com a natureza e a prática de esportes de aventura.

Já pensou em fazer trilha nas copas das árvores? É diversão e adrenalina que se adaptam a todos os gostos e tamanhos no arvorismo. Tem ainda escalada em uma parede artificial, ideal para iniciantes, tirolesa na água, rapel descendo pelo tronco de árvores, muitas trilhas para serem curtidas a pé ou de bike e cachoeiras, tudo isso bem pertinho de BH.

Uma curiosidade é que Piedade do Paraopeba, também em Brumadinho, é um charmoso vilarejo, considerado o distrito mais antigo de Minas Gerais. Nele estão igrejas centenárias, casarões coloniais e mirantes ideais para um tour.

Saindo de Piedade do Paraopeba, não perca o por do sol na Serra da Moeda, que possibilita uma visão panorâmica da região. Além do por do sol é possível observar os aventureiros que saltam na pista de voo livre que fica ali e colorem os céus com seus paragliders.

 

Dica 4.  Visite Belo Horizonte

 

Crédito: Acervo Secult MG - Jean Rodrigues

 

Vai curtir as férias em BH? Não perca a oportunidade de se divertir na cidade.

Conhece o Circuito Liberdade? Instalado nos prédios do entorno da Praça da Liberdade, esse é o maior complexo de museus do país e, o melhor, está repleto de programação gratuita para o período das férias, voltadas a diferentes públicos e idades, com peças de teatro, oficinas, exposições, visitas mediadas, brincadeiras, festival de música, “contação” de histórias a musicais.

Com a Campanha de Popularização do Teatro e da Dança aberta, você também garante em BH diferentes espetáculos, todos apresentados por artistas mineiros. Tem humor, drama, peças infantis, teatro político, dança e muito mais. Mas fique atento, para garantir os preços da campanha de popularização é necessário comprar os ingressos nos postos SINPARC ou no site.

Além da programação cultural, tem a diversão garantida pra quem tem criança em um clássico da população belo-horizontina, o parque de diversões da Pampulha. Bem em frente à Igrejinha da Pampulha (fica a dica pra dar um pulinho lá, ela foi restaurada e está linda!)  fica a enorme roda gigante do parque, lá de cima você tem uma visão panorâmica da Lagoa da Pampulha e é imperdível!

E, fechando com chave de ouro, não perca o circuito cervejeiro da região metropolitana de BH, uma boa pedida para quem curte cerveja artesanal, com diferentes estilos, os rótulos  atendem a diferentes gostos.  Muitas das cervejarias abrem suas fábricas para visitação guiada, apresentando o processo de produção e, o melhor, disponibiliza seus rótulos para degustação.

 

 Atenção: em virtude da pandemia do Covid-19, verifique com antecedência se o atrativo se encontra aberto para visitação.

 

Turismo seguro: Minas Gerais entre os destinos mais seguros para viajar. Clique aqui e saiba mais.

Sobre o Autor

Júnia Gontijo Cândido

Turismóloga, apaixonada pela vida ao ar livre, dogs, livros, séries e rock'n'roll.

Comentários

O que eu procuro em Minas?