Turismo em Minas Gerais | Hambúrgueres Mineiros

465
Foto por: Tiago Caldas
Atualizado em: 15/09/2022

Gosto de Minas: Aprenda a Fazer Hambúrgueres Mineiros 

Confira duas receitas deliciosas de hambúrgueres mineiros.

Por aqui, sexta-feira é dia de vir para a cozinha, juntar os ingredientes típicos, colocar as panelas no fogo e botar a mão na massa! E o que não falta na cozinha mineira são opções do que fazer, né?  

As receitas de hoje traduzem bem a versatilidade dos nossos ingredientes típicos e, com certeza, vão fazer um sucesso, afinal, estamos falando de um queridinho que atravessa gerações: o hambúrguer, que dessa vez ganha duas abordagens totalmente mineiras! 

Prato confortável 

Quer um prato que vai bem com cerveja e suco? Pede um hambúrguer! Quer experimentar combinações diferenciadas e saborosas? Hambúrguer! Tá com preguiça de pensar o que fazer, mas disposto a comer bem? Faz um hambúrguer! 

O sanduíche não falha, e vai bem numa roda de amigos, para assistir séries e filmes, para substituir o jantar tradicional, e até de cardápio mais casual para o encontro a dois.  

Além de ser muito versátil, o prato é, na maioria das vezes, super simples de se preparar, e com alguns minutos de dedicação, temos uma refeição deliciosa! 

Receitas Elaboradas com Ingredientes Mineiros 

Se engana quem pensa que por ser uma comida de preparo simples e “confortável” as receitas não tem seus refinamentos.  

Nos últimos anos e com a popularização dos hambúrgueres gourmets, as receitas ganharam abordagens diferenciadas, mesclando os sabores e combinando ingredientes que agradam os diversos paladares.  

Os ingredientes típicos da cozinha mineira são um ótimo exemplo disso. A nossa couve, foi incorporada em diversas receitas. Os molhos ganharam toques da jabuticaba, da goiabada e completam perfeitamente com as suculentas carnes escolhidas (sejam de origem animal ou vegetal).  

Outro toque mineiro que dá o sabor especial por diversos hambúrgueres são os nossos queijos. As diferentes técnicas e maturações são combinadas com os outros sabores escolhidos para dar suculência e deixar o que era bom, ainda “mió” 

Essa conversa toda deu água na boca né? Que tal ficar de olho nas receitas que trouxemos hoje? A primeira é do Porquitos, um hambúrguer criado para representar a mineiridade, e vem lá de Curvelo , região central do estado. Aqui, o chef Thiago Caldas juntou ovo caipiraCouve e a carne de porco, que tanto gostamos, para fazer um hamburguer tipicamente mineiro. Olha que delícia.  

Porquitos 

Ingredientes 

Pão de batata 

Barriga de porco assada 

Queijo minas meia cura 

Ovo caipira 

Molho de goiabada e cachaça 

Tomate maduro 

Cebola roxa 

Couve 

Limão 

Molho de pimenta 

Molho de maionese cítrico 

Modo de Preparo 

  1. Numa frigideira de ferro gostar fatias da barriga de porco assada. 

  1. Fritar o ovo de maneira a ficar com a borda dourada e a gema mole. 

  1. Após tostar a barriga dos dois lados, colocar uma generosa fatia de queijo sobre ela e abafar para derreter essa gostosura.  

  1. A salada é feita com a cebola escaldada, tomate cortado e a couve finamente cortada, temperada com azeite, limão, sal e pimenta vermelha. 

  1. Na montagem você tosta o pão, coloca maionese, a barriga tostada com o queijo derretido uma colherada do molho de goiabada, o ovo, a saladinha, outra colherada de maionese e o pão. 

Já a segunda receita é o Trem Bão, da Chef Sarah do Vale, e une o requeijão de raspa, muito famoso principalmente na região norte do estado, com o tradicional molho de jabuticaba, diretamente de Sabará . Confira essa delícia! 

Trem Bão 

(Pão tostado na manteiga, burger bovino de 180g, com requeijão de raspa, geléia de jabuticaba de Sabará e gremolata de agrião) 

Ingredientes: 

1 pão de brioche 

1 burger Tradicional - 180g 

70g de Requeijão de raspa  

20g de geléia de jabuticaba com pimenta de Sabará 

30g de gremolata de agrião 

Ingredientes para a gremolata de agrião: 

30g de agrião fresco 

1/2 limão caipira 

1/2 dente de alho picado 

Sal 

Pimenta do reino 

Modo de preparo: 

  1. Toste o pão com manteiga. Tempere o blend do burger com sal e pimenta do reino a gosto, grelhe ao ponto desejado e deixe a carne descansar por cerca de 2 minutos. 

  1. Volte pra chapa, cubra com o requeijão e abafe para o queijo derreter. 

  1. Disponha o burger no pão já tostado, finalize com a geléia de jabuticaba e a gremolata de agrião. 

  1. Modo de preparo da gremolata de agrião: 

  1. Em um recipiente junte o agrião, o alho e o limão, misture-os e adicione sal e pimenta a gosto. 

E aí, o que achou? Dá pra fazer os dois e saborear essas delícias com ingredientes mineiros à vontade, hein? Conta pra gente qual o ingrediente mineiro é indispensável no seu hambúrguer!  

Aproveita e dá uma conferida no nosso post sobre as  cervejas mineiras e escolha qual vai acompanhar essas delícias à mesa! 

Sobre o Autor

Luís Carneiro

Mineiro dos pés à cabeça. Marketólogo. Turismólogo em formação, que ama ver, ouvir e escrever sobre as belezuras desse Brasil.

Comentários

O que eu procuro em Minas?