Turismo em Minas Gerais | Expedição Pedra da Mina

Montanero Expedições

Rua Barbosa de Resende, 142 - Grajaú
(31) 99107-5305 (31) 99107-5305

Descrição

Situada no grande complexo da Serra Fina, a Pedra da Mina sustenta o título de 4° pico mais alto do país, com 2.798m de altitude. Sua ascensão em apenas um dia é bastante árdua, dificultada pelo terreno acidentado com desnível acumulado de aproximadamente 1.400m, escassez de água e muito frio, tornando-a um grande desafio até mesmo para os trekkers mais experientes. Localizada no coração da Serra da Mantiqueira, entre o Parque Nacional do Itatiaia e o maciço Marins-Itaguaré, sua conquista é datada em 1952 para fins de medição, mas somente no ano de 2000 que uma nova aferição com medidores mais precisos confirmou seu verdadeiro lugar entre as montanhas mais altas e expressivas do Brasil.

Saída: Diária

2 a 6 pessoas

Serviços disponibilizados

# 1 noite em Pousada c/ café da manhã # Transfer in-out montanha em veículo 4x4 # Alimentação integral na montanha (café, almoço e jantar quente) # Barracas duplas para pernoite # Tralhas de Cozinha # Guias Montanero # Equipamentos de segurança # Quarto em pousada para banho no final da expedição # Seguro contra Acidentes Pessoais # Rastreamento via satélite SPOTGen3

Duração: 3 dias

  • Dia 1

    Deslocamento da cidade de origem até a cidade de Itanhandu/MG. Transfer da rodoviária para pousada se necessário. Pernoite em acomodação coletiva. Jantar não incluso.
  • Dia 2

    Após café da manhã, transfer de aproximadamente 40 mim até a boca da trilha no Bairro do Paiolinho. O trekking começa na Fazenda Serra Fina na cota dos 1.400m por dentro da mata até alcançarmos mais altitude, onde a vegetação perde um pouco seu tamanho e começam os visuais do vale do Pico dos 3 Estados, Cupim de Boi e a crista que nos levará até a base da Pedra da Mina. O último trecho é feito por dentro de uma canaleta de pedra que nos leva para o ponto de acampamento no cume a tempo de curtir o surpreendente pôr do sol. Pernoite em Barraca e jantar.
  • Dia 3

    Antes de descer o 4° ponto mais alto do Brasil dá tempo de aproveitar as imediações da Pedra da Mina, curtindo a paisagem de 360 graus da qual se pode avistar a Serra do Mar e cumes mais próximos do litoral, longos trechos de formação da Mantiqueira, incluindo o Pico das Agulhas Negras e as Prateleiras, além de vales e grotões profundos em diferentes escalas, com destaque para o majestoso Vale do Ruah. Faremos a descida pelo mesmo caminho, mas a perspectiva é completamente diferente, assim como a dificuldade técnica para superar os obstáculos. Chegando de volta ao ponto de partida na Fazenda Serra Fina, iremos para a pousada para um banho antes do retorno.

Por onde você vai passar

Atrações que você vai visitar