Turismo em Minas Gerais | Vale do Matutu

Ajuru Táxi e Turismo

Antonio Goncalves, 149 - Centro
(35) 3344-1601 (35) 99944-1601

Descrição

Roteiro de cachoeiras com variações possíveis que o deixam mais leve ou mais pesado podendo ser adaptado ao tipo de público facilmente.
As caminhadas para as cachoeiras são curtas com distâncias variando entre 300m e 650m.
Alguns trechos demandam cuidado no entanto nada além do que é necessário em ambientes naturais.
Para almoço temos 3 opções entre típico mineiro, o vegetariano e o vegano, ambos excelentes. A escolha é do cliente e podemos dividir o grupo com facilidade caso optem por opções diferentes no mesmo grupo. Os rádios comunicadores viabilizam isso com maestria.

Saída: Diária

2 a 10 pessoas

Acessibilidade

auditiva

Serviços disponibilizados

Transporte 4x4, guia local e rádios comunicadores (imprescindíveis nesse roteiro)

Duração: 3 dias

  • Dia 1

    Saída da sede da Ajuru Táxi e Turismo às 9h No caminho passamos por dentro da cidade e mostramos vários pontos de interesse aos visitantes. Pegamos a estrada de terra e fazemos uma parada no estacionamento 4x4 da Cachoeira do Batuque. Dali, caminhamos uns 20 minutos até a cachoeira por um trecho de trilha na mata onde é recomendado ir de calça e tênis. Voltamos para o carro e seguimos para a Igreja de Nossa Senhora das Dores onde fazemos outra parada e onde temos uma conversa sobre o que nos rodeia. Partimos para a Cachoeira dos Macacos, e depois vamos para a Cachoeira das Fadas, casarão e podemos ir almoçar um pouco mais tarde. Após o almoço, caminhamos até o carro e retornamos para a sede da Ajuru Táxi e Turismo chegando por volta de 17h e encerrando o passeio.
  • Dia 2

    Saída da sede da Ajuru Táxi e Turismo às 9h Ainda na cidade, passamos por lojas que vendem frutas cristalizadas e comidinhas para trilha. Paramos apenas o suficiente para as compras que não duram mais que 30 minutos. Subimos para o Matutu direto com o objetivo de alcançar o topo do Morro do Pinhal que tem um visual belíssimo do Vale da Pedra do Papagaio. Vamos até o casarão do Matutu onde é possível usar os sanitários e também é onde deixamos o carro. Saímos dali e passamos pelo campinho de futebol onde a trilha tem início. A caminhada dura cerca de 2h na ida e 2h na volta com cerca de 1h no topo para lanche, fotos e apreciação. Na volta do pico, que acontece por volta das 15h direcionamos os clientes para os restaurantes, de acordo com a opção de cada um. Após o almoço, passamos no Sítio Cambará onde fazemos a visita à plantação de mirtilos, amoras e physalis, oferecemos uma degustação aos clientes e eles podem comprar produtos excelentes para levar para casa. Saindo das compras, retornamos para a cidade com chegada prevista para as 17h na sede da Ajuru Táxi e Turismo.
  • Dia 3

    Saída da sede da Ajuru Táxi e Turismo às 9h Saímos da cidade em direção ao Matutu e fazemos algumas paradas para foto ao longo do caminho. Passamos pelo Armazém da Terra para que as pessoas possam comprar algo para comer durante a trilha. Chegando ao Matutu, deixamos o carro no estacionamento, orientamos os clientes a utilizar os sanitários caso queiram, passamos as orientações sobre a trilha e partimos. A caminhada do casarão até a Cachoeira do Fundo leva cerca de 1:30h a 2h. isso por que passamos pela Cachoeira do Meio no caminho. Chegando à Cachoeira do Fundo que tem 130m de altura e escorre pelos paredões de pedra que a formam, temos a opção de duchas refrescantes na parte baixa. Não há poço para banho de imersão ali. durante a trilha, fazemos paradas estratégicas para fotos e para passar informações aos clientes. Saímos da cachoeira de volta para o casarão para pegar o carro. Passamos na Cachoeira das Fadas para que os clientes possam mergulhar e se refrescar. Seguimos para os restaurantes para almoçar. Retornamos para a cidade com chegada prevista para as 17h.

Por onde você vai passar