Turismo em Minas Gerais | Novela Gravada em Minas Gerais

633
Foto por: Breno Oliveira / Sérgio R. Espada
Atualizado em: 16/09/2022

Cara e coragem: conheça os cenários mineiros onde foi gravada a nova novela das 7

A nova novela da Globo tem cenas gravadas no Vale do Peruaçu e em Lapinha da Serra, em terras mineiras, e nós te contamos tudo sobre esses lugares!


 

“Cara e Coragem” é a nova novela das 7,que  estreia segunda-feira, 30 de maio, protagonizada por Paolla Oliveira, Marcelo Serrado, Taís Araújo, Paulo Lessa e outros grandes nomes. A autora Claudia Souto sempre foi fascinada por dublês e sempre teve vontade de fazer uma novela sobre o tema.

Durante a coletiva de imprensa da novela, Claudia disse que "É uma profissão fascinante, porque são pessoas que estão diante da câmera, se arriscando com uma coragem absurda, e são completamente anônimos."

Ficou bem claro que o que não vai faltar em “Cara e Coragem” é muita aventura, ação e muita adrenalina!!! E por isso lugares mais que especiais, que ficam aqui em Minas Gerais, foram os escolhidos para as gravações. 

 

Vem conferir com a gente e planejar a sua aventura por nosso território:

 

Parque Nacional Cavernas do Peruaçu

 

Foto: Turistas em meios as grutas do Peruaçu.

 

O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu fica no Norte de Minas, pertinho do Rio São Francisco e das cidades de Januária, São João das Missões e Itacarambi, a 662 km de Belo Horizonte. 

O parque possui em seus 56.400 hectares, trilhas, mirantes e sítios arqueológicos com pinturas rupestres e cavernas que parecem terem sido tiradas das telas dos cinemas, ou melhor, das cenas de “Cara e Coragem".


 

Foto: Gruta do Janelão e sua grandiosidade.

 

Qualquer pessoa que pisa nas terras do Peruaçu sente a emoção que o lugar e suas infinitas raridades transmitem,  afinal o local é como um Indiana Jones brasileiro. E agora vamos te mostrar um pouquinho de tudo isso:

A Gruta do Janelão é uma das mais famosas e para chegar até ela é preciso fazer a Trilha da Gruta do Janelão. Chegando lá você verá pinturas feitas pelo homem pré-histórico no Sítio Ateliê Janelão, claraboias naturais com diversas formas, espeleotemas e muitas praias de areia e água doce!

 

De lá você pode chegar ao Buraco do Macaco, onde está a maior estalactite do mundo, com 28 m, a nomeada Perna de Bailarina e também se maravilhar com as pérolas de cavernas espalhadas pelo chão

Além dessas paradas, ainda tem o Caminho da Lapa Bonita, que encanta com o Salão Vermelho e a Lapa do Índio com o indispensável ponto de apreciação, o Mirante do Índio

 

Foto: Claraboia no formato de um coração.


 

E não para por aí, o Peruaçu é cheio de segredos, entre eles a Lapa dos Desenhos com mais pinturas e uma trilha que margeia o Rio Peruaçu em meio a mata mista de três biomas: Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica

E também a Lapa do Caboclo com uma imensa parede cheia de pinturas do estilo caboclo, a Lapa do Rezar com mais história através das pinturas rupestres e o magnífico cânion do Rio Peruaçu e a Lapa do Carlúcio, um ponto de observação de toda beleza natural.


 

Foto: Turista admirando as pinturas rupestres do estilo caboclo.

 

Aqui no Blog Daqui de Minas também temos um Guia Completo sobre o parque, com distâncias das principais capitais brasileiras, aeroporto mais próximo e muitas dicas e informações de como realizar os passeios pelo Peruaçu. Você não pode deixar de ler!


 

Lapinha da Serra

Lapinha da Serra é um vilarejo de 300 habitantes, que pertence ao município de Santana do Riacho e fica a 150 km de Belo Horizonte e 60 km da Serra do Cipó. Visitar Lapinha da Serra é tirar um tempo para relaxar em meio a natureza, a cachoeiras, lagos, rios, picos, sítios arqueológicos e se apaixonar pela cultura local e pela comunidade que vive do turismo e da agricultura de subsistência. 


 

Foto: Turista junto as belezas de Lapinha da Serra.

 

Preparamos uma lista das paradas indispensáveis em Lapinha da Serra:

 

A Cachoeira do Bicame é formada pelo Rio de Pedras, que deixa a paisagem totalmente única, e para chegar até ela é preciso fazer uma trilha de 9 km.

A Cachoeira do Lajeado é outra opção para os fãs de um delicioso banho de rio, ela forma um poço de águas vermelhas  e para chegar até lá é necessário fazer uma trilha de 6 km. A cachoeira deságua sobre um paredão rochoso espetacular que faz a vista ficar ainda mais especial.


 

Foto: Turista aproveitando a Cachoeira do Lajeado com sua bela formação rochosa.

 

O Poço Boqueirão e Poço Soberbo são duas formações naturais com 20 e 18 m de profundidade, especiais para quem gosta de mergulhos e muito nado! O acesso também é feio por meio de trilhas que são recompensadas pela graça do local. O Poço do Soberbo fica ainda mais interessante ao descobrir suas lendas e mistérios!

Pico da Lapinha e Pico do Breu tem 1.686 e 1.687 m de altura, com diferença de apenas 1 m, esses são os dois pontos mais altos da região. Os trajetos para chegar até os picos são trilhas de ladeiras pedregosas, mas é possível fazer paradas. No Pico do Breu há um sítio arqueológico com diversos vestígios da pré-história e em ambos a paisagem criada da Lapinha é emocionante!


 

Foto: Turistas no Pico da Lapinha com a incrível paisagem de toda a Lapinha.

 

Confira também as festividades tradicionais, como as festas juninas e os batuques!

 

Algumas cenas também foram gravadas em Lagoa Santa que tem importantes pontos históricos de Minas Gerais! Não deixe de conferir!

 

Deu para perceber que não são só os dublês que se aventuram por dias muito radicais né?! Minas está de braços abertos esperando todos os amantes da natureza e esportes, com muita história envolvida!!!

Aproveite para conhecer 15 Dicas para assistir Minas em casa.

 

Sobre o Autor

Lara Calazans

Turismóloga em formação e servidora da SECULT. Amante da mineiridade, do Vale do Jequi e de um bom café com queijo.

Comentários

O que eu procuro em Minas?