Turismo em Minas Gerais | Biscoito de Nata

5.014
Foto por: Suzi Chaves
Atualizado em: 15/09/2022

Gosto de Minas: Receitas de Família-Biscoito de Nata 

Confira aqui as dicas para preparar a rosquinha de nata: uma das quitandas que não faltam na mesa de café de um bom mineiro. 

Existem infinitas receitas que são a cara da cozinha mineira frango com quiabofeijão tropeiro torresmo , e para cada uma delas uma ocasião especial. E com as nossas quitandasnão seria diferente. 

A gente já falou por aqui, que as quitandas são o acompanhamento perfeito para um bom café. E a receita de hoje reforça essa tese, um saboroso Biscoito de Nata.  

Tradição e Sabor  

A história de Minas e da cozinha mineira se complementam, ora nossos itens influenciando em acordos e momentos históricos, e ora o contexto histórico determinando a forma que consumimos os sabores das Gerais.  

leite é um desses itens cuja importância esteve presente na história, principalmente pela república café com leite, que representou um acordo político com o estado de São Paulo. E, ainda hoje, tem a sua importância reconhecida, principalmente por sermos o estado que mais produz no Brasil

Também não dá pra esquecer dos nossos maravilhosos derivados, quem aqui não ama um bom queijo, não é mesmo?  

Receita de Família 

A receita do dia é com um item gerado a partir do leite, a nata, que é a camada de gordura extraída principalmente do leite fresco, retirado da vaca pelos produtores rurais

Suzi Chaves, que já compartilhou por aqui a deliciosa receita do canjicão, hoje compartilha com a gente o delicioso biscoito de nata, que é inspirado na receita que a sua mãe fazia, retirada de um caderno de receita daqueles bem mineiros, sabe?  

Além de super simples e saboroso, o biscoito é uma celebração à nossa mineiridade e as receitas que passam entre as gerações.  

Tá esperando o que para anotar os ingredientes e colocar a mão na massa? Com certeza vai ser um sucesso! 

Biscoito de Nata 

Ingredientes 

3 ovos 

1 xícara de açúcar (240ml) 

1 xícara de nata (240ml) 

1 colher (sopa) de manteiga 

1 colher (sopa) de fermento para bolo 

1 colher (chá) de sal 

Farinha de trigo (sem fermento) até dar ponto de enrolar. 

Modo de fazer 

Misture tudo, enrole (como quiser) e coloque para assar por 20 minutos em forno pré aquecido a 180º. Lembre-se de untar o tabuleiro! 

Dica da Chef: A nata que usei aqui foi retirada do leite porque temos acesso a leite direto do produtor. Mas dá super certo com a nata do supermercado também. 

Gostou da receita? Aprenda aqui outras duas deliciosas quitandas, feitas pelas Mestras de Igarapé 

Sobre o Autor

Luís Carneiro

Mineiro dos pés à cabeça. Marketólogo. Turismólogo em formação, que ama ver, ouvir e escrever sobre as belezuras desse Brasil.

Comentários

O que eu procuro em Minas?