Turismo em Minas Gerais | Expedição Vale do Paraíso

Montanero Expedições

Rua Barbosa de Resende, 142 - Grajaú
(31) 99107-5305 (31) 99107-5305

Descrição

Inhames é um pequeno povoado de Santana do Pirapama/MG, situado à margem direita do rio Cipó, próximo à região da Lapinha, a 170 km de Belo Horizonte. Há mais de duzentos anos o local é utilizado como acesso para as tropas que cruzam regiões inóspitas da Serra do Espinhaço em direção à Congonhas do Norte e Conceição do Mato Dentro. O nosso destino é o Rancho Vale do Paraíso, propriedade particular no alto da serra onde não se tem acesso de carro e nem mesmo luz elétrica. Ficaremos hospedados em abrigos cuidadosamente construídos de pedra e cobertos de capim nativo, instalações simples que nos oferece todo o conforto pra quem busca a paz de locais que se perderam no tempo. Faremos atividades de trekking (bate e volta) que dão acesso a rios, piscinas naturais, cachoeiras e campos do cerrado no entorno do Rancho. É um roteiro indicado para os pais que desejam iniciar seus filhos em atividades outdoor, para grupos de amigos ou mesmo para os mais experientes que buscam um final de semana imerso a natureza sem abrir mão de uma clássica caminhada em montanha.

Saída: Diária

6 a 12 pessoas

Serviços disponibilizados

# 2 pernoites em acomodação coletiva # Alimentação integral durante a travessia (lanche de trilha, almojanta e café da manhã) # Tropa de mula cargueira para transporte da bagagem extra # Guias locais especializados # Quarto para banho no final da caminhada # Seguro contra Acidentes Pessoais # Rastreamento via satélite SPOTGen3

Duração: 3 dias

  • Dia 1

    Encontro às 9h no vilarejo do Inhames, no município de Santana do Pirapama, a 175km de Belo Horizonte. No local uma tropa de mulas cargueiras estará a nossa espera para levar toda a bagagem extra, sendo necessário apenas uma mochila de ataque para enfrentar a Serra do Inhames. A subida é curta, de apenas 2km, mas de forte inclinação. Do alto da serra avistaremos o Vale do Paraíso e mais 2km de descida suave nos leva até as instalações do Rancho, onde faremos uma pausa para um lanche reforçado. Próximo ao Rancho, a menos de 1km, está o um enorme poço de águas escuras, ideal para banho e para curtir o sol da tarde, antes de um delicioso almoço tardio a beira do fogão a lenha. Noite livre sempre acompanhada de uma boa prosa com nossos anfitriões que moram no rancho.
  • Dia 2

    O segundo dia são diferentes opções de trekking para conhecer as cachoeiras e piscinas naturais intocadas no Vale do Paraíso. Pra quem preferir um hiking mais curto, pode optar por uma trilha de 6km (ida e volta) para conhecer a Cachoeira Andorinhas com 70m de altura aproximadamente, chegando até o topo da queda com visual para as imensidões da Serra do Espinhaço. Já o grupo com mais disposição e experiência, uma jornada de 22km (ida e volta) até o enorme poço do Soberbo é um desafio que vale a pena. Apesar da longa distância o trajeto permanece no fundo do vale em planície com pouquíssimo desnível altimétrico. De volta da caminhada é só deitar nas redes para curtir o pôr do sol e esperar a noite escura para observação do céu e aquela refeição caseira a beira do fogão.
  • Dia 3

    Café da manhã sem pressa, atividades livres no gramado pra quem quiser meditar, alongar ou praticar yoga emolduradas pela montanha. Opção de conhecer a tropa de muares e dar uma volta em montaria. Bem próximo do Rancho passa trechos de remanso do rio onde podemos nadar ou flutuar com bóias de pneus e conhecer o encontro de águas termais. Depois do almoço e com as energias renovadas cruzamos a Serra de volta para o povoado de Inhames, onde teremos um local para trocar de roupa e tomar banho antes de pegar o transporte de volta para casa. Saída do vilarejo do Inhames prevista às 16h e chegada prevista até as 20h em BH.

Por onde você vai passar