Turismo em Minas Gerais | Expedição Pico Santo Agostinho

Montanero Expedições

Rua Barbosa de Resende, 142 - Grajaú
(31) 99107-5305 (31) 99107-5305

Descrição

O Parque Estadual da Serra do Papagaio – PESP foi criado em área contínua ao Parque Nacional do Itatiaia e juntos protegem um dos maiores fragmentos de vegetação nativa da Mantiqueira. Dessa vez a proposta da expedição é cruzar o ponto mais alto do parque, o Pico Santo Agostinho, localizado na Serra do Garrafão, com 2.359 metros de altitude. A novidade está na subida pela face leste do cume, passando por antigos caminhos escondidos pela densa floresta que protege rios e nascentes tributários do Rio Verde. O trekking continua em ascensão e a mata dá lugar aos campos de altitude, até alcançar o ponto culminante do Parque, de onde se tem uma visão de 360º da região, sendo possível contemplar o maciço do Itatiaia, a Serra Fina (Pedra da Mina e Pico dos Três Estados), a Mitra do Bispo, a Careta, o Papagaio, entre outras serras que compõem a magnitude do Complexo da Mantiqueira. Trekking, cume, contemplação, culinária local e lendas que contam as origens que dão nome à Serra do Garrafão fazem parte dessa jornada nada convencional.

Saída: Diária

4 a 12 pessoas

Serviços disponibilizados

# 1 noite em Pousada c/ café da manhã em acomodação coletiva # 1 noite em acampamento # Transfer in-out montanha # Alimentação integral (café da manhã, lanche de trilha e jantar quente) # Guias Montanero # Carregadores para estrutura de uso coletivo # Quarto em pousada para banho no final do trekking # Seguro contra acidentes pessoais

Duração: 3 dias

  • Dia 1

    Deslocamento da cidade de origem para Itanhandu/MG. Transfer da rodoviária para pousada se necessário. Briefing sobre a expedição e checagem dos equipamentos . Pernoite em quartos coletivos. Jantar não incluso.
  • Dia 2

    Após café da manhã, transfer de 50mim sentido Itamonte até a antiga Usina dos Bragas. O trekking começa em mata fechada, protegida do sol , um single-track de 4km até chegarmos na faixa de transição para os campos de altitude na cota dos 2 .000 mts. A partir deste ponto a subida é constante mas de inclinação média suave e aos poucos a paisagem ganha amplitude e os ambientes campestres dos topos de montanha se revelam em grandes dimensões diante da nossa pequena escala humana. Antes de conquistar o cume da travessia, faremos uma parada para almoço reabastecidos de água pura direta da nascente. E quando a trilha alcança a borda escarpada de um grande maciço rochoso, é sinal que chegamos ao Pico do Santo Agostinho. Momento pra curtir um fantasioso pôr do sol, jantar preparado pelos nosso guias cheff e curtir o pernoite em barracas posicionadas em um mirante natural.
  • Dia 3

    No dia seguinte um café da manhã sem pressa, no ritmo do sol que vai colorindo o céu e revelando a silhueta das terras altas da Mantiqueira . Em seguida faremos caminhadas contemplativas no topo da serra com uma visão privilegiada de 360º da região, especialmente da Serra Fina e dos afloramentos rochosos do Itatiaia . O caminho de volta são apenas 4km de descida até a base oposta da montanha, onde se encontram imensos altiplanos alagados a quase 2000 metros de altitude, um cenário bastante peculiar da Serra da Mantiqueira, mais conhecida como Serra do Garrafão. Um carro estará nos aguardando para retornar à Itanhandu. No caminho de volta faremos uma parada para comprar os melhores queijos da região, mel, cachaça, doces e outros produtos artesanais da Mantiqueira . Almoço opcional.

Por onde você vai passar