Foto: Acervo Setur-MG / Gabriel Vallim

 

    Inicialmente chamada de Fazenda Riacho Fundo, a cidade surgiu no século XVIII, ao redor da de uma pequena capela construída no local. Santana do Riacho é dotada de vários sítios arqueológicos, que fazem parte da “Grande Região Arqueológica de Lagoa Santa” que comprovam a existência humana no local há mais de 10 mil anos.

 

     Alguns desses sítios encontram-se no Parque Nacional da Serra do Cipó, o principal atrativo do destino, que conta também com rios, cânions, paredões, cachoeiras, lagoas e expressiva fauna e flora. Nele, o turista pode praticar atividades de ecoturismo como hikking, canyoning; passeio de caiaque e barco, turismo equestre; trekking, ciclo turismo, caving e alpinismo. 

 

     Fora do Parque, encontram-se outros atrativos naturais como a Congonhas, as Cachoeiras do Lajeado e Paradise, as Grutas do Padre Borges, além do Sítio Arqueológico da Lapinha e o Pico do Breu. Dentre os atrativos culturais, estão a Igreja Nossa Senhora de Santana, a Escultura do Juquinha da Serra e o Caminho dos Escravos. Além disso, seus distritos Lapinha da Serra e Serra do Cipó são atrativos à parte, sendo indispensável conhecê-los quando estiver pela região da Serra do Cipó.

 

     Conheça os distritos de Santana do Riacho: Lapinha da Serra e Serra do Cipó.

Ver mais

O que eu procuro em Minas?