Turismo em Minas Gerais | Brigadeiro de Doce de Leite

314
Foto por: Edyvan Fernando
Atualizado em: 16/09/2022

Gosto de Minas: Páscoa Mineira: Aprenda a fazer Brigadeiro de doce de Leite

 

Aprenda a receita do doce tipicamente brasileiro, mas que aqui ganha cara e sabor já característicos em Minas. Uma dica esperta para uma páscoa super mineira!

 

Simples, saboroso e de preparo rápido, o Brigadeiro tem uma baita presença onde quer que esteja, seja em comemorações, ou só como uma rápida sobremesa, esse doce é o queridinho de muitos! Mas e se a gente dissesse que ele pode ter uma cara bem mais Mineira? A receita de hoje é de um Brigadeiro de Doce de Leite que vai transformar a Páscoa numa festança mais gostosa e com a cara de Minas.

 

Um sabor diferente para adoçar a páscoa

 

As celebrações sempre estão acompanhadas de entes queridos e algo para beliscar. O que seria melhor em uma data comemorativa como a páscoa do que uma nova versão de um doce tão amado quanto o brigadeiro? Com uma nova pegada, a mistura do brigadeiro com o doce de leite traz  uma novidade ao paladar e ao coração de um jeitinho bem Mineiro.

 

Como surgiu?

 

O nome brigadeiro surgiu em 1945 como forma de arrecadar fundos para uma campanha eleitoral e levou o nome da patente do candidato. A receita inicialmente era um pouco diferente, levando manteiga, açúcar, ovos, leite e o ingrediente principal, o chocolate. Com o passar dos anos, a receita foi se alterando e se simplificando para se tornar o Brigadeiro que conhecemos hoje.

 

Doce tipicamente mineiro

 

Já o doce de leite, é com certeza uma das sobremesas preferidas dos Mineiros, seu sabor marcante e único adoça o paladar de muita gente, e o que seria melhor que brincar com uma receita tão gostosa e um ingrediente tão presente na mesa mineira?

Misturando dois queridinhos, o brigadeiro de doce de leite é uma alternativa para aproveitar a páscoa de um jeitinho diferente, substituindo o chocolate, o doce de leite que é uma das sobremesas prediletas do mineiro marca presença nessa receita.

 

Dica Esperta

 

Quem enviou a receita do dia foi o Edyvan, que já colaborou conosco no blog na receita do arroz de carreteiro , e para introduzir a receita do dia, olha a mensagem especial que ele nos enviou:

“Chegou a Páscoa e nada melhor do que abusar da criatividade e da mineiridade pra adoçar essa data tão especial. O brigadeiro é uma receita brasileiríssima e que nós mineiros não podemos deixar de mineirizar. Então bora aprender essa iguaria?”

Quem somos nós para discordar né? Bora pra receita:

 

Brigadeiro de doce de leite

 

 

Ingredientes

 

Uma lata de leite condensado semidesnatado.

2 colheres de sopa bem cheias do melhor doce de leite que você encontrar.

1 colher de chá de manteiga

Açúcar cristal para decorar.

 

Modo de fazer:

 

  1. Misture o leite condensado com o doce de leite e a manteiga numa panela e leve ao fogo médio, mexendo sempre sem parar.
  2. Após cinco minutinhos de fervura, você vai perceber que a massa do brigadeiro vai ficar mais espessa, aí é a hora de testar o ponto. Vire a panela de lado, se a massa do brigadeiro escorrer pro lado sem grudar no fundo, tá pronto!
  3. Desligue o fogo, mexe mais um pouquinho, e depois coloque numa vasilha de vidro.
  4. Cubra a massa com filme plástico em contato e deixe fora da geladeira por no mínimo três horas, pra esfriar bem e ficar com a textura que a gente quer.
  5. Feito isso, enrole seus brigadeiros, minha medida é a de uma colher de chá bem cheia (sem miséria), se quiser pesar, são 18 gramas.
  6. Depois de enrolados, passe no açúcar e pronto! Coloque na forminha e se delicie.

 

Dica do Chef: Ah, quer ir além? Pica um queijo Minas fresquinho em quadradinhos, abra a massa do brigadeiro na palma da mão e envolva o queijo com ela, depois passe no açúcar e coloque na forminha. Como diz a Concessa: "teno um queijo, mióra muito".

 

 

E aí, gostou da receita? Quer conhecer outro brigadeiro com toque mineiro? Aprenda a fazer o brigadeiro com azeite

Sobre o Autor

Gabriel Oliveira

Futuro Turismólogo. Agente cultural capacitado pela UFC. Estagiário pela SECULT-MG. Mineiro, amante de uma boa prosa. Viajo dentro de mim e dentro de Minas

Comentários

O que eu procuro em Minas?