Turismo em Minas Gerais | Travessia Marins Itaguaré

Montanero Expedições

Rua Barbosa de Resende, 142 - Grajaú
(31) 99107-5305 (31) 99107-5305

Descrição

A clássica travessia de montanha que liga o Pico dos Marins (2.420m) ao Pico Itaguaré (2.308m) é uma das mais técnicas da Mantiqueira devido a dinâmica que exige dos montanhistas. Suas cristas são de pedras empilhadas, o que deixa claro várias fendas. Em alguns pontos é necessário tirar a mochila pra fazer um trepa pedra, passar por algum buraco ou descer pela corda depois do Marinsinho. O roteiro em 3 dias foi idealizado para viabilizar expedições de ataque sem carga aos dois cumes. No formato de expedição LEAVE NO TRACE, a proposta se torna ainda mais ousada. Planejada com grupos de tamanho reduzido e em caráter autossuficiente, cada participante deve estar apto a manejar e levar seus equipamentos e suprimentos para a permanência na montanha. Mas não se preocupe, todo o cardápio para uma alimentação funcional, logística operacional e tomada de decisão durante a travessia continua sendo um serviço diferenciado oferecido pela nossa equipe de guias locais.

Saída: Diária

2 a 2 pessoas

Serviços disponibilizados

# 1 noite em Pousada c/ café da manhã # Transfer in-out montanha em veículo 4x4 # Alimentação integral na montanha* # Barracas duplas para pernoite # Tralhas de Cozinha # Guias Montanero # Equipamentos de segurança # Quarto em pousada para banho no final da expedição # Seguro contra Acidentes Pessoais # Rastreamento via satélite SPOTGen3 * café, almoço e jantar quente

Duração: 4 dias

  • Dia 1

    Deslocamento da cidade de origem até a cidade de Itanhandu/MG. Transfer da rodoviária para pousada se necessário. Pernoite em acomodação coletiva. Jantar não incluso.
  • Dia 2

    Após café da manhã, transfer de aproximadamente 1h30mim até o inicio da trilha. Faremos a subida do Pico dos Marins (2.420m) pela rota tradicional, passando pelo morro do careca e ingressando nas rampas de pedra da montanha. Neste mesmo dia faremos o ataque ao cume e passaremos a noite no campo mais alto se as condições climáticas favorecerem. Com acesso próximo a Via Dutra no Vale do Paraíba, o Pico dos Marins sempre foi uma montanha muito visitada pelos grupos excursionistas, uma conquista clássica da Serra da Mantiqueira. Pernoite em barracas e jantar.
  • Dia 3

    Dia de grande desafio, transpor toda crista que faz a ligação com o gigante Itaguaré. A caminhada é lindíssima pois permanecemos o tempo todo em cima da aresta da montanha, de um lado o estado de SP, do outro o mar de morros de Minas Gerais. A montanha se mostra à beira de seus paredões de rocha, com visuais incríveis e passagens técnicas com bastante exposição por diversos momentos. A trilha é literalmente uma escalaminhada que exige bastante desenvoltura por todo dia. Alguns buracos ficam tampados pela vegetação, então é necessário o máximo de cautela em alguns pontos determinados pelo guia. Passaremos a noite no campo base do Itaguaré. Pernoite em barracas e jantar quente!
  • Dia 4

    Após café da manhã iniciaremos a expedição de ataque ao cume do Itaguaré. Apesar da curta distância entre o acampamento base e o cume, enfrentaremos fortes subidas com inclinações de até 50%. Após a conquista do cume é hora de iniciar a baixada da montanha. No primeiro trecho de descida caminharemos por cima do lajeado de pedra da base do Itaguaré até perdermos altitude por dentro da mata e chegarmos ao final da travessia. Transfer de volta para pousada, passando pela cidade de Passa Quatro e banho antes.

Por onde você vai passar

Atrações que você vai visitar