Turismo em Minas Gerais | Canjicão

1.077
Foto por: Suzi Chaves
Atualizado em: 25/06/2021

Gosto de Minas: Canjicão 

Confira a receita do canjicão, uma comida típica das festividades juninas que também é ideal para aquecer nos dias frios.

As festas juninas representam a cultura popular brasileira de diversas formas, seja na música, nas celebrações religiosas, no resgate de antigos costumes ou nas deliciosas comidas de festa junina.  

Por aqui, essas tradições são levadas a sério, e no São João não seria diferente. Nossa cozinha é uma das mais representativas da época, e nossos itens ajudam a preparar pratos deliciosos como é o caso da receita do dia, um delicioso canjicão

Diversos nomes, um sabor inconfundível 

Mingaumungunzácanjica docecanjicão, não importa por como você conheça, o fato é que todo mundo é apaixonado por essa delícia.  

As variações de nome são presentes devido às diferenças culturais entre os estados brasileiros, e por aqui é mais comum chamarmos essa comida junina de canjica, ou canjicão mesmo.  

Qual o nome que essa delícia leva aí na sua região?  

Ingrediente conhecido 

O canjicão tem como ingrediente principal um dos mais famosos itens da cozinha mineira: o milho, que dessa vez é preparado cozido e ‘temperado’ de forma doce, com variações que podem levar cococreme de leiteamendoim ou até mesmo, leite adoçado.  

Além de muito conhecido, o milho é um dos mais versáteis itens da cozinha mineira, servindo de base para bolos e broas canjiquinha, doces, pipoca e várias outras delícias que são a cara das festas juninas.  

Para trazer a receita de um delicioso canjicão, convidamos a Suzi Chaves, e a dica do dia é arrumar uma decoração bem bonita e aproveitar também outras receitas juninas que já deixamos por aqui.  

Então prepara a camisa xadrez, anota os ingredientes e o bom forró e capricha no canjicão:  

Canjicão  

Ingredientes  

500g Milho para canjica branca ou amarela  

1a 1,5l de leite  

1 xícara de amendoim 

1 xícara de açúcar  

1 xícara de coco ralado  

1 caixa de leite condensado  

pau de canela - 2 a 3  

noz moscada -  umas 3 raladas  

1 colher de chá de sal  

Modo de fazer: 

  1. Deixe a canjica de molho de um dia para o outro (ou no mínimo 8 horas) para facilitar o cozimento e também  eliminar o fitato presente no grão (aquela substância presente na maioria dos grãos e que dá gases)  

  1. No dia seguinte, lave a canjica, escorra e aí sim, coloque uma água novinha a um palmo acima do nível da canjica na panela de pressão. Após pegar pressão, 8 minutos já são suficientes. Se você gostar dela mais molinha, deixe 10 minutos.(Para sua segurança, aguarde a pressão sair sozinha da panela.)  

  1. Escorra a canjica. 

  1. E agora vamos temperar. Essa parte não tem segredo:  Coloque tudo na panela e espere ferver. Claro que os ingredientes você pode  escolher colocar ou não de acordo com sua preferência. Só não se esqueça daquela pitadinha de sal para realçar o sabor. Misturar sal no doce é o truque desta receita. Bom apetite! 

E aí, gostou da receita? Incremente a sua festança com as nossas dicas de Bebidas Juninas

Sobre o Autor

Luís Carneiro

Mineiro dos pés à cabeça. Marketólogo. Turismólogo em formação, que ama ver, ouvir e escrever sobre as belezuras desse Brasil.

Comentários

O que eu procuro em Minas?