Turismo em Minas Gerais | Rosca Caseira

4.758
Foto por: Leila Melhado de Getty Images via Canva pro
Atualizado em: 15/09/2022

Gosto de Minas- Receitas de família: Rosca Caseira 

Acompanhamento perfeito pro café, as roscas caseiras são uma delícia, aprenda essa receita.  

Algumas das receitas da cozinha mineira resistem ao tempo porque são passadas entre as gerações e porque representam memórias afetivas irretocáveis. Sejam quitandas broas, receitas de almoço ou até mesmo tira-gostos, a tradição é um dos elementos mais presentes nas nossas delícias.  

A receita do dia é uma dessas receitas de família que vem passando, resistindo se transformando e  cada vez mais conquistando o paladar de quem a experimenta: A rosca caseira.  

E um spoiler do que você vai ler a seguir é que, após escrever sobre tantas receitas de família, resolvi trazer hoje uma receita da minha família, por aqui, as roscas estão presentes há mais de 50 anos e garantem cafés saborosos e momentos inesquecíveis, mas antes de chegar nesse ponto, vou contar um pouco da história dessa delícia.  

Origem Histórica 

Por aqui, as roscas são feitas desde o século 19, porém se tornaram populares na época da visita do imperador Dom Pedro II às regiões da serra do Caraça e Piedade .  

Na visita a Serra da Piedade, D. Tereza Cristina se encantou pela receita de uma quitanda que era feita nas fazendas da região, na época (e até hoje) as roscas ali eram feitas com doce de leite e arrematadas com uma cobertura saborosa feita de creme de manteiga, imagine que delícia?  

Apesar das diferenças entre os modos de preparo nas diversas regiões do estado, a rosca é, assim como o  biscoito de nata, uma receita unânime.  

Receita de Família 

No alto dos meus 28 anos, arrisco dizer que essa é uma das minhas receitas preferidas dentre as que são tradição na minha família, minha mãe aprendeu com a minha avó, que aprendeu com a minha bisavó  que tinha um caderno de receita e o resto é história.  

Uma tradição muito específica que me relembra da infância é assistir a minha mãe preparar a receita no sábado por volta das 13 horas, colocar para crescer, depois assar e tirar do forno no exato momento em que as minhas tias e primas chegavam em casa para tomarmos café.  

Todos juntos, tomando um cafézinho, saboreando a rosca ainda morna e aproveitando o tempo juntos.  

A cozinha mineira, dentre tantas coisas, é afeto à memória e essas receitas de família são sem sombra de dúvida a maior prova disso.  

Eu não sei vocês, mas eu já to aqui com água na boca para compartilhar a receita. Quero ver quem vai fazer, marcar a gente nas redes sociais! Olha a responsabilidade, hein?  

Rosca Caseira 

Ingredientes:  

Para a massa: 

 1 quilograma de farinha de trigo tipo 1 

 250 mililitros de leite morno 

 250 mililitros de água morna 

 250 gramas de açúcar 

 200 gramas de margarina amolecida 

 10 gramas de fermento biológico seco (1 sachê) 

 4 ovos 

Para a cobertura: 

 1 copo americano de leite 

 4 colheres de sopa de açúcar  

 coco ralado a gosto 

Modo de Preparo 

1. Dissolva o fermento no leite e deixe por 1-2 minutos, para ativar o fermento. Coloque essa mistura numa cumbuca junto com a água, os ovos, o açúcar e a margarina e bata para misturar bem e obter um creme homogêneo. 

2. Em seguida coloque a farinha pouco a pouco enquanto mexe. Bata muito bem até incorporar totalmente a farinha e obter uma massa lisinha que desgruda da vasilha. Nesse momento modele em forma de bola, cubra com um pano de prato umedecido e deixe repousar por 1 hora ou até dobrar de tamanho. 

3. Pegue a massa, sove um pouco para retirar o excesso de ar e divida em três ou seis rolinhos. Com eles modele como achar melhor, geralmente fazemos com uma ou duas tranças, mas pode se fazer porções menores também. Coloque em uma forma untada e enfarinhada. Deixe repousar por mais 30 minutos. Ligue o forno a 200ºC. 

4. Coloque a massa para assar no forno a 200ºC durante 20-30 minutos ou até ficar douradinha. Enquanto isso prepare a cobertura simplesmente misturando o açúcar com o leite. 

5. Retire a rosca do forno e pincele com a cobertura . Polvilhe coco ralado a gosto e devolva a rosca ao forno por mais 5-10 minutos a 200ºC, para secar um pouco a calda da cobertura. 

E aí, gostou da receita? Confira aqui mais uma receita que passa entre as gerações de uma família de Ibitipoca, o famoso pão de canela da Beth.

Sobre o Autor

Luís Carneiro

Mineiro dos pés à cabeça. Marketólogo. Turismólogo em formação, que ama ver, ouvir e escrever sobre as belezuras desse Brasil.

Comentários

O que eu procuro em Minas?